quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CARPE DIEM - COLHA O DIA


"Carpe Diem" quer dizer basicamente "colha o dia". Então, colha o dia que está vivo, não o dia que morreu ou o dia que não nasceu. O ontem não pode ser colhido, apodreceu. Da mesma forma o amanhã não pode ser colhido, porque não nasceu, não amadureceu. Que tipo de relação podemos ter com um cadáver? Que relação podemos ter com o que ainda não existe? Assim é bom entender que o dia é a vida, e a vida é agora, não pode ser colhida nem ontem e nem amanhã. O ontem será sempre o dia passado e o amanha será sempre o dia seguinte. O dia a ser colhido é hoje, a vida é hoje!

Edson Carmo

terça-feira, 29 de setembro de 2009

ATÉ ONDE VALE A PENA LUTAR?


Desde a mais tenra infância todos nós somos ensinados a lutar das mais diferentes maneiras. Somos ensinados a competir, e a competição em si é uma luta. Ser o preferido da família é uma luta, ser o melhor da classe é uma luta... Todas as sociedades estão baseadas na competição – que é o nome disfarce da luta. Mas na luta há a possibilidade da derrota, e essa é a mais básica agonia do ser humano, porque ninguém quer ser derrotado.

Vivemos em lutas e na luta todos são inimigos. Olhe para as famílias: Esposa e esposo são inimigos; pais e filhos são inimigos. Olhe para o ambiente de trabalho, quanta competição, quanta luta. Na luta todos estão contra todos, foi assim que este mundo de miséria foi criado. O mundo no qual vivemos ainda não é um mundo amistoso, pacífico, amoroso - nós ainda somos animais, violentos e bárbaros.

Eu queria que todos entendessem que precisamos uns dos outros. Você não pode viver sem os outros, eu não posso viver sem os outros. E se é assim, por que estamos lutando uns com os outros? Contra quem estamos lutando? Contra nós mesmos? Cada ser humano deveria compreender que seja contra quem for que ele lute, ele estará lutando consigo mesmo.

Edson Carmo

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

COMO SE PROTEGER DE SI MESMO?


Entenda isso o mais profundo que puder, se você tem de se proteger de si mesma, então existem duas pessoas em ti, e uma está lutando contra a outra. Como seria possível uma luta sem dois pugilistas? De fato existem duas gladiadoras dentro de você, do contrário não haveria a mínima condição para a formulação de tal pergunta. Existe dentro de você uma dualidade, um conflito, um grande paradoxo que não é mais que a diferença entre seu SER e o “SEU EGO” criado e dado pela sociedade. Se você entender que você não é o EGO, se você abandoná-lo, então não haverá de quem se proteger.

Edson Carmo

sábado, 26 de setembro de 2009

ANGÚSTIA


A angústia é uma das poucas experiências que revela a sua essência. A angústia ajuda você conhecer a si mesmo. A angústia leva você a sua profundeza. Quando você está angustiado, você pode testemunhar; observar; ter consciência da sua essência. Você pode descobrir sua índole, se é boa ou ruim. Assim, deixe com que a angustia lhe transporte para o seu estado interior, lá você verá suas misérias, seu medo, sua violência, seu ódio... Quando a angustia lhe mostrar tudo isso, então peça a Deus que os destrua um por um – e assim você ficará limpo.

Lembre-se: A angústia é apenas uma indagação, uma interrogação sobre você mesmo.

Edson Carmo

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

MÚSICA (Parte 02)


A música de fato exerce uma certa vibração em nós. Lembro-me de como o personagem bíblico Saul transformava-se ao ouvir os acordes da harpa de Davi. Davi com sua harpa devia criar benéficas harmonias, sinfonias, notas – sons tão agradáveis que afugentava até demônios. Mas creio que a alquimia não está na música, e sim em quem a produz. O autor sempre transmite a sua saúde ou sua enfermidade através daquilo que faz, seja sermão, seja canção, seja pintura ou qualquer outra feitura – seja o que fizer seu espírito estará lá.

Edson Carmo

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

POR QUE PERGUNTAR?


Por que perguntar?

Porque no mínimo a pergunta nos transporta da mente inconsciente para mente consciente! É através da pergunta que nos tornamos conscientes do que está em nós e não entendemos. É bom que façamos perguntas, é um jeito simples de dissolvermos a desconfiança interior. Ninguém que está cheio de perguntas vive em paz; mas as perguntas não devem ser feita para que se tenha respostas, e sim para que não haja mais perguntas. Esse é o silencio interior.

Edson Carmo

domingo, 20 de setembro de 2009

ESCOLA DE SIGNIFICADOS


Meu coração está batendo cada vez mais forte para começar a nossa escola de significados. Precisarei muito dos que perguntam, para que eu possa responder também aos que não perguntam. E ainda pode acontecer de alguém ter uma pergunta que nem ele e nem ninguém se atreve a fazê-la. Então neste momento estarei atento, eu mesmo a farei para que a resposta seja conhecida. Tem de ser assim, porque tenho de transmitir tudo que é necessário para torná-los mestres. Meu discipulado, meu treinamento é para torná-los cada vez mais compreensivos - não intelectuais. Não os responderei para resolver os vossos problemas, mas sim para organizar o vosso interior. Com as perguntas vocês não conhecerão a verdade, mas as chaves que a farão conhecê-la; as chaves que abrirão as portas para que vocês possam sair das vossas masmorras.

Edson Carmo

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

QUANDO FALAREM MAL DE TI


Quando falarem mal de ti, não deixe que isso deflagre processos enfermiços a tua alma. Proteja-se, mas não dentro de bolhas invisíveis que aprisionam e sufocam tua vida. Pois não vale a pena submeter vida a nada que não seja vida. Renuncie algo se preciso, mas que essa renúncia seja suportável. Porque se desprezares os limites da tua alma, acabarás com tua vida – e isso é suicídio!

Edson Carmo

TUDO PASSA


Todo movimento, todo sistema, toda moda tem um tempo para existir, um começo, um meio e um fim. As coisas começam, e no início não se pode ver seus defeitos, seus prejuízos, seus efeitos e o que causam. Mas com um certo tempo tudo se torna claro e saturado, então chega o tempo de mudar. Paradigmas, movimentos, ideologias, impérios nascem, fortalecem-se, enfraquecem e caem. Qual o sistema primitivo que ainda permanece? E quais os atuais que permanecerão para sempre? Isso que está acontecendo também é passageiro.

Edson Carmo

ALIENIGENAS NO PLANETA


O ser humano está cada vez mais artificial; e isso não decorre da natureza, mas sim em razão dele ter ficado sujeitado as imposições da moda. A natureza por si só não conhece a artificialidade, nem quando passarinhos dançam, abrem penas coloridas ou cantam com graça, a fim de encantar geneticamente a fêmea a qual desejam conquistar. Nem quando o arco-íres exibe suas cores exuberantes. Nem quando o vulcão arrota suas lavas. Nem quando as cachoeiras gravitam suas águas... Na natureza nada é artificial; exceto o homem! A natureza jamais acabaria com o planeta! A natureza não sabe morrer; pois ela é vida, vida em processo, vida em sistema, vida em ciclo.

Olhe para este planeta, há algum alienígena? Se há algum alienígena aqui, este é o ser humano. Os humanos são os alienígenas. Somos nós quem quebramos o ciclo. São os seres humanos que divorciam a comunhão natural das coisas. Somos nós os que invadem o santuário para profana a natureza. Sim, somos nós que pegamos mais do que precisamos, que estocamos, mesmo que ninguém coma. Somos nós que só ficamos seguros quando temos mais e mais. Somos nós que só encontramos no mundo o significado da serventia, porém nem toda a natureza é suficiente para nos satisfazer e pagar nossa vaidade.

Edson Carmo

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

MÚSICA


Boa música farta a alma de prazeres. Boa música é comida, por isso mesmo está presente em tantos restaurantes. É isso mesmo! Nos restaurantes que tem boa música, também comemos pelos ouvidos. Ah, quantas receitas maravilhosas, combinações de acordes, notas, tons e palavras. Mas a boa música é bem mais que isso; boa música é carinho, caricias que nos tocam até ejacularmos de alegria.

A música é como uma fotografia, ela tem o poder de guardar fatos passados. Ela guarda momentos em suas gavetas, que vão se abrindo na proporção que a ouvimos. Daí a emoção...

A música é “imortal”, seus amantes “mortais”. Os amantes se vão, mas ela não ficará só, fará outros amantes.

Edson Carmo

LIBERTE-SE


Eu lhe atraí até aqui, eu lhe chamei aqui, você de alguma forma ouviu e veio. Agora, exatamente neste momento estou trabalhando para que você compreenda que Deus lhe fez para ser livre. Então seja livre! Não enquadre-se a uma fôrma religiosa; não faça de ninguém uma prisão para si. Lembre-se: você é uma forma viva e dinâmica, não uma fôrma.

De coração puro, desejo que você conheça a Verdade, e com isso, seja livre de todos os medos criados pela falsa religião – o medo de Deus, o medo da Salvação, o medo do Amor, o medo da morte e o medo da própria Vida.

Edson Carmo

O MAIOR E MELHOR ALIMENTO É O AMOR


“Nem só de pão vive o homem”, porque nem só o corpo tem fome. O amor é o mais sublime dos alimentos. Uma pessoa amada, não se identifica tanto com os alimentos do físico. Ela está preenchida pelo mais sutil e superior – o amor. Veja uma mulher que está recebendo amor, uma mulher que está amando, perceba como é esbelta! A mulher amada sempre quer apresentar-se melhor, mais bonita para aquele que a ama. E esta é apenas uma das tantas manifestações do amor.

Edson Carmo

OS SÍMBOLOS DO ANIVERSÁRIO


O bolo e as velas são belos símbolos; muito significativos! No aniversário reúnem-se os melhores amigos, são eles quem compartilham do doce bolo – esse que representa o amor, carinho e afeto do aniversariante. Mas o que dizer das velas?! Ah as velas são os anos que passaram, que se apagaram. É por causa das velas que não é correto dizer: “Tenho tantos anos!”, e sim, “Não tenho mais estes anos!”



A todos os aniversariantes, Parabéns!


Edson Carmo

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

VISÃO


Não são os olhos que nos fazem perceber e entender as coisas deste mudo. Um cego não vê, não usa esses sensores chamado olhos. Mas o cego pode perceber este mundo por meio dos outros sensores do corpo, porque a energia que atuaria nos olhos agora está atuando através deles. Assim podemos dizer que há cegos que enxergam mais que não-cegos, porque não são os olhos que vêem, eles são só janelas por onde a entidade que vive no corpo físico do homem vê. Portanto o problema do homem nunca é a visão, e sim sua interpretação. Nunca é a audição, mas a compreensão...

Edson Carmo

VERDADE X MENTIRA


Por que a maioria das pessoas preferem mais a mentira que a verdade?

Porque a mentira é ajustável, e a verdade não. A mentira pode ser moldada de acordo com as conveniências, os interesses particulares de cada um. Já a verdade é o que é – Imutável. A mentira é o tecido com que se faz uma roupa sob medida; a verdade é a roupa que já está feita, pronta. Lembre-se: Nós não podemos criar a verdade, simplesmente porque ela já existe.

Edson Carmo

terça-feira, 15 de setembro de 2009

DROGAS


Cada droga tem sua peculiaridade e contexto. As pessoas sempre as usam em nome de uma traiçoeira e falsa necessidade. A minha observação é que as pessoas tem buscado as drogas como remédios que dão poder, coragem... e alívio. No começo todos acham bom, porque a frustração não vem de imediato, ela só vem depois, quando fica claro que o problema apenas se multiplicou. As drogas são remédios falsos, remédios que não curam nem o corpo, nem a alma. Drogas são anestésicos, anti-térmicos que escondem o efeito, mas nunca tratam a causa. Quando um drogado vem a mim, eu nunca combato a droga, e sim a doença que o levou até ela. Trato da doença, e quando vem a saúde, a droga perde todo seu sentido na vida desta pessoa.

Edson Carmo

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

SOLIDÃO


Solidão é não querer estar consigo mesmo. É não suportar a própria companhia. É o desejo ardente de estar em outro lugar, com qualquer outra pessoa, a fim de livrar-se de si mesmo. Solidão é não gostar de estar consigo!

Ora, se eu gosto de estar sozinho comigo, se amo ficar assim, então não existe solidão, mas solitude – o caso mais intimo de amor.

Edson Carmo

O EFEITO DO AMOR


Quando o amor acontece em você, você fica sensível. Você vibra, seu coração passa a ter batidas como acordes musicais. Então sua vida não pode ser mais monótona e sem sentido. Quando o amor acontece a você, sua vida torna-se uma constante surpresa, cada momento abre novos mistérios.

A vida é um tesouro inesgotável, mas somente o coração que ama pode conhecê-la. Ame e você se surpreenderá!


Edson Carmo

ESQUECIMENTO E REPETIÇÃO


Repetir é não transcender. É não fazer ou não conhecer algo novo. É não avançar. É não criar. É não inventar... Há o esquecimento e ele é um acontecimento apagado. Se está apagado fazer de novo é como fazer pela primeira vez.


Edson Carmo

sábado, 12 de setembro de 2009

VOCÊ É SINGULAR!


Todos nós nascemos com potencial criativo! E se nós estamos grávidos deste potencial, então cabe a nós pari-los, porque esta é a nossa singularidade. Assim, você deve rejeitar falar como um papagaio. Resista vestir a imposição da moda. Não manipule seu fenótipo na tentativa de parecer com alguém famoso, não faça isso mesmo que seu genótipo colabore. Seja você mesmo, não seja um clone de ninguém. Seja em parte o compuser das coisas indispensáveis para viver bem em sociedade. Mas no mais nunca permita que sua criatividade venha de outro lugar que não seja da confluência entre você e Deus. Deste encontro é que se manifesta os dons que trazem algo novo ao mundo. E eles vêem de dentro para fora.

Edson Carmo

SOBRE ALTA E BAIXA ESTIMA


Eu sou a questão e as estimas são as notas. Segundo eu mesmo, o que está abaixo ou acima de mim não é de mim, não sou eu! Como eu posso estar abaixo de mim ou acima de mim? Se há um ente acima ou abaixo de mim, este não sou eu, porque estou acima ou abaixo dele! Ora, Baixa e Alta estima são reflexos do passado ou do futuro. Eu sou a entidade que vive no aqui e agora. Alta e Baixa estima são dois aspectos de um mesmo fenômeno, sendo que a Alta estima é a polaridade superior e a Baixa estima a inferior. Quero colocar assim: que Baixa e Alta estima é um desequilíbrio – uma descentralização do verdadeiro ser. Se assim não for, os nomes devem ser trocados.

Edson Carmo

AFASTE-SE DAS MÁS COMPANHIAS


Está escrito na bíblia que as más companhias corrompem o bom homem. É, pessoas contaminam pessoas! Assim, evite aquelas pessoas que não se lembram de Deus. Evite as pessoas onde Deus não está presente. E se for obrigado a estar com elas, então não aprenda nada delas, senão você aprenderá seu comportamento, seus pensamentos, seus sentimentos através delas e, pouco a pouco, você ficará absorvido pelos males dessas pessoas. O que você quer com pessoas que não estão cheias do amor de Deus? Pessoas que não estão cheias de amor por Deus e pelo próximo? O que você pode reter de pessoas que não estão orando, celebrando, dançando...? O que essas pessoas têm a lhe oferecer? Busque e viva com pessoas onde Deus se manifesta. Deixe com que pessoas amorosas, alegres, felizes, contentes... se dissolvam em você, mas as que não estão alertas, aquelas que não percebem Deus – evite-as!

Edson Carmo

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O BEM E O BEM SUPREMO


Existem o bem e o Bem Supremo. Aqui eu tomo a palavra bem no sentido daquilo que satisfaz apenas a matéria passageira e, tomo a palavra Bem Supremo como aquilo que satisfaz o espírito eterno. Quando você consegue fazer o bem ao seu corpo por meio da mentira, você está fazendo bem ao seu corpo, mas e o seu espírito?! O corpo está alimentado, mas o espírito com fome da Verdade... Daí a culpa, o medo e todo tipo de agonia. O corpo é a sua casa, o espírito é você – de quem você está cuidando?

Edson Carmo

terça-feira, 8 de setembro de 2009

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

AS RAÍZES DO MEDO



O medo é sempre seu inimigo. Por isso mesmo o medo incomoda, afasta o sono e lhe rouba a paz. Todos querem saber como se livrar do medo; todos querem saber se existe um tratamento, um remédio, ou até mesmo um veneno que o possa exterminá-lo. Ora, o medo não é o seu problema; seu problema é você! Assim, a pergunta fundamental, é: “Como posso me livrar de mim mesmo?” Você é a fonte do medo, e o medo sem a fonte não pode existir. Você crer que é algo: um gerente, um empresário, um maratonista... Você crer que tem algo: propriedades, ouro, prata... E essas idéias originam o seu medo. Essas idéias são as raízes do seu medo. É por causa de tudo isso que você passa a ter medo, porque você teme que um dia não seja mais e não tenha mais... Essas idéias de ser e de ter, são as raízes do seu medo. Só Deus é! Só Deus tem! Aqui chegamos sem ser nada e também voltaremos sem ser nada. De que me servirá os títulos para além da morte? Aqui chegamos sem ter nada e voltaremos sem nada. Os faraós pensavam que levariam seus tesouros, mas tudo que fizeram foi enriquecer piratas do deserto e os museus. Eis o mistério, mas eu me refiro às coisas materiais.

Deus é, o Amor é, a Alegria é... Se entregue ao Divino, funda-se com Ele e o medo desaparecerá. Lembre-se: livre-se de você e se entregue ao divino, então o medo desaparecerá.

Edson Carmo

domingo, 6 de setembro de 2009

A MANIFASTAÇÃO DE DEUS


Do amorfo e do vazio sem significado Deus criou todas as coisas. Das suas palavras nasceu a matéria... Ele é a Vida! E se a Vida manifestou-se no barro, como não poderá esta Luz revelar-nos o amor, a paz, a alegria e a felicidade que sempre estiveram dentro de nós? Deus não tem um endereço no nosso lado de fora, e não existe uma hora marcada para O encontrá-Lo. Ele está no aqui e agora, portanto toque-O, sinta-O...

Edson Carmo

PENSAMENTOS NÃO SÃO SEUS!


Pensamentos não são seus. Pensamentos são entidades viajantes que vêm e vão. São hospedes que chegam por meio da educação ou da experimentação, e se instalam em nossa hospedaria mental por determinado tempo. Você pode pensar naquilo que não viu ou não ouviu...? É por isso que os pensamentos não são seus, eles vêm de fora! Os adultos viveram mais, ouviram mais, viram mais... Daí o motivo de “seus” pensamentos serem diferente “dos” “das” crianças. Crianças pensam como crianças, mas quando se tornarem adultos pensarão como adultos.


Edson Carmo

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

QUÍMICA E UNIÕES PERIGOSAS


O ser humano é muito químico, se ingere um pouco de café afasta seu sono; se ingere um pouco de suco de maracujá o atrai. Veja nos bares, as pessoas sob o efeito do álcool ficam ricas, ou valentes, ou românticas... Tudo é efeito de química!

Todos nós de certa forma somos químicos e produtos químicos. Provocamos reações químicas nas pessoas e elas em nós. A questão é que uniões químicas podem ser perigosas, assim como é perigoso colocar água sobre os ácidos.

O mundo vive em guerra, por causa das ações e reações, porque a centelha é lançada sobre a pólvora. Para vivermos em paz temos que ser água sobre o fogo, e não gasolina. Porque a água apaga o fogo, mas a gasolina o amplia.

Edson Carmo

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PROFECIA


A profecia é a voz de Deus na boca do profeta. O profeta não é um teólogo, porque um teólogo é escravo da teologia. Não é um filósofo, porque um filósofo depende da filosofia. Não é um religioso, porque então será orientado por sua religião e seus costumes. Qual é a religião de Deus? A que religião pertence o amor? Para um homem se tornar profeta ele terá de negar a si mesmo, seus condicionamentos e rudimentos. Terá de render-se inteiramente a Deus. Lembre-se, o profeta é sempre um receptor – nunca o locutor. É sempre o ator – nunca o autor. O instrumento – nunca o músico. O profeta é aquele que vive no aqui e agora, alguém que está desprendido do desejo (que é a manifestação do futuro no presente) e do medo (que é a manifestação do passado no presente). A verdade de Deus é a verdadeira profecia, o profeta que a professa não a usa, é usado por ela.

Edson Carmo

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O RESULTADO DAS COMBINAÇÕES

A água é composta de dois átomos de Hidrogênio e um de oxigênio – este é o ponto, a fórmula da água. Se tivermos um átomo de oxigênio e um de hidrogênio, teremos qualquer coisa, menos água.

E o fogo?! Ele será possível sem seu triangulo? Seus três elementos: o calor, o oxigênio e o combustível?

Olhe para os filhotes, eles só são possíveis através da participação do material genético do macho e da fêmea. Esperma com esperma nunca será criativo, nunca poderá resultar em uma nova vida! O amanhã, o futuro, a continuidade da raça humana depende da sua natural combinação – macho e fêmea. Se a partir de agora só existir homens se relacionando com homens, quanto tempo precisareamos para que a raça humana entre em extinção? Noventa anos? Cem anos?

Edson Carmo