terça-feira, 30 de setembro de 2008

INSEGURANÇA: O NÃO PERDER QUE SEMPRE PERDE


A insegurança é uma das coisas mais terríveis que acontece ao ser humano. É ela quem faz com que você perda tudo, alegando que você não ta perdendo nada. Daí a expressão popular: “Quem não arrisca não petisca”
Edson Carmo

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A TRAGÉDIA PODE SE TRANSFORMAR EM UM LINDO MOSAICO


Sobre nossas vidas vêm tragédias que não podemos evitar, as quais nos deixam em cacos. Mas isso não é o fim, quando vemos nelas o recomeço.

Você sabe o que é um mosaico?
Mosaicos são peças de arte feitas com cacos, e ainda assim, são lindas obras de arte.

Assim, aconteça o que acontecer, a vida deve ser vivida sempre com arte. Reflita, cacos em si nada significam. Não tem valor. Não têm beleza... São apenas cacos. Mas trabalhados, juntos, podem compor uma grande beleza.

A vida em muito parece com um mosaico. O mosaico é como um quebra-cabeça não definido, e por isso, o artista pode juntar os pedaços de acordo com o seu desejo – o desejo do seu coração! Os mosaicos podem ser bonitos ou feios, tudo depende da habilidade e do desejo do coração do artista. Uma alma vencida pelo mau, faz mosaicos feios, mas uma alma rendida ao amor faz mosaicos lindos. Quem tem vingança a realizar, faz no mosaico a “paisagem do inferno”. Quem não tem esperança, retrata no mosaico uma paisagem de seca e escassez.

Cada vida é um mosaico, cada pessoa tem um jeito de juntar os cacos e fazer sua vida.

Edson Carmo

VOCÊ É O ARQUITETO.


Se os nossos pensamentos forem bons, então estaremos criando os nossos próprios benefícios. Essa é a alma de todas as verdades: aquilo que o homem semear, certamente colherá. Quem planta o bem, colhe o bem. Quem planta o mau, colhe o mau. Onde já se viu plantar uva e colher maçã?!

Olhe em seu redor e veja os resultados da imaginação humana. Da imaginação bondosa, veio o bem. Da imaginação perversa, veio o mal. A mente humana é como um arquiteto que através de sua imaginação projeta e coloca no papel aquilo que se tornará uma edificação. Ele cria no seu pensamento imagens que posteriormente serão a realidade.

Lembre-se: Nossos pensamentos não são simplesmente imaginações, mas o feto da nossa realidade. Pense no que você vai trazer a luz!

Edson Carmo

domingo, 28 de setembro de 2008

SABER AMAR!


Saber amar não é conhecer o Cama Sutra. O Cama Sutra não fála de amor, mas de sexo e de muitas “posições”. Saber amar não é saber fazer uma bela prisão para o parceiro. E mesmo que se prenda o corpo, a alma continuará em liberdade para sentir e pensar no que quiser. No relacionamento de amor não há “coleira”. “Coleira” é o instrumento dos inseguros, os que pensam que é possível prender uma pessoa com qualquer laço que não seja feito do amor fiel. Saber amar é saber se dar ao outro sem proibir a sua liberdade. Ora, uma pessoa amada será mais “presa” ao seu amante ou a sua amante quanto mais seja por ele ou por ela amado ou amada. Pensar diferente é trocar a realidade pela fantasia. Então, ame sem medo! E lembre-se: entre um homem e sua mulher (ou vice-versa), tudo o que não degrada o outro é bom. O que não é bom é lixo, e deve ser lançado fora do relacionamento.

Edson Carmo

PESSOA CONTAGIA PESSOA


Sempre que você se relaciona com uma pessoa, algo acontece – uma transferência, um contágio... e é um grande erro pensar que a transferência limita-se apenas ao corpo físico. Não, não é só no corpo físico que uma pessoa pode contagiar outra, não é só uma doença física que pode ser passada. O espírito também transfere idéias, sentimentos... e comportamentos adoecidos. Ora, o chato pode converter o simpático em chato. O violento pode convencer o manso a ser violento – é claro que o contrario é verdadeiro e salutar. Portanto é preciso compreender que ninguém se une a ninguém sem que aja uma transferência, um contágio para o bem ou para o mal. Uniões têm o poder de mudar exteriores e interiores, tem o poder de alterar almas, atingir o espírito. O espírito é o nosso ser mais profundo, por isso é preciso entender que o contágio mais preocupante é o espiritual, porque o espírito é a nossa raiz de vida e quase tudo que fazemos parte dele (...).

Lembre-se: Se você arrancar um galho de uma árvore, pouca coisa acontecerá a ela. Mas, se você envenenar a sua raiz, ela irá definhar até a morte.


Edson Carmo

sábado, 27 de setembro de 2008

A VAIDADE DA HUMANIDADE


A Terra tornou-se escrava da vaidade humana. A Terra por si só jamais saberia o que é a vaidade. Se os seres humanos não estivessem aqui, os passarinhos poderiam dançar; abrir suas penas coloridas e cantar com graça, e isso não seria mais que um atrair biologicamente a sua fêmea para o acasalamento. Se os seres humanos não estivessem aqui, mesmo que o arco-íres exibisse suas cores exuberantes, isso não seria mais que um pós núncio de chuva. Quando o vulcão arrota suas lavas. Quando as cachoeiras gravitam suas águas..., nada disso é vaidade. E ao contrario do ser humano vaidoso, a natureza jamais acabaria com a Terra! A natureza não sabe morrer; pois, ela é vida, vida em processo, vida em fluxo. Mas os seres humanos fazem da Terra um lugar de fluxo de morte. Aqui na terra somos nós os únicos alienígenas, e por sermos assim, quebramos o ciclo natural das coisas. Divorciamo-nos da comunhão natural das coisas. Somos nós os que invadem o santuário e profana a criação. Sim, somos nós que pegamos mais do que precisamos, somos nós que estocamos o que não vamos comer. Somos nós que só ficamos seguros quando temos mais que o necessário. Somos nós que só encontramos na Terra o atributo da serventia, e jugamos que toda a natureza é suficiente para nos satisfazer e pagar nossa vaidade.

Edson Carmo

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O AMOR É ALGO INEXPLICÁVEL


O amor não é para ser explicado e sim experimentado, vivenciado. Você pode ver o amor, mas não pode desenhá-lo. Você pode ouvir o amor, mas não pode interpretá-lo. Você pode senti-lo, mas não tens como explica-lo. Veja! As pessoas amam música sem ao menos saber da escala musical! E pra que saber da escala musical?

O amor é algo inexplicável, ele faz discursos silenciosos; faz surdos ouvirem aquilo que nem o guarda na noite solitária escuta. O amor faz coxos andarem até chegarem onde atletas caem de exaustão. Tudo é possível ao que ama, e todas as coisas belas que existem dentro e fora de nós dependem do amor com que as olhamos. É assim que as coisas vêem a ser belas para nós: quando as olhamos com amor.

Não se feche para o amor. Se você se fechar, todas as possibilidades da alegria e da felicidade desaparecerão ou estarão perdidas. Abra-se para o amor, porque se você se abrir, então toda a beleza começará desabrochar para você, e em você.

São os olhos do amor o que faz com que as coisas belas existam em nós e fora de nós; seja vida, seja a morte; sejam as coisas do presente ou as do porvir.

Lembre-se! O universo depende de nossa percepção de amor para se tornar alguma coisa que nos faça bem. Se nossos olhos forem bons, todas as coisas serão luminosas, e todo o nosso ser será luminoso. Se nos nossos olhos existirem amor, que mundos melhores criaremos para nós mesmos e também para os outros...

Edson Carmo

AO MEU AMIGO THIAGO GADELHA


Ontem fui libertado de uma agonia, por tua amizade...


A amizade é um dos mais belos atributos da alma humana, ela é um florescimento do amor. A amizade não é um fenômeno ocasionado por um grau de parentesco - não se tem por herança genética -, nem surge ao sermos apresentados a alguém numa festa ou em qualquer outro lugar. A amizade é do coração, uma canção do coração, do mais puro coração e se você encontra-la, terá encontrado um raro e precioso tesouro.


Obrigado meu amigo, por sua amizade!

Edson Carmo

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

SOBRE O ORDINÁRIO E O EXTRAORDINÁRIO



Através do corpo conhecemos o prazer. Através da mente conhecemos a felicidade. Mas é através do coração que conhecemos a Alegria, a beatitude da vida.


A alegria não é um produto de uma nação, nem mesmo de uma religião; ela não é uma mercadoria que se possa comprar com dinheiro. A alegria não é brasileira, nem americana, nem oriental, nem ocidental... a alegria é Deus, ela vem de Deus, e Deus é amor, Verdade, e Vida.

Lembre-se: As coisas dos homens são ordinárias, as de Deus Extraordinárias, porque o homem é mundano e Deus é divino. As coisas mundanas não podem proporcionar Verdadeira Vida. Elas podem dar status, conforto e até segurança. Mas não podem proporcionar Alegria.

Os bens materiais são criações humanas e nós podemos viver sem eles. Mas quem pode viver sem o ar, sem a água, sem o alimento...?

Edson Carmo

terça-feira, 23 de setembro de 2008

VOCÊ É UMA POTENCIALIDADE



A semente não sabe do seu verde, do seu caule, dos seus ramos, das suas folhas, das suas flores, dos seus frutos, do seu aroma... E você é como uma semente. Dentro de você está o amor, a alegria, a paz o gozo... Talvez você ainda não tenha experimentado estas coisas, mas elas estão aí, dentro de você. Então, lance-se no solo de Deus, deixe com que a casca da semente se rompa, só então, coisas grandes, maravilhosas sairão de você. Com isso, haverá um lindo e grande jardim, porque seus frutos produzirão muitas outras sementes e...
Edson Carmo

AGRADECIMENTO!



Ontem não fiz, desfiz 37 anos da minha vida, porque eles não existirão mais – eu já os gastei, já os viví. Agora não sei quantos anos tenho, mas vou aproveitá-los compartilhando-os com todos vocês.
Obrigado pelas manifestações de carinho e afeto.
Edson Carmo

domingo, 21 de setembro de 2008

MUDANÇAS DE VOLORES FEMININOS


Existe no coração de toda mulher o desejo intrínseco de amar e ser amada por um homem só. No livro de gênesis está escrito: “O teu desejo será para o teu marido”. É algo que está escrito na alma feminina. Até na alma da prostituta da esquina, lá no fundo todas gostariam de ser de um homem só, e gostariam que apenas um homem se deitasse sobre elas, e que apenas um fosse o amigo e pai de seus filhos. Vejo meninas com carinhas de santinhas, namorando um cara legal, para fins de consumo social, mas do lado de fora deste relacionamento têm casos sexuais com o patrão, os colegas de trabalho e outros. Enquanto o cara legal é o menino que anda de “mãos dadas” com ela. Lamentavelmente são os caras legais que estão pagando o preço do que não fizeram ou não fazem individualmente. Tenho dito que os homens estão tendo agora de volta o tipo de mulher que antes eles pegavam na surdina, como mulher fácil, enquanto eles casavam com alguma santinha para cuidar da casa. Sim, agora, os papéis se tornaram equivalentes, e as mulheres que antes foram usadas, agora usam, e as que antes queriam ser santinhas para casar, agora, muitas vezes, assim procedem apenas para ter um maridão em casa. Esta é a geração da suruba! Para mim isso é sinal de que o amor está entrando em eclipse, se apagando das almas, e o que prevalece é a lei da orgia, do bacanal, do troca-troca, da banalização total do sexo, e da busca desenfreada pelo orgasmo perfeito, não importando nem como e nem com quem. Hoje em dia conheço poucas mulheres que seriam capazes de se manterem fiéis a si mesmas, especialmente se forem traídas ou abandonadas. Nesse caso, tais mulheres sofrem intensa perseguição das próprias amigas, todas querendo ver essa sobrevivente do espírito da orgia, ceder e tornar-se como elas. Não admiro mulher que parece ser movida por fogo. Tal mulher pode até ser boa para uma temporada, mas dificilmente será uma pessoa para estar ao lado de um só homem por toda a vida.

Muitas vezes as mulheres mais belas, pela própria fartura com a qual são assediadas, acabam por desenvolver uma atitude muito pouco confiável. E as mulheres carentes?! Mulher carente é a mais fácil vitima de qualquer coisa, pois, seu auto-engano sempre chama a aventura da paixão, e assim, de paixão em paixão vive até se transformar em Maria batalhão. O problema é a quantidade de relações sexuais que uma pessoa vai tendo pela vida, as quais, marcam a alma humana, criam memórias, estabelecem referencias, criam o ambiente propício às comparações que acabam por relativizar o que a pessoa está tendo no momento, e, sobretudo, deixam na alma tantas marcas e memórias, que muita gente acaba por construir um compuser de amantes anteriores: as pernas do fulano, a boca do beltrano, a ginga do fulaninho, a pegada do beltraninho, o papo do outro, a família legal de um outro ainda, os confortos que um deles propiciava, etc... Ora, quando isto acontece, e alma se deixa levar para dentro desse mundo de comparações e que são fruto de muitas memórias e experiências, a tendência dessa pessoa é viver insatisfeita, e portanto com muita tendência a buscar fazer umas re-atualizações, ou, quem sabe: tentar ter o namorado para a casa, um amante para transa especial, e um ex de muito tempo, inesquecível, com quem, de vez em quando, a pessoa dá uma re-atualizada na saudade. Portanto, a questão não é virgindade sexual, mas sim honestidade psicológica. Para mim, a melhor mulher é aquela que ama, e que não carrega um álbum de casos e referencias nas costas, pois mesmo que já tenha tido outros na intimidade, não se deixou complexificar pelos eventos. Ninguém consegue ser feliz ao lado de uma mulher que quando fecha os olhos tem todas as referencias possíveis de casos de amor para lembrar.

Edson Carmo

sábado, 20 de setembro de 2008

OBRIGADO SENHOR POR MAIS UMA ANO DE VIDA!


É com muita alegria que amanhã (22/09/08) celebrarei mais um ano de vida!

A vida do corpo, essa que contamos com velas nos anos, é assim: ela acontece entre o nascimento e a morte; entre alegrias e tristezas; aniversários e funerais; amigos e inimigos; tranqüilidades e muitas tribulações. Acontece entre guerras e paz; saúde e enfermidade... Assim a vida acontece, e se constrói enquanto se destrói. Mas é sabendo ganhar e perder, celebrar o nascimento e chorar a morte, propor paz e enfrentar a guerra..., que nós vamos construindo e descontruindo, nos transformando pela renovação da mente Crística, até que se forme a nossa consciência, essa que nos faz entender que a vida é feita de acontecimentos: uns de mais, outros de menos... é de ter ou não ter... é de perder ou ganhar...

Contudo, quero celebrar o tempo que Deus me der; alegrar-me na esperança; aprofundar-me no gozo da vida, do amor, da paz; e fazer disso um exemplo a ser seguido. Vou sempre cultivar o prazer de sentir no corpo e na mente a saúde que permite trabalhar em prol da vida como um todo. Quero poder lutar incansavelmente contra a desigualdade entre as pessoas, pois, não quero entrar para fazer parte da história daqueles que viveram à sombra da insignificância, por pensarem apenas em si mesmos. Quero contribuir para um mundo agradável e melhor.

Quando era menino, queria morrer antes da velhice. Hoje não quero marcar a data da minha morte. Quero apenas a minha vida, a que tenho de viver.

Até aqui, sinto que o amor de Deus nunca parou de crescer em minha alma. Não sei quanto tempo mais terei de vida nesta terra, mas sei – considerando que não me poupei e nem autopreservei durante todos estes anos – que a minha vida é um milagre. Nestes 37 anos, muitas vezes fui salvo de vários tipos de morte. Foram tantos os livramentos que aprendi a confiar no fato que ninguém e nem poder algum me tocará antes da hora de Deus. No entanto, sinto que o melhor de meus dias ainda está por vir. Sinto que a grande obra de Deus através de mim ainda não atingiu o seu ponto ômega. Sei que Deus é bom para comigo, pois Dele só tenho recebido Amor!

Agradeço o amor, o carinho de cada um de vocês. E quanto aos meus erros, A Deus os entrego, na certeza que Ele consertará cada um.

Edson Carmo

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

SOBRE OS HOMENS GALINHAS




Nunca conheci um único galinha que não fosse um crianção, um bobo, um imaturo... Em toda a minha vida nunca encontrei um único galinha que não estivesse sofrendo de infantilismo crônico. De fato, nunca gostei das atitudes dos galinhas.

Entendo os seres humanos, sei das carências e que acidentes acontecem com qualquer um. Mas o galinha não sofre acidentes, o galinha é o acidente. E mais: é um acidente tolo. É como escorregar numa casca de banana entrando numa festa repleta de gente.

Os galinhas têm dois prazeres: um é possuir, o outro é falar sobre quem possui. Todo galinha descreve o amor como algo sem valor. Quando cantam, falam do desperdício que é uma menina linda estar sem ser aproveitada e sem aproveitar. E dizem: “não fique preocupada, não tenha medo de mim..., por que dois amigos não podem dar prazer um ao outro?

Ora, os galinhas são frágeis e frouxos. Nunca conheci um galinha realmente macho. O galinha não leva as suas mulheres a lugar nenhum que não seja uma granja. O galinha é apenas um meninão com necessidade de brincar de sexo com tantas mulheres quantas ele possa encontrar e conquistar.


Edson Carmo

PROCESSO


O que você busca? Onde você busca? Para que você busca? E o que você fará se encontrar?
As religiões falharam porque estão baseadas no que está em algum lugar distante; elas falam do passado e do futuro, mas não mostram a beleza, a riqueza, a perfeição que há no aqui e agora – como elas poderiam falar em riqueza no presente de alguém que é pobre? Como poderiam dizer que é feliz aquele, aquela que está triste?... Ora, não há nem pobreza e nem riqueza, isso é uma separação que a mente criou. Também não existe nem felicidade, nem infelicidade, posto que ambos são partes de um mesmo processo, são dois aspectos de uma mesma moeda. Como existiria a felicidade sem a infelicidade? A pobreza sem a riqueza? O dia sem a noite... Estas questões são tão tolas como discutir quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. Ora, o ovo é parte do processo da galinha e a galinha é parte do processo do ovo, uma é a outra parte do outro – porque é tão difícil aceitar isso?

Você não é uma criança, um adolescente, um adulto ou mesmo um velho. Você é apenas um processo, um fluxo, um desenvolvimento... – e é bom que seja assim!

Reverentemente,

Edson Carmo

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

EU SEI!


Eu sei das tuas necessidades, das tuas ansiedades, das tuas fraquezas; e posso imaginar também as tuas dificuldades para sobrepujá-las. Eu imagino que a “vida” muitas vezes para te, não passa de um grande fardo que és obrigado, obrigada a carregar. Eu sei que tens dúvidas – as duvidas da mente –, que sempre inspira insegurança, temor ao amanhã. Sim, eu sei o quanto dói os limites que a te são impostos. Eu sei principalmente o teu receio da pobreza, porque ela provoca humilhação. E os teus medos?! Medo de perder o que possui; medo de não ser bom ou boa para aqueles que te circundam; medo de que descubram o teu íntimo, as tuas feridas, as tuas verdades e até as tuas mentiras; medo de que te interpretem mal. Eu entendo tudo isso, esses e todos os outros medos que estão em te. Compreendo o teu tédio para com as normas, os padrões estabelecidos, as rotinas, os condicionamentos e a todo tipo de obrigações que te fazem dizer: “eu gostaria de cuidar de mim, mas o meu tempo só dá para trabalhar, estudar; e quando me resta um pouco de tempo, eu tenho que bajular, eu tenho que...”. Assim, sei que tua vida é basicamente dedicada a satisfazer as outras pessoas. Eu te compreendo com profundidade, mas apesar de te compreender profundamente, quero te dizer algo mais importante ainda! Escuta agora com o teu coração o que vou te dizer: “Eu te compreendo, mas não te apoio”. Eu não te apoio neste suicídio homeopático. Não apoio porque tua vida foi dada a ti, e não às outras pessoas.

Lembre-se: Tu és o responsável, a responsável por ela e por tudo que a atingir – sejam coisas boas ou ruins.

Edson Carmo

QUANDO O AMOR E O AMAR SÃO IMPOSSÍVEIS



O que está acontecendo em nossas vidas fomos nós quem o criamos. Lembre-se que vem de nós as possibilidades para que as coisas aconteçam, logo, não há motivos para ficarmos surpresos com os acontecimentos. Se é assim, então vigie seus pensamentos e observe como eles estão criando sua vida. Ora, alguém pensa que não é capaz, que não vai conseguir fazer algo significativo na vida. Realmente, essa pessoa não vai fazer nada importante na vida, posto que seu pensamento está criando a sua realidade. Quem pensa que vai conseguir, conseguirá; quem pensa que não vai conseguir, não conseguirá... Experimente e você ficará surpreso, surpresa.

Se você pensa que jamais experimentará um grande amor, então ele não encontrará, porque você ergueu em torno de si a impossibilidade. Agora, de forma sutil você tentará provar que seu pensamento está certo. Agora, mesmo que alguém se aproxime de você com grande carinho, será rejeitado, rejeitada, porque você precisa validar seu pensamento. Você está muito comprometido, comprometida com ele. Você não irá abandonar seu pensamento, porque ele é a sua afirmação e você precisa provar para o mundo inteiro que você tinha razão, que você não pode ter um grande amor. E assim a sua vida acontece: sem amor.
Observe seus pensamentos. São eles que estão criando sua vida.
Edson Carmo

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O QUE FIZERAM DE VOCÊ? VOCÊ SABE?!

O QUE FIZERAM DE VOCÊ? VOCÊ SABE?!
video

terça-feira, 16 de setembro de 2008

QUEM AMA PERDOA!


O perdão é maior, mais poderoso que os erros. É por isso que ele têm o poder de curar as feridas mais profundas da alma.
O perdão é como a chuva sobre a terra seca. É ele quem rega a terra do coração e da oportunidades as sementes do amor, da alegria e da felicidade.
O perdão sega os olhos da magoa, desfaz feitiços e vivifica o espírito...
O perdão perpetua o amor. Se você ama e quer continuar amando, então perdoe!

Edson Carmo

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O AMOR NÃO ACONTECE NO CORPO, E SIM NA ALMA


A maioria das pessoas pensam que amor tem a ver com o corpo, e nem desconfiam que o âmbito do verdadeiro amor é a alma. Sem alma tem-se apenas um encontro de corpos físicos. Qual o prazer que há nisto? O amor não é simplesmente um encontro de corpos, mas a transcendência dos corpos, a experiência do encontro de uma alma com outra.
Perceba: aquilo que as pessoas chamam de amor não é mais que uma massagem ou ginástica de corpos. Eu sei que o corpo é importante, porque é pelo corpo que a alma experimenta sua fusão mais profunda (...). Os nossos sentidos táteis, olfativos, visuais, auditivos, e sensoriais, são instrumentos da alma. Eu vejo, eu cheiro, eu ouço, eu toco, mas é com a alma que sinto... daí a plenitude desses sentidos se expressarem como nunca, quando pratico o amor.
O amor é a alma em deleite, experimentando todo o seu poder de ser alma. A experiência do genuíno prazer é sempre uma experiência da alma. Pessoas podem ser frias numa relação, e quentes numa outra. Nada mudou em suas constituições, mas tudo mudou quando a alma, enfim, teve sua chance de experimentar dela mesma no corpo e na alma de alguém.
Sem a alma, tem-se apenas a mecânica do sexo, nada além disso. Quem conheceu a alma de um outro pela via do amor, sabe que através do sexo todas as tentativas morrerão no dolorido e constante processo de frustração – o que mergulha a alma na angustia e até no nojo. E isto nada tem a ver com a “nova pessoa” que está “fora de nós”, mas com a anterior, que nunca se foi, que nunca saiu de nós, pois nunca sairá, visto que depois de ter havido o encontro, ela passa a viver como realidade psicológica no ser daquele que um dia a trouxe para “dentro” de si.
Quando uma pessoa ama, por mais que a vida a separe do objeto do seu amor, ela nunca mais estará só, pois o outro estará nela para sempre. Essa é a dor desgraçada que experimenta a alma que já não pode abraçar com o corpo o ente que nunca deixará de estar abraçado com ela.

Edson Carmo

domingo, 14 de setembro de 2008

VOCÊ NÃO É O QUE AS PESSOAS DIZEM!


Você não é aquilo que dizem os olhos das pessoas. O dizer das pessoas não deve ser um espelho para você. Portanto não utilize ninguém como espelho para saber de si. A opinião das pessoas nunca deve ser mais importante do que a sua, porque alguém diz que você é bonito, bonita; outro alguém diz que você é feio, feia – o que na verdade você é? Nenhuma coisa, nem outra, devem fazer você suspeitar de si. E você deve saber exatamente quem você é, e como você é.

Se você quer saber como você é, você terá que olhar para os seus olhos; você terá de ir para dentro. Você terá que esquecer os olhos do mundo, você terá que esquecer do que eles dizem sobre você. Você terá que penetrar profundamente dentro de você e encontrar sua própria realidade. Não dependa dos outros, não acredite no olhar dos outros. Não há nenhuma dica nos olhos dos outros. Eles são inconscientes de você – como eles podem lhe definir?Você está tentando o tempo todo, nos olhos dos outros, si descobrir; descobrir quem você é – isso é perdição. Alguns reflexos estão nos olhos dos outros, seu rosto é refletido nos olhos dos outros. Mas sua face não é você – você está bem atrás da face. Sua face tem mudado tanto que você não pode vê-la.

Você não é a face. Em algum lugar, profundamente escondido está você e você nunca é refletida nos olhos de ninguém. Sim, algumas coisas são refletidas: suas ações, sua altura, sua cor... Você faz alguma coisa e isso é refletido nos olhos dos outros. Mas seu fazer não é você. Você é muito maior que suas ações… Seu ser nunca é refletido nos olhos dos outros. Você só pode conhecer seu ser de uma maneira..., e essa maneira é fechar seus olhos para todos os espelhos. Você precisa penetrar na sua própria existência interior, fitá-la diretamente. Ninguém pode lhe dar qualquer idéia sobre isso, ninguém pode dizer o que isso é. Você pode conhecê-la, mas não pelos outros, Isso nunca pode ser um conhecimento emprestado, só pode ser uma experiência direta, um experimento direto, imediato. Uma coisa saiba, Deus sabe exatamente quem você é. Ele está dentro de você.


Edson Carmo

PÉROLAS DA FILOSOFIA


Pérolas da Filosofia que fazem pensar!

A MELHOR FORMA DE CORROMPER A JUVENTUDE É ENSINAR A APRECIAR MAIS AQUELES QUE PENSAM PARECIDO DO QUE AQUELES QUE PENSAM DIFERENTEMENTE.F.NIETZSCHE.


Tristes Tempos os nossos!
É mais fácil desintegrar um átomo q um preconceito. Albert Einstein

Há quem passe pelo bosque...
Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira. Tolstoi

O q me preocupa...
O q me preocupa não é o grito dos maus e sim o silêncio dos bons.Martin Luther King

O q não me mata me torna mais forte.
Nietzsche

Não se consegue resultados diferentes
fazendo as coisas de sempre.Einstein

Prefiro a má reputação que a má consciência...
Nietzsche.

Preocupe-se mais com sua consciência
do que com sua reputação.Sua consciência é o q você é, e sua reputação é o q os outros pensam de você.

Existe muita loucura no amor...
Mas também existe muita razão na loucura. Nietzsche.

Você não pode ensinar nada a um homem...
Vc pode apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele.Galileu Galilei.

Ñ concordo com uma só palavra do q dizeis...
Mas defenderei até a morte vosso direito de dize-las.Voltaire

Não se pode ser normal...
E vivo ao mesmo tempo. Cioran

tudo o q é sólido
Se desmancha no ar. Marx

Ninguém é mais...
que só diferente. Fernando Pessoa.

O pensamento é a ação ensaiando.
S.Freud

Acreditaria em um Deus...
Que soubesse dançar. Nietzsche

A QUESTÃO Ñ É O Q FIZERAM CONOSCO
Mas o q fazemos com o q fizeram conosco. J.P.Sartre.

Para aqueles q cultivam a tolerância...
O inimigo é o melhor professor.

todo coração em caos...
Traz uma estrela cintilante. Nietzsche.

É bom filosofar...
ANTES DE AMAR.V.B.

Tenho amigos p/ saber quem sou...
pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, nunca me esquecerei de q a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril.

O homem é uma corda estendida sobre o abismo
Nietzsche.

O QUE PEDRO DIZ SOBRE PAULOIRFORMA MAIS SOBRE PEDRODO QUE SOBRE PAULOCarl Gustav Jung


O maior prazer de um homem inteligenteé bancar o idiotadiante de um idiota que banca o inteligente

eu danço a dança do loucoe rezo p/ q me considerem loucopois se chegares até as raízesirás conhecer-me sem ilusõese verás q este é também teu espelhoe irás considerar-me culpadoda verdade

Quando você pensa q sabe todas as respostas
vem a vida e muda todas as perguntas

Mar calmo não faz
Bons marinheiros

O maior patrimônio de uma nação
é o espírito de luta de seu povo!e a maior ameaça é a desagregaçãodesse espírito!

os sábios buscam sabedoria...
os tolos acreditam tê-la encontrado.

Pensar é um ato, sentir é um fato...
Clarice Lispector.

A grande sabedoria consiste em si conhecer
a própria ignorância!Sócrates.

Por ñ saber que era impossível
foi lá e fez.

Aquele que se perde
encontra novoscaminhos.

Detestamos nossos defeitos
sempre nos outros.

As paixões são como ventanias
q inflam as velas do navio.Algumas vezes o afundammas sem elasñ se pode navegar.

Nossas dúvidas são traidoras
e nos fazem perder o que poderíamos ganhar,pelo simples medo de arriscar.

A vida é uma peça de teatro
q não permite ensaios.Por isto cante, chore, sorriadance e dance e danceviva intensamenteantes q a cortina se fechesem aplauso.

"os poderosos" poderão matar...
uma, duas ou ate três rosasmas jamais poderão detera primavera.

Não me pergunte quem sou...
e ñ me diga p/ continuar o mesmo.

Podemos nos defender de um ataque...
mas somos indefesos a um elogio.S.Freud.

A mente que se abre a uma nova idéia
jamais voltará ao q era.

Corra, corra, corra atrás dos seus sonhos...
Amadores construíram a arca de Noée especialistas construíram o titanic

Não ouse roubar minha solidão...
se não fores capazes d me fazerreal companhia. Nietzsche.

Gênios discutem sobre grandes idéias
Pobres humanos discutem sobre coisasHipócritas discutem sobre pessoas.

PARA DEIXAR DE SER DUVIDOSO
É PRECISO PURA E SIMPLESMENTE,DEIXAR DE SER.

Subtrair ao homem o destino
é entregá-lo ao acaso.

Os homens e as mulheres ou
se devoram rapidamente,no q se convencionouchamar ato de amor,ou se entregam a um longo hábitoa dois.

Descobrir o absurdo da existência
pode ser o começo.

em pleno inverno
eu aprendi enfim,que havia em mimum verão invencível.

A INTEGRIDADE
Ñ NECESSITADE REGRAS.

Cada homem é testemunho dos crimes
de todos os outros.

Os homens só se convencem das nossas razões,
da nossa sinceridade e da gravidadede nossos sofrimentoscom a nossa morte.

Procuro despir-me do que aprendi,
procuro esquecer do modo d lembrarq me ensinarame raspar a tinta com q pintarammeus sentidose desencaixotar minhas emoçõese ser eu mesmo...

Aprendemos a voar com os pássaros,
aprendemos a nadar com os peixes,mas não aprendemos a convivercomo irmãos.

Não existe arte
que ensinea ler no rostoas feições da alma.

Não sou nada
Nunca serei nadaNão posso quererser nadaà parte isso, tenho em mimtodos os sonhosdo mundo. F.P.



A única obscenidade q conheço
é a violência.

Largue-se, e você será tudo
q jamais sonhou ser.

Queremos o mundo
e queremos agora.

Os espectadores são vampiros
silenciosos.

Viver é superar-se a si mesmo
e todos os homens não fazemoutra coisa q entregar-sea si mesmo.

Idéias prontas. . .
são idéias mortase acabadas

Talento é quando um atirador atinge o alvo
que os outros não conseguiram.Gênio é quando um atirador atinge um alvoq os outros ñ vêem!

Quando o gênio aponta para a estrela
o imbecil pensa que ele esta mostrandoo dedo.

Quando o discípulo está pronto
o mestre aparece!

Tudo q é desordem, revolta e caos me atrai,
particularmente as atividadesq parecem sem nenhum sentido.Talvez sejam o caminhopara a liberdade.

Somos do tamanho
dos nossos sonhos

minha pátria é minha língua(F.P.)
eu sou minha fantasia(D.M.)

O escravo começa exigindo justiça
termina querendo usar a coroa.

Falar mal dos outros é uma maneira desonesta
de tentar se elogiar.

Aquele que se perde
encontra novos caminhos.

Ninguém é tão grande
q ñ possa aprender,nem tão pequenoq ñ possa ensinar.

Não se aborreça se lhe atiram pedras
por trás...é sinal q estais à frente.

Com as pedras q me atiram
estou construindo um castelo

Existem pessoas que nos ferem
e nem cicatrizes deixam,mas tem pessoas q aparecem de repentee te marcam para sempre


O dia de ontem é história
O dia de amanhã é incerto, O dia de hoje é dádivapor isto se chama presente.

Quem quiser ser o q não é
tem q começar por ñ sero que é.

Sabedoria, talento e caráter;
"O homem verdadeiramente sábio não diz tudo que pensa, mas pensa tudo quanto diz." - Aristóteles "No silêncio forma-se o talento. Mas o caráter, no turbilhão do mundo." - Goethe

Valor e paixão
"Para o homem, enquanto homem, nada tem valor a não ser que ele possa fazê-lo com paixão." - Max Weber

"Aprender é mudar." - Sidharta (Primeiro Buda)

A Luz e a Sombra q nos habita
"É impossível ir em direção à nossa luz sem que, ao mesmo tempo, tenhamos que enfrentar a sombra que nos habita." - Graf Dürckheim "É impossível ir em direção à nossa luz sem que, ao mesmo tempo, tenhamos que enfrentar a sombra que nos habita." - Graf Dürckheim


Convicções, mentiras e verdades....
As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras." - Nietzsche


A importância do Supérfluo
"Somente uma pessoa extremamente superficial pode achar o supérfluo desnecessário." - Oscar Wilde"

Sobre o Perdão
Perdoar não é esquecer, é desligar-se da mágoa.

Sobre a Vingança
A vingança é um copo de veneno que você tomae fica esperando o outro morrer.W.S.

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe

P/ os contemporâneos louco, p/ posteridade gênio
"A melhor cura para o amor é ainda aquele remédio eterno: amor retribuído." - Nietzsche "Qual é a marca da liberdade realizada? Não mais corar de si próprio." - Nietzsche "Opiniões públicas, ócio privado." - Nietzsche "Uma hipótese irrefutável - por que deveria por essa razão ser 'verdadeira'? " – Nietzsche

O Louco de Ontem é o Gênio de Hoje (Dani)
"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você" - Nietzsche (Além do Bem e do Mal) "Aqueles que compreendem alguma coisa em sua dimensão mais profunda, raramente permanecem fiéis a ela para sempre. Porque expuseram essas profundezas à clara luz do dia; e o que lá se encontra não é em geral agradável de ver." - NietzscheAquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você" - Nietzsche (Além do Bem e do Mal)

A Imortalidade
Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos." - Cora Coralina

William Shakespeare"
"Ri das cicatrizes quem jamais foi ferido."

Será q todos os loucos são os gênios?
"O Homem aprendeu a escrever os defeitos no bronze e as virtudes na água." - Beethoven"P.S...e é por q o louco, q hoje é gênio, fazia música e ainda ficou surdo...com a estupidez humana. Dani.

Livro Sobre Nada
"Do lugar onde estou já fui embora." - Manoel de Barros "O artista é um erro da natureza. Beethoven foi um erro perfeito." - Manoel de Barros

A magia trágica da beleza
"A beleza é triste pois ela está no lugar de algo que se foi. O tempo perdido não pode ser recuperado. Sua beleza só pode ser vivida como ausência: a beleza dói... Magia é isto: invocar o que se foi, mas que continua a nos habitar. Ou será poesia?"

"A essência da felicidade é não ter medo." - Nietzsche

Chamo de violência à uma audácia em repouso,
apaixonada pelo perigo. Jean Genet.

A verdade não é meu forte...
porém é preciso mentirpara ser verdadeiro.Jean Genet.

O amor se serve das piores armadilhas
e das menos nobres.Jean Genet.

Nunca nos encontraremos com a morte, porque quando nós somos, ela não é, quando ela é nós não somos mais.

NO AMOR NÃO HÁ MEDO, PORQUE O AMOR LANÇA FORA O TEMOR


Se você está amando alguém, então você está em meio a um processo onde será muito difícil você seguir por si mesmo(a). Se você confia na pessoa que você está amando, então não há nenhum problema, pois não existe espaço para o medo.


O amor não permite que o seu hospedeiro se esconda atrás de pensamentos, teorias, filosofias ou religiões. Portanto se você ama e a outra pessoa também lhe ama, então simplesmente abra-se e exponha-se com todas as suas feridas, com todas as suas escuridões, com todas as suas misérias, com todas as suas raivas e invejas. Abra-se sem qualquer medo, porque quem ama nunca julga. Quem ama não tem qualquer julgamento. Quem ama simplesmente ama e a partir do seu amor aniquila toda a frieza, transformando-se em uma chama.


Edson Carmo

SOBRE A SIMPLICIDADE E A COMPLEXIDADE


Muitas pessoas estão correndo atrás do extraordinário, porque não podem aceitar o que é simples. A erupção de um vulcão é de fato extraordinária, mas acontece raramente. Já as ondas na praia são simples e podem ser apreciadas todos os dias. Quem vive em busca do extraordinário, não sabe o que é a vida, mas quem contenta-se com o que é simples, já a descobriu.


Edson Carmo

sábado, 13 de setembro de 2008

SOBRE AUTOR E ATOR


Um dia ouvi: “A vida é mais emocionante quando se é ator e não espectador”. Eu porém digo que a vida só tem sentido quando se é autor e não um mero personagem.

A palavra autor é da mesma raiz das palavras: autoridade e autenticidade. Então eu pergunto: “Que autoridade tem uma flor de plástico? Que fragrância ela pode exalar? Como ela pode atrair para si borboletas e beija-flores?”

O autor é autentico, ele é de verdade, mas as pétalas do ator são apenas criações, ações sem vida – embora sejam bonitas.
Um ator não é a verdade (...). Olhe para ele! Ele sorrir quando não está feliz. Ele chora quando não está triste. O ator não é senhor das suas vontades: nem da sua ação, nem mesmo da sua emoção – Ele não pode ser dono do seu próprio ser!
Um ator nunca vive por ele menmo, ele está sempre fazendo o que alguém o designou – e este alguém é o autor.

Seja o autor das coisa que acontecem em sua vida...

Edson Carmo