quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

DOIS MIL E DEZ


2010 está bem aí, podemos sentir sua aproximação. Muitos o estão esperando, porque crêem que junto com ele está uma nova oportunidade, uma nova possibilidade de ser feliz – daí a necessidade de expressividade e receptividade de votos de um “feliz ano novo...”

Eu quero que todos, em especial os que andam por aqui, tenham sempre uma maravilhosa vida. Porque a felicidade não está no ano, em um objeto... A felicidade está dentro de nós, no aqui e agora – onde mais ela poderia estar? Se ela não tivesse dentro de nós, nada poderia trazê-la para fora num riso, numa lágrima...

Que todos aprendam a jorrar sua felicidade. Que todos transformem-se em cachoeiras ao invés de permanecerem poços.

Que a beatitude de Deus esteja sobre todos sempre.

Edson Carmo

domingo, 20 de dezembro de 2009

QUAL O JESUS DO NATAL? O JUDEU OU O CRISTÃO?


Natal significa o nascimento de Jesus. Mas quem é Jesus? Você sabe quem é Jesus?

Essa é uma pergunta que tem sido feita e também respondida por mais de dois mil anos. Mas será que a resposta a esta pergunta é correta?

Muitos acreditam apenas em uma metade de Jesus. Por exemplo: os Judeus só podiam acreditar que Jesus era homem. Já os Cristãos só podiam acreditar que Ele era apenas Deus.

Quem é Jesus? Deus ou Homem?

Os Cristãos não querem ver Jesus como alguém que fôra homem de carne e osso – homem como qualquer outro.

Se os Cristãos admitirem isso, então terão que serem perfeitos como Ele – sem pecado. Por isso os Cristãos só querem ver a Divindade de Jesus, para poderem justificar seus pecados com a seguinte desculpa: “mas Jesus era Deus.”

Já os Judeus não querem acreditar em Jesus como Deus, como Luz, como Verdade...

Se os Judeus admitissem isso, então eles teriam que abandonar as suas tradições.

Quem é de fato capaz de acreditar em Jesus em sua totalidade?

Conclusão:

Quem não é capaz de receber Jesus em sua totalidade, também não é capaz de transformar-se. Se não sou capaz de acreditar que um homem pode ser Divino, como posso ser igual imitador de Cristo? Como poderei curar o enfermo? Como poderei repreender demônios? Como posso ser santo? Como poderei ressuscitar dentre os mortos? ...

Jesus ao mesmo tempo é Homem e Cristo, e nunca negou isso. Daí a bíblia registrar diversas vezes sua afirmação: “Eu sou o filho do Homem” e também “Eu sou o filho de Deus.”

Lembre-se, a contradição não está em Jesus, no Cristo. A contradição está na mente do homem perdido.

Edson Carmo

sábado, 19 de dezembro de 2009

REFLECÇÃO SOBRE A VIDA


A vida entra no corpo e sai do corpo, a vida passa pelo corpo, mas o corpo é apenas uma passagem na vida. O cheiro existe, sempre existiu! Mas a flor vem e vai, ela é um instrumento para o cheiro. A flor exala o cheiro, mas ela não é o cheiro! A Vida é a existência, e tudo existe por meio Dela. Não é a existência que vem e vai, e sim o que veio a existir (...). Então não devemos nos ater a perguntas, devemos responder a tão maravilhosa oportunidade de estarmos aqui. A existência em si não tem nenhum sentido, mas o que existe sim. Hitler deu o seu próprio sentido a sua vida. Madre Tereza também. São sentidos diferentes, mas essa é a escolha de cada um. Escolha a direção, escolha o caminho. Crie o sentido para o seu fazer e até mesmo para o seu não-fazer. Essa vida que você tem, foi Deus quem te deu – usufrua dela, torne-a uma celebração, uma canção, uma dança... Transforme-a em amor.

Edson Carmo

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

DEBATE ENTRE UM LEÃO E UM PEIXE, TEMA: A PARTE E O TODO


...Você quer explicar movimento com o não-movimento. Quer explicar o fluxo com o estático... O homem precisa de partido, de time – ele precisa dividir. Então, um grupo de fanáticos criou um deus, e o outro grupo rival criou um não-deus. Agora brigam porque um fez e o outro não-fez. O homem não tem competência para falar deste assunto, o homem é uma PARTE minúscula no universo, e a parte nunca poderá comportar o todo. Que pena vê que o homem está assoberbado com o conhecimento. Cuidado, o conhecimento sempre é morto, é estático – a vida é um fluxo. É infrutífero ficar vendo pessoas que só falam de condicionamentos escolares, religiosos e não-religiosos... Isso é a mesma coisa que perder a oportunidade de ser criativo e inteligente. Gostaria muito de ver pessoas falando com sabedoria, centramento, equilíbrio e silêncio. Sim, porque disputa de conhecimento é barulho, falta de silêncio sábio. É triste ver e ouvir humanóides que só falam condicionados por livros, escrituras mortas, e julgamentos superficiais.

LEÃO

... Bom se você não percebeu o que você escreveu é um comentário, então qual é sua conclusão??

"a vida é um fluxo"

Mas quem decide para onde ela tem que ir, é o individuo.
Um rio é um fluxo que discorre para uma direção predeterminada o homem não,ele escolhe a direção.

"Cuidado, o conhecimento sempre é morto, é estático – a vida é um fluxo."

Se observarmos o estático perceberemos que ele é o meio para o direcionamento do fluxo da vida.

"centramento, equilíbrio e silêncio."

São coisas relativas e em muitos casos percebida pela ótica da subjetividade.

"vocês fala com todas as características de que foi condicionado por livros, escrituras mortas,"

Dependendo da escritura mortal, posto que a Bíblia é uma escritura feito por mortais mas inspirada por Deus – e seu único condicionamento é leva o homem a Deus e o amor.

...

Esta é a grande diferença, todos falaram do que experimentaram se por meios metafísicos ou cientifico não sei, mas todos estão falando do que experimentaram todos tiveram uma fonte inclusive você.
Por isso um debate feito por meio de argumentos parcialmente relativo.

PEIXE

-----------------------------------------------------------


"Bom se você não percebeu o que você escreveu é um comentário, então qual é sua conclusão??"

Minha conclusão é simples; é que nem toda escritura é um comentário.

"Mas quem decide para onde ela tem que ir, é o individuo."

O indivíduo não decide quase nada, mas ele pensa que decide tudo. Quem decide quase tudo é o todo – observe melhor.

"Se observarmos o estático perceberemos que ele é o meio para o direcionarmento do fluxo da vida."

Não tem nenhum sentido esta afirmação. Isso não é resposta, é apenas reação.

"São coisas relativas e em muitos casos percebida pela ótica da subjetividade."

Palavras por palavras. Jogo de palavras. Reação. Enchimento de lingüiça.

"Dependendo da escritura mortal, posto que a Bíblia é uma escritura feito por mortais mas inspirada por Deus – e seu único condicionamento é leva o homem a Deus e o amor."

O que Deus tem a ver com o que estou falando. O que Deus tem a ver com as empresas-religiosas ou os grupos de extermínio-religioso, que agem (roubam e matam) em nome Dele? Cada religião faz uma interpretação particular das escrituras, não ela mesma.

"Esta é a grande diferença, todos falaram do que experimentaram se por meios metafísicos ou cientifico não sei, mas todos estão falando do que experimentaram todos tiveram uma fonte inclusive você.
Por isso um debate feito por meio de argumentos parcialmente relativo."

Você sabe que não é assim, como você está falando. Tenho certeza de que você não experimentou a metade das coisas que você diz.

Minha conclusão é que nem toda escritura é um comentário. Para mim há uma variedade de classificações. O indivíduo não decide quase nada, mas ele pensa que decide tudo. Quem decide quase tudo é o todo! Embora o rio tenha uma direção determinada: o mar, ele não escolhe sua direção porque o homem tem feito isso por ele. E quando falo de silêncio refiro-me a verdade, o resto é barulho.

Quero ver inteligência! A falta de inteligência traz a repetição, a imitação aos outros. Uma pessoa não-inteligente escolhe memorizar e repetir, porque é mais fácil que o aprender. O aprendizado é árduo, exige inteligência. Quem aprendeu, sabe; quem sabe tornou-se uma fonte; uma fonte não precisa do velho, ela é sempre nova. Por favor, fale alguma coisa nova. Crie alguma coisa!

LEÃO

"Minha conclusão é simples; é que nem toda escritura é um comentário."

Eu não lhe perguntei se toda escritura é um comentário, eu perguntei se a sua era um comentário que na realidade é - sendo assim uma piada também.

"O indivíduo não decide quase nada, mas ele pensa que decide tudo. Quem decide quase tudo é o todo – observe melhor."

E o ruim disto é que o todo decide, mas quem paga é o individuo.

"Não tem nenhum sentido esta afirmação. Isso não é resposta, é apenas reação."

Continuo afirmando o que eu disse: Se observarmos o estático perceberemos que ele é o meio para o direcionamento do fluxo da vida.

Só vou considera minha resposta como sem sentido quando me provarem o contrario mas enquanto ela for desconsiderada simplesmente por não ter agradado, fica a minha afirmação.

"Palavras por palavras. Jogo de palavras. Reação. Enchimento de lingüiça."

Posso considera a mesma coisa com relação ao seu argumento.

"O que Deus tem a ver com o que estou falando. O que Deus tem a ver com as empresas-religiosas ou os grupos de extermínio-religioso, que agem (roubam e matam) em nome Dele? Cada religião faz uma interpretação particular das escrituras, não ela mesma."

Concordo com você mas lembre-se que com esta resposta o mesmo se aplica a você.

"Você sabe que não é assim, como você está falando. Tenho certeza de que você não experimentou a metade das coisas que você diz."

Nem todas as coisas eu realmente experimentei, por esta vivenciando algumas delas.

"Uma pessoa não-inteligente escolhe memorizar e repetir, porque é mais fácil que o aprender. O aprendizado é árduo, exige inteligência."

concordo com você que pena que é um privilegio para poucos.

"Quem aprendeu, sabe; quem sabe tornou-se uma fonte; uma fonte não precisa do velho, ela é sempre nova."

Einstein com a teoria do Cosmológico teve que aprender ao contrario quando outros cientistas a lhe mostraram a relatividade.

"Por favor, fale alguma coisa nova. Crie alguma coisa!"

Desculpe-me decepciona-lo, mas o tico e o teço só vai ate aqui.

PEIXE

-------------------------------------------------

É, infelizmente terei, desta vez, que falar de forma mais soletrada. Vamos lá.

"Eu não lhe perguntei se toda escritura é um comentário, eu perguntei se a sua era um comentário que na realidade é - sendo assim uma piada também."

Existem várias classificações para textos, por exemplo: existem textos históricos, existem textos normativos, existem textos receitas, existem manuais... e etc. Tente novamente, quero ver se o seu engessamento permite com que você classifique o meu texto!

"E o ruim disto é que o todo decide, mas quem paga é o individuo."

O todo decide quase tudo, o resto é a sua projeção...

"Continuo afirmando o que eu disse: Se observarmos o estático perceberemos que ele é o meio para o direcionamento do fluxo da vida.

Só vou considera minha resposta como sem sentido quando me provarem o contrario mas enquanto ela for desconsiderada simplesmente por não ter agradado, fica a minha afirmação."

O estático é algo morto, inanimado. A morte que estou falando não é meio de vida. A boca de um defunto não pode direcionar ninguém (...). Os olhos de um morto não podem enxergar o caminho (...). As pernas de um boneco não podem levá-lo por si só a lugar algum (...). Será que você entende esta básica?


"Posso considera a mesma coisa com relação ao seu argumento."

Fique a vontade! Não pretendo convencer ninguém de nada – nem mesmo de me responder. Minha intenção não é de manipular, não gosto de marionetes... Não gostaria de ter crentes, seguidores fanáticos em relação ao que digo.

"Concordo com você mas lembre-se que com esta resposta o mesmo se aplica a você."

Pelo menos essa você entendeu. Ainda bem que sua avaliação não ficará com a nota zero.

"Nem todas as coisas eu realmente experimentei, por esta vivenciando algumas delas."

Estou percebendo que você está acordando.

"Concordo com você que pena que é um privilegio para poucos."

É você está acordando, mas, por favor, não fique concordando para não acontecer de você dormir novamente.

"Einstein com a teoria do Cosmológico teve que aprender ao contrario quando outros cientistas a lhe mostraram a relatividade."

Foi Einstein quem lhe contou isso? Foram os outros cientistas, ou você estava lá? O que você pode afirmar e provar sobre esta sua abordagem?

"Desculpe-me decepcioná-lo, mas o tico e o teço só vai ate aqui."

Você não me decepcionou com suas reações, como poderia com a sua fuga?

LEÃO

"'Existem várias classificações para textos, por exemplo: existem textos históricos, existem textos normativos, existem textos receitas, existem manuais... e etc. Tente novamente, quero ver se o seu engessamento permite com que você classifique o meu texto!"

Um texto presunçoso, desrespeitoso "Quando tenho vontade de ler piadas olho os comentários de vocês" . e arrogante com uma pretensão de ser algo lúcido e verdadeiro.

Se você não percebeu todos aqui estão argumentando e contra argumentando aquilo que entendem que é a verdade.

A verdade neste caso é um elo perdido, posto que um tem uma verdade teológica, outros uma verdade filosófica, e outros em uma verdade teológica hindu – sendo a sim a sua verdade é tão piada quanto qualquer uma aqui.

"O estático é algo morto, inanimado. A morte que estou falando não é meio de vida. A boca de um defunto não pode direcionar ninguém (...). Os olhos de um morto não podem enxergar o caminho (...). As pernas de um boneco não podem levá-lo por si só a lugar algum (...). Será que você entende esta básica?"

Posso lhe dizer que este exemplo é simplesmente patético.

Em suas palavras "o conhecimento sempre é morto, é estático"

Por meio do conhecimento do cosmológico veio o conhecimento da relatividade(...).
Por meio do conhecimento do inconsciente de Sigmund Fróide veio o conhecimento do consciente coletivo de Carl Gustav Jung (....).
Por meio do conhecimento dos ensinamentos de Cristo o homem esta mudando o fluxo de sua vida.

"Fique a vontade! Não pretendo convencer ninguém de nada – nem mesmo de me responder. Minha intenção não é de manipular, não gosto de marionetes... Não gostaria de ter crentes, seguidores fanáticos em relação ao que digo."

Percebe-se isto que você esta falando em seu próprio testemunho presunçoso e exaltado:

"Quando tenho vontade de ler piadas olho os comentários de vocês."

"Que pena que vocês estão assoberbados com o conhecimento."

"É engraçado ficar vendo pessoas que sé falam de condicionamentos escolares, religiosos e não-religiosos... saibam que vocês estão perdendo a oportunidade de serem criativos e inteligentes."

" vocês são um barulho de circo, falta-lhe o silêncio dos sábios"

"Vejam, vocês fala com todas as características de que foi condicionado por livros, escrituras mortas, e julgamentos superficiais."

Resumindo você no mínimo deve ter uma iluminação especial posto que ate mesmo o sai baba, Krishnamurti, Dalai Lama, Osha precisaram e precisa lê muitos livros e escrituras, por isso percebemos citações de Nietzsche entre outros grandes filósofos como também de lamas em seus escritos - Como posso competir com você se o seu conhecimento é sobre natural não precisa de livros nem de escritura mortas para obter conhecimento.

PEIXE

-----------------------------------------------

Em pouco tempo é fácil perceber que você é do tipo que não tem fala própria, mas fala e tem como verdade suprema aquilo que os filósofos e cientistas disseram. Essa é uma questão do ego! Por exemplo, você ouve falar que o notável Sócrates disse: "Conhece a ti mesmo", então você acha intelectual e passa a falar. Você não sabe do que está falando! É óbvio! A sua mente é de professor, e a mente de um professor é condicionada, viciada em transmitir a experiência dos outros. Gostaria de ver você falar com a mente de um mestre, com a mente de quem experimentou e sabe...

Voltando ao nosso exemplo, como você pode confiar tanto nos outros? Como você pode conhecer a si mesmo? Quem será o conhecedor e quem será o conhecido? Porque o conhecimento depende de uma divisão – esta é uma das técnicas cientifica para o conhecimento.

Ora, posso conhecer você, você pode me conhecer, porque eu me torno um objeto de análise quando você é o analista, o conhecedor. Mas como você pode conhecer a si mesmo? E si você tentar conhecer, aquilo que você conhecerá não será você mesmo. O conhecedor sempre recuará; o conhecimento sempre será categorizado como objeto e você será categorizado como sujeito.

Você pode conhecer o corpo – porque você não é o corpo; porque podemos conhecê-lo. Você pode conhecer a mente – porque você não é a mente; porque a mente se torna o objeto e você é o conhecedor, o observador.

Observe, perceba, você recua, continua recuando, você é uma transcendência sutil. Tudo o que você sabe, imediatamente o transcende. No momento em que ficou conhecido, você se separa dele. Se você disser: "Conheci a mim mesmo", o que você quer dizer? Quem conheceu quem? Você é o conhecido ou o conhecedor? Se você for o conhecedor, você ainda permanecerá desconhecido (...).

Não confio em filosofia, falo daquilo que experimentei, não sou papagaio ou mesmo cópia de nenhum filosofo; observo a filosofia e os filósofos, assim como todas as outras coisas. Agora mesmo posso perceber que não falamos a mesma língua, não temos a mesma linguagem, não cogitamos na mesma forte – o que não possibilita um diálogo proveitoso, para dar entendimento. Sou um buscador, e não um gladiador. Assim, peço permissão para por um fim neste "diálogo" vão, nesta colisão. Na primeira abordagem, fiz um apelo a sensibilidade para obter qualidade – o que continuo a pedir.

LEÃO

"Assim, peço permissão para por um fim neste "diálogo"

Bom de minha parte como o seu argumento se resumiu em uma simples falácia eu dou por encerrado também.

Eu gostaria de encerra com assim como você com um comentário.

O seu conhecimento e um conhecimento empírico e como todo conhecimento empírico ele é subjetivo e falar deste conhecimento passa a ser algo complicado posto que o mesmo tona-se uma verdade relativa.

E quanto à mente, qualquer pessoa que teve um encontrou com sigo mesmo, sabe que não se deve viver na mente, mas fora dela, e que vivendo fora dela, a existência passa a ser percebida pelo os olhos do observado que a agora utilizará a mente quando for necessário.

Para o inteligente o conhecimento é para memorizar, mas para o sábio ele é para se questionar.

Dou por encerrado minha participação.

PEIXE

----------------------------------------------

Cheguei quando você estava interpretando o cômico, agora vejo que você sabe sobre ilusionismo e drama. Porém, o que pouco você sabe fazer é interpretar texto. Ora, não desisti do diálogo proveitoso, é ele tudo o que quero aqui, mas ele ainda não começou.

Meu caro, a verdade liberta, mas a verdade é algo a ser experimentado, ela não pode ser colocada em letras ou palavras. A verdade é una, a linguagem é dual. Letras, palavras em combinação fazem uma língua, mas a verdade não é uma língua de letras e palavras; ela é experiência. A verdade é única: o único, o uno não pode ser colocado em qualquer linguagem, porque a linguagem depende de dualidade. Se você disser: "Estava olhando para o céu no começo da noite", onde estará o fim do dia? Ora, se o dia se mistura com a noite e a noite se mistura com o dia, o que a linguagem pode fazer quanto a isso? A linguagem depende de dualidade: o fim da noite significa o começo do dia. Mas uma pessoa que está olhando para o céu vê ambos, dia e noite, noite e dia, juntos, se dissolvendo um no outro. A verdade é a dualidade junta, uma unicidade (...).

É muito estranho o seu ponto de vista a respeito do conhecimento! Será que você não está olhando para as coisas através de um óculos? Um óculos é sempre uma barreira entre os olhos e a realidade! Se você não está doente da vista, tire o óculos, veja, você está colocando a vida depois do conhecimento – a carroça na frente dos bois. Tire o óculos! Porque o homem só conheceu de verdade aquilo que viveu. Sigmund Fróide, Carl Gustav Jung, Krishnamurti, Dalai Lama, Osho, Lau Tzu, Basho, Gautama Sidarta, Nietzsche e tantos outros, falaram do que viveram, mas você apenas fala da vida deles, da experiência deles. O que é que há com você? Você não tem vida própria? Diga-me algo das suas experiências!

Ah PEIXE, eu pagaria para ver qual seria a sua nota, se você fosse submetido a uma avaliação, uma medição do seu saber sobre as palavras que você cita – será que você sabe mais do que dizem os dicionários? Ah, como eu gostaria de ver você respondendo sobre cosmologia – sobre pelo menos as leis principais que regem o mundo físico. Gostaria de ver você falar sobre a lei da relatividade – onde ela foi descoberta, como foi descoberta, e desenvolvida. Gostaria de ver você defendendo suas teses sobre estes assuntos – mas com práticos da física! Pensando bem, até uma resumida monografia já me deixaria satisfeito.

Meu caro, você está se enganando, mas não pode me enganar. Você fala influenciado pelo sussurro da informação, mas eu sei que o conhecimento só é autentico quando alcançado existencialmente. Por exemplo, você pode coletar muita informação sobre amor sem jamais ter amado. As bibliotecas estão cheias de livros sobre o tema amor – mas "sobre" amor não é amor, "sobre" verdade não é verdade... Você pode ver, conhecer teorias sobre o amor, pode concluir sobre a natureza do amor, mas, se não amar, qual a vida deste conhecimento? Qual a garantia deste conhecimento? O que você ganha com ele? O que você encontrará por meio dele? Mas você pode se iludir, qualquer um pode se iludir!

O fluxo da vida é um movimento contínuo, não cabe em nenhuma fotografia. A fotografia é estática a vida está em movimento. Porque os livros precisam constantemente de revisão? Ora, porque a vida está continuamente em ação – em uma constante mudança. Você pode pisar na mesma água de um rio duas vezes? É certo que não, mas você formula conhecimento sobre ela, como se ela estivesse parada ali. Ora, o conhecimento é morto a água do rio é viva; o que o conhecimento dirá sobre ela quando ela se dissolver na vastidão do oceano?

Você estuda tudo sobre amor, mas amar significa se deparar com imprevisíveis dificuldades, porque interagir com uma pessoa viva é penetrar no desconhecido. Ninguém sabe o que acontecerá no próximo momento.

Seu senso de humor é mesmo surpreendente, cheio de altos e baixos; hora é terror, hora é drama, mas você terminou com piada, boa piada, a qual passo a repetir: "você no mínimo deve ter uma iluminação especial posto que ate mesmo o sai baba, Krishnamurti, Dalai Lama, Osha precisaram e precisa lê muitos livros e escrituras, por isso percebemos citações de Nietzsche entre outros grandes filósofos como também de lamas em seus escritos - Como posso competir com você se o seu conhecimento é sobre natural não precisa de livros nem de escritura mortas para obter conhecimento." Maarraavviillhhaa, você é ótimo! Kkkkkkkkkkk...

Para finalizar, gostaria de lançar três perguntas – duas delas são inocentes. A primeira é: Porque a carapuça lhe caiu sob medida? A Segunda é: Você se acha mais capaz, mais preparado que os outros participantes desta comunidade? Se não, por que você se levantou como defensor publico, como Chapolim Colorado?

Não sei porque você apareceu com esse martelo de plástico, que só serve para fazer zoada. Não ouvi ninguém dizendo: "E agora, quem poderá me defender?"

LEÃO

"Cheguei quando você estava interpretando o cômico, agora vejo que você sabe sobre ilusionismo e drama. Porém,"

Cômico é você tentar fazer com que as pessoas tenham uma percepção de vida, baseado em seus conhecimentos empíricos, isto sim é uma ilusão – conhecimento que todo mundo tem, algo totalmente subjetivo, isto sim é muito cômico.

"Meu caro, a verdade liberta, mas a verdade é algo a ser experimentado, ela não pode ser colocada em letras ou palavras."

Desculpa-me (rsrsrsrsrsrsrsrsrs) a risada. então tudo que você escreveu até agora eu posso considera como lixo!!???

"A verdade é una, a linguagem é dual. Letras, palavras em combinação fazem uma língua, mas a verdade não é uma língua de letras e palavras; ela é experiência."

Graças a deus que os juizes de direitos não compartilha deste entendimento e nem os réus dependi desta "verdade".

"A linguagem depende de dualidade: o fim da noite significa o começo do dia."

Quanto o seu comentário do dia e noite é realmente engraçado

A verdade não tem nada de dualidade inventa outra. Eu posso dizer anoiteceu como posso dizer amanheceu, posto que ambos tem um fim, e quanto a mistura é simples poesia.

"Será que você não está olhando para as coisas através de um óculos? Um óculos é sempre uma barreira entre os olhos e a realidade!"

Compara uma dificuldade de percepção com os óculos!!!!! Se fosse ao menos com uma catarata que dificulta a visão, Mas tudo bem.

"Sigmund Fróide, Carl Gustav Jung, Krishnamurti, Dalai Lama, Osho, Lau Tzu, Basho, Gautama Sidarta, Nietzsche e tantos outros, falaram do que viveram, mas você apenas fala da vida deles, da experiência deles."

É meu caro, e eu é que sou cômico. Vá lê sabre ávida de muitos destes homens e você verá que muitos fizeram faculdade outros filosofaram espirado por lê livros e mais livros de outros pensadores.

"é que há com você? Você não tem vida própria? Diga-me algo das suas experiências!"

Quando você começa a valar as suas, eu começarei a vala as minhas, ou tudo isso que você escreveu foi de maneira sobre natural jogado em sua mente??????.

"Ah, como eu gostaria de ver você respondendo sobre cosmologia – sobre pelo menos as leis principais que regem o mundo físico."

Bom o que eu sei é suficiente para a verdade que eu defendo, por isso é que eu combato ponto a ponto e você fica só na falácia e jogos de palavras.

"Gostaria de ver você defendendo suas teses sobre estes assuntos – mas com práticos da física! Pensando bem, até uma resumida monografia já me deixaria satisfeito."

Seria impossível não sou físico e de momento respeitaria todos os pontos a bordado por ele não seria imbecil para discutir física com físico mas isto não que dizer que eu não buscasse em outras fontes informações, aja visto que no campo da física meu caro se você lesse um porquinho saberia a confusão que é.

"Você fala influenciado pelo sussurro da informação, mas eu sei que o conhecimento só é autentico quando alcançado existencialmente."

Meu caro você é muito presunçoso nem cristo tentou nos fazer engoli este tipo de conhecimento.
Você no mínimo vai me dizer mas Jesus só pregou a quilo que ele viveu e eu lhe digo Jesus ensinou sobre pecado e o seu mal nunca pecou.

"O fluxo da vida é um movimento contínuo, Porque os livros precisam constantemente de revisão?"

Não faz sensacionalismo!! sim os livros perenizam de revisão mas não é em tudo 2+2 continua sendo 4 e mata ainda é pecado cobiça as coisas aléia ainda é pecado (......) concluindo a vida não é no todo um fluxo posto que a mesma tem que fica presa a coisa estática como não mata 2+2= 4 entre outras

"A primeira é: Porque a carapuça lhe caiu sob medida?"

tudo bem você é esquecido, vamos lá então.

Você não desse: "Quando tenho vontade de ler piadas olho os comentários de vocês"

Vocês no plural no meu português horrível que dizer todos do debati eu faço parte do debate.
Em sua frase você não deixou opção para colocarmos a carapuça você a colocou em todo mundo
Meu caro um sábio não subestima ninguém só um burro.

"Segunda é: Você se acha mais capaz, mais preparado que os outros participantes desta comunidade? Se não, por que você se levantou como defensor publico, como Chapolim Colorado?"

Se você não percebeu não estou defendendo ninguém estou me defendendo de uma acusação. você me acusou de ser um piadista e eu só estou mostrando quem é o comediante aqui.


Conclusão:

Você falar de conhecimento existencial. Meu a tua mente é tão em gessada que o teu conhecimento quando tentado passa para outros, passa ser tão estático quanto qualquer outro que eu tenha lido.

A vida é um fluxo preso a coisas passadas posto que o conhecimento estático continua em peregrinado na própria vida e a ávida para fluir depende do estático ou seja deve fluir por meio das verdades estáticas como a lei de Deus imutável e alei dos homens condigo civil.

Não é querendo encher a tua bola não, mas você é um excelente poeta.

PEIXE

--------------------------------------------------

Estou impressionado com você, com este seu comportamento de andróide! De fato você é engraçado e outras ciosas mais, Mas, a maior parte do seu todo-apresentado, é um profundo vazio. Estou perdendo um valioso tempo, tentando ouvir de você algo novo, mas você só sabe falar das coisas que estou cansado, saturado de saber. Só uma pessoa de ego gordo, vaidosa – e todas as coisas mais que você projetou em mim –, poderia dizer às coisas que você disse. Só uma pessoa inconsciente, poderia pensar que não estudo, que não passei pela escola, que não tenho acesso a internet, que não sei o caminho de uma biblioteca, que não tenho livros, que não sei o caminho de uma livraria. Só uma pessoa não-desperta poderia pensar que não leio que, não examino os conhecimentos não empíricos – sejam eles científicos, filosóficos, religiosos... Meu caro, este não é o ponto! Pare de falar das ciosas que estou cansado de saber.

Olha, já está acessível para todo o mundo o Bhagavad Gita, o Alcorão, a Bíblia, o Tao Te Ching, os filósofos antigos: Platão, Aristóteles, Pitágoras – grande Pitágoras, talvez o mais conhecedor de todos, por ter viajado o mundo de sua época –; os medievais: Agostinho, Thomas de Aquino; os modernos, Kant, Descartes; os Contemporâneos: Marx, Nietzsche, Engels, Freud, os cientistas, físicos como Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein... Leio tudo que está no meu alcance, e a contribuição destes gênios está ao alcance de todos. Quanto a você, não vi conteúdo ativo, apenas passivo. Peço permissão novamente para sair desta arena, já disse que não sou gladiador. E saiba! Tudo que falei de você até agora, foi apenas elogio; mas não me force a empregar tempo para falar dos não-elogios – eu não o farei –, tempo é precioso! Meu caro, se não houvesse tantos bitolados como você, com certeza toda forma de ciência estaria mais rica. Se houvesse mais pessoas para criar e menas para imitar – assim como você –, a ciência estaria mais adiantada. Quero ouvir coisas novas, também quero saber onde está você, vamos estou esperando, se esprema talvez saia algo.

LEÃO

"Tudo que falei de você até agora, foi apenas elogio; mas não me force a empregar tempo para falar dos não-elogios"

Meu caro LEÃO tudo que você quiser explana ao meu respeito saiba que eu lerei, agora lembre-se se for algo contestável eu irei replicar.

"Meu caro, se não houvesse tantos bitolados como você, com certeza toda forma de ciência estaria mais rica. Se houvesse mais pessoas para criar e menas para imitar – assim como você –, a ciência estaria mais adiantada. Quero ouvir coisas novas, também quero saber onde está você, vamos estou esperando, se esprema talvez saia algo".

Eu prejudico a ciência (rsrsrsrsrsrsrs) desculpa as risadas, mas não me agüentei a sua piada é muito engraçada.

Cada ser tem um mundo dentro de si e fora de cada ser tem outro mundo com uma realidade criada a partir da subjetividade de cada ser – é um mundo psíquico com verdades relativas - não que o mundo real não exista, e uma verdade real não exista – claro que existi, Deus os crio mundo real e verdade real.
Eu prefiro o mundo real e a verdade real e o único que nos pode leva a este mundo real e a verdade real é o seu criador Deus na pessoa de Jesus.

Sinto que falei algo do tipo sai babando foi de improviso.

Valeu a conversa menino levado.

PEIXE

-----------------------------------------------

Que parágrafo em?! Não sei como você pode exercer o ofício de orientador espiritual, se o seu conhecimento limita-se a psicologia de Freud, que não vai além dos limiares da mente. Olhe pra você, você é a própria psicologia de Pavlov, e ambas as psicologias – a de Freud e a de Pavlov – estão fechadas em si mesmas e, não estão dispostas a aceitar nenhuma realidade além da mente. E se é assim, como você pode tratar de coisas espirituais e existenciais? Meu caro, existem coisas que não podem ser articuladas. As indicações podem ser dadas, mas as indicações não são articulações. Podemos apontar uma cidade com um dedo, mas o dedo não é a cidade. A placa nunca é a cidade, mas é da placa que você gosta; são as letras o objeto de sua apreciação. Ora, quando você vê uma placa indicando uma cidade, pode acreditar que a cidade existe antes da placa. A placa é colocada num tempo posterior ao tempo de existência da cidade que ela indica. Geograficamente, você vai por um caminho, e a placa está antes da cidade que ela indica; mas no tempo, a cidade existe antes da placa. Se a placa for colocada antes da cidade existir, qual a cidade que ela indicará? Antes dos livros o conhecimento já existia, se não fosse assim o que se colocaria nos livros? Os escritos são a tentativa de explicar o que existe muito antes deles.

Os exemplos que você deu em suas abordagens, não são confiáveis. Veja o exemplo do juiz! Eu fico pensando quantos inocentes foram para a cadeia por determinação deles e quantos criminosos não foram e estão soltos. Para você a moeda só tem um aspecto, uma face, mas eu lhe afirmo que ela tem pelo menos duas. Coloque uma bacia com água na temperatura ambiente, depois aqueça uma das suas mãos e resfrie a outra, em seguida mergulhe as duas mãos ao mesmo tempo na bacia e você verá que a água não parecerá que está em temperatura ambiente. A água parecerá fria a uma das mãos e quente a outra. Ora a água está na temperatura ambiente, ela não pode ser fria e quente ao mesmo tempo – está é a verdade –, mas as mãos estão falando de acordo com a variação. As coisas vivas podem variar e muito, elas sempre variam de alguma forma. Nada no mundo dos homens é definitivo e total, como você pode se agarrar ao conhecimento morto? Meu caro, quebre a fôrma, a vida é uma forma viva e dinâmica.

Por fim, quero dizer-lhe que é lamentável você despreza o empirismo, como se as muitas formas de ciência não tivessem nascido dele; como se as ciências não o usasse como matéria prima para seus produtos "acabados". Se não houver uma doença, uma experiência, uma descoberta laboratorial, como um cientista poderia desenvolver e colocar no mercado uma vacina? Se antes não houver um fenômeno, como um cientista pode buscar uma explicação e fazer uma afirmação? Foi por causa do empirismo que o homem buscou respostas – mas isso não quer dizer que todas as resposta obtidas são confiáveis, e se são, então você é mesmo um chimpanzé ou talvez um gorila "evoluído" – porque é isso o que o darwinismo e o lamarckismo dizem. Dá para acreditar que o macaco retrocedeu tanto? Você fala em replicar, e pensa que replica com a ultima lógica. Você confia na lógica como se ela não fosse a maior de todas as prostitutas. Replique o quanto quiser o conteúdo ficara para quem quiser analisar. Fale, eu quero que você fale porque enquanto mais você fala, mais claro ficará o seu vazio.

LEÃO

"Que parágrafo em?! Não sei como você pode exercer o ofício de orientador espiritual, se o seu conhecimento limita-se à psicologia de Freud, que não vai além dos limiares da mente."

A sua falta de percepção é que esta lhe embaraçando – se eu tivesse um conhecimento limitado como você afirma no limite da psicologia de Freud, eu não seria um orientador espiritual isto é um fato, para ser um orientador espiritual é exigido um conhecimento que vá alem da razão e da lógica e das causas existências.

"E se é assim, como você pode tratar de coisas espirituais e existenciais?"

Sabendo dividir uma coisa da outra algo que você parece não conseguir fazer.
Quando você começa a fala de coisas espirituais não se preocupe que se estiver ao meu alcance eu argumentarei com você sobre espiritualidade.

Meu cara até agora você não se dirigiu a mim com argumentos de cunho espiritual e sim psicológico será que você não esta é confundindo uma coisa com a outra!!!!????

"Antes dos livros o conhecimento já existia, se não fosse assim o que se colocaria nos livros? Os escritos são a tentativa de explicar o que existe muito antes deles."

O que eu acho mais lindo é essa suas comparações "óculos como algo que atrapalha a visão" e "placas e dedos que indica a uma cidade que é estático, com um livro que indica ao conhecimento" que é algo fluente (rsrsrsrsrs) desculpa as risadas.

"Os exemplos que você deu em suas abordagens, não são confiáveis."

E o que você falou que foi confiável até agora???

"Os exemplos que você deu em suas abordagens, não são confiáveis."

E o que você falou que foi confiável até agora???

"A água parecerá fria a uma das mãos e quente a outra."

Para se chegar a uma verdade é simples usasse o método cientifico um aparelho de temperatura e proto. Minha criança para de tentar complica as coisas.

"Nada no mundo dos homens é definitivo e total, como você pode se agarrar ao conhecimento morto? Meu caro, quebre a fôrma, a vida é uma forma viva e dinâmica."

E quem disse a você que eu me agarro com o conhecimento morto – o conhecimento morto para um burro ele nada é, mas para um sábio é um material reciclável não esquecendo a produção independente destes recicláveis.

"Por fim, quero dizer-lhe que é lamentável você despreza o empirismo, como se as muitas formas de ciência não tivessem nascido dele;"

meu caro o empirismo tem o seu reconhecimento cientifico dentro de argumentação filosófica sim, só que no seu caso você é muito contraditório – quando você passa por cima da lógica e da causa que tem a mesma importância ou talvez ate mais que o próprio empirismo.
E a gora me vem fazer um apelo de cunho cientifico na tentativa de justifica toda esta diarréia mental, me faça um favor pare de choraminga.

Você meu caro é pior do que um camaleão em matéria de mudança, muda de assunto de mais - não sei se é para me testa ou é falta de argumento.

PEIXE

-------------------------------------------------------


Você é como a luz de uma vela – é muito limitado –, só vai até certo ponto. Nós ainda nem começamos o debate e você já está reclamando da variação de assuntos, porque diante deles você só sabe execrar. Até a sua técnica de debate é pobre, você só consegue falar em cima do falar dos outros. Veja, você faz sempre assim: cola o que eu digo e depois faz um miserável comentário, o que não passa de um chute. Mas, eu não espero outra coisa de você! Quero apenas deixar claro que você apenas late, mas não morde; quero mostrar que você é vazio e não tem conteúdo. Você não é nada parecido com a escuridão. Se você fosse como a escuridão, teríamos um diálogo de verdade. Mas você é apenas uma fraca luz de vela de aniversário – muito resumido e limitado. Tire uma lição da escuridão, ela é vasta, dela não conhecemos o fim.

A luz da vela vem e vai, mas escuridão permanece. Por isso, os essênios chamavam Deus de escuro, porque a luz que eles conheciam vinha e ai, enquanto a escuridão sempre permanecia. A luz dos homens é apenas um episódio, ela acontece. Você pode fazer com que ela aconteça, mas não pode fazer o mesmo com a escuridão; ela está além de você. Você pode acender uma luz, pode apagá-la, mas você não pode acender o escuro, não pode apagá-lo. A luz que você cria é manipulável. Se estiver escuro, você pode trazer a luz, mas não poderá trazer a escuridão. Você não pode manipular a escuridão, ela simplesmente está além da sua vontade. Você acende uma luz, mas sabe que tal luz é momentânea. Quando o combustível terminar, a luz certamente desaparecerá – mas a escuridão estará presente como sempre esteve desde que a vimos pela primeira vez, ela é estabilidade. A escuridão existe como se não houvesse causa – ela não tem causa. Mas você é um pacote de luz de velas de aniversário, estou acendendo e apagando você, porque você é manipulável. Estou brincando com você, soprando em você, porque você tem um ego vaidoso – você não pode se dar por vencido. Você é um efeito..., apenas uma reação. Quero que você fale algo por si mesmo. Ficarei aguardando.

LEÃO

Meu caro falácia mansa, eu tinha preparado as resposta deste seu argumento, mas eu percebi que você gosta é de falácia então para te agrada eu também vou entra na sua.

Você pediu para quer eu falasse algo de mim mesmo, então lavai:

Batatinha quando nasci se esparrama pelo chão, Maria não tinha o que fazer se apaixonou pelo o João.

O tico e teco quase vão à loucura para produzirem esta frase – espero que tenha agradado, eu sei que o estilo pode ser diferente apesar de ter tentado lhe imitar, mas o conteúdo é o mesmo.

PEIXE

-----------------------------------------------

Essa é mais uma parte do seu conhecimento. Então você é agricultor! Você já plantou batatas? não experimentou o que diz conhecer, então, qual a credibilidade do seu falar? Que tipo de credito eu posso dar as suas palavras? Se você fala do que não conhece, qual o valor do seu conhecimento? O seu conhecimento não pode ter nenhum significado, porque a experiência foi ignorada. Você com esse assim chamado conhecimento, não passa de um cego que coloca centenas de luzes a sua frente, afim de enxergar. Mas assim, você não vai enxergar, não se engane, bilhares de luzes não fariam um cego enxergar. Com esse seu tipo de conhecimento, você permanecerá sem enxergar, apesar de todas as luzes. O seu conhecimento é artificial – é como uma flor de plástico. A distancia, a flor de plástico parece verdadeira, mas quando vista de perto, é fácil perceber que é de plástico. E é isso que estou fazendo, mostrando que o seu conhecimento de longe parece verdadeiro, mas quando analisado de perto mostra-se artificial. O seu conhecimento é antigo, ele tem centenas de anos. Ele não morre, não pode morrer. E no plano dos homens, o que não morre é porque não está vivo.

O seu conhecimento é arbitrário, uma pessoa lhe faz uma pergunta é você pensa: "fulano de tal disse isso e aquilo a este respeito...". Então, você reage dizendo: "sim..." ou "não...". Isso é uma conjectura arbitrária; você conheceu? Você gosta da lógica, você é um fanático dela, você crer plenamente nela. Meu caro, a lógica é uma prostituta, não tem aliança de fidelidade com ninguém. Você pode argumentar e o mesmo argumento será usado contra você. A lógica não responde coisa nenhuma, e o mesmo argumento pode ser contra ou a favor. Mas você gosta de conhecimento, de erudição, porque você é vaidoso e sabe que a maioria das pessoas se enganarão – acharão que você sabe. Você quer impressionar falando sobre as técnicas-náuticas-corporais, Mas "sobre" não é o nadar. A erudição não é o nadar. Ai de você, se o navio em que você viaja naufragar. Procure saber, o saber é sempre original, mas a erudição é sempre emprestada – ela não é sua. Os outros podem ter sabido, podem não ter sabido; você não sabe, mas acredita. Procure a confiança, a confiança é totalmente diferente. Você saboreou algo aí nasce a confiança. A confiança nem é crença, nem descrença. Há pessoas que dizem: "Acredito em Deus" e há pessoas que dizem: "Não acredito em Deus". Acreditar não é a mesma coisa que experimentar, mas a confiança é de quem experimentou (...). A crença é uma pobre substituta da confiança que vem por meio do saber – aliás, ela nem é uma substituta.

Você não acredita no mar – você sabe que ele existe, você confia que a água dele é salgada, você já experimentou. Você não acredita que está lendo isso, você sabe que está aí lendo. A ignorância pode se tornar crença ou descrença, mas ela continuará sendo ignorância. Saber, experimentar é mais necessário do que conhecer. O conhecimento já está terminado – você pode concluí-lo. O saber é um processo – você não pode dizer que ele está terminado. A existência é eterna, como você pode concluir sobre ela? Mas o conhecimento conclui, porque morreu! A erudição lhe dar produtos mortos, mas a experiência de vida lhe dar processos. Você não pode possuir coisa nenhuma na vida, não pode nem possuir a si mesmo. Tente entender três palavras: uma é o CONHECIDO, aquilo que já sabemos; uma outra é o DESCONHECIDO, aquilo que ainda não sabemos. A ciência divide a existência nestas duas palavras: o conhecido e o desconhecido. O conhecido nós conhecemos, o desconhecido nós conheceremos; é uma questão de tempo. Mas ainda existe uma terceira palavra, o INCOGNOSCÍVEL. O homem não pode exaurir o incognoscível. Reveja os seus conceitos sobre o conhecimento – principalmente o seu conhecimento –, que nada mais são que peça de museu, ele um dia já foi novidade, mas isso foi no passado distante. Olhe pra você, ouça, você não sabe falar as coisas do presente, porque quem fala através da sua boca são os defuntos, aqueles que um dia souberam e disseram. Então, você decorou e agora fala ao seu favor. Liberte-se desta geometria euclidiana, porque o final será exatamente o ponto em que você começou. Como sempre, esperando você falar,


LEÃO

sábado, 12 de dezembro de 2009

O SIGNIFICADO DA CRUZ E DO SACRIFÍCIO DE CRISTO


A Cruz tem um sentido profundo, ela é o encontro do horizontal com o vertical. O horizontal representa a humanidade. O vertical representa Deus. O coração de Jesus é o centro, representa o amor redentor - o que faz esta ligação humanidade e Deus. As últimas palavras de Jesus foram: “Está consumado”. Que alegria.

Parabéns Senhor Jesus; parabéns humanidade.

Edson Carmo

O QUE VOCÊ TEM FEITO DESTA OPORTUNIDADE CHAMADA VIDA?!


Você não é o seu exterior. Eu sou o meu interior, não este que é visto no exterior. Ninguém é de fato o seu exterior! Eu sou o que de fato aconteceu a mim. Eu sou o que Deus fez a mim e de mim! Não sou produto das idéias e decisões dos homens. Eu não sou aquilo que hoje é e amanhã não será mais. Por isso não estou aqui para desperdiçar a vida que Deus me deu, vivendo sob o espírito de faraó. Sei que deste mundo nada levarei das coisas que amealhei no exterior. Assim, não pertenço ao mundo que valoriza o Ter, e sim o Ser...


Aqui estou sendo cuidado pelo amor incondicional de Deus pela minha vida, o que me deixa em estado permanente de paz e alegria. Pra muitos tenho testemunhado desta gloria, do meu amor, da minha confiança... A minha abordagem para o meu próximo é basicamente para torná-lo livre do passageiro e entregar-se ao Eterno.


É bom ouvir: “o Edson me ajudou muito”, mas trabalhar apenas para isso é pura vaidade. Eu não quero que ninguém seja dependente de mim, e sim de Deus. Qualquer tipo de dependência a coisas humanas é escravidão. Eu tenho feito todo esforço para torná-los conscientes da liberdade e da capacidade absoluta que todos têm de crescer.


(...)


O que você tem feito, qual a sua escolha?


Edson Carmo

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

QUEM NÃO SE AMA, NÃO PODE AMAR A MAIS NINGUÉM!


Para amar de verdade, em primeiro lugar é preciso amar a si mesmo. Se uma pessoa não amar a si mesma, nunca será capaz de amar um outro alguém de verdade. E jamais este alguém sentirá prazer no seu amor. A pessoa que não ama a si mesma, ao se relacionar com outra pessoa estará apenas fingindo amá-la. Se a pessoa não puder ser amável consigo mesma, como ela poderá ser amável com as outras pessoas? Lembre-se: Qualquer coisa que a pessoa for consigo mesma, ela será com as outras pessoas. Se uma pessoa se detesta, ela irá detestar as outras pessoas também. O Mestre Jesus disse: “Amai o próximo como a ti mesmo”. O que significa isso?

Mas neste mundo a maioria nunca é educada a entender que a primeira pessoa que se deve amar é a si mesma! As pessoas não vêem sentido nisto, então perguntam: “Amar a si mesma?” As pessoas sempre pensam que para amar, precisam de uma outra pessoa. Mas se a pessoa não aprender consigo mesma a amar, não será capaz de praticar o amor com mais ninguém.

Muitas pessoas não conseguem amar, porque simplesmente não aceitam nem a si mesmas! Existem muitos “deveria” pendurados sobre a cabeça das pessoas. Todos esses deverias, são quase impossíveis de serem satisfeitos. Quando uma pessoa não consegue satisfazê-los, então ela começa a si condenar. Uma profunda raiva surge dentro dela em relação a ela mesma. Como uma pessoa assim pode amar as outras se não ama a si mesma? Assim, as pessoas simplesmente fingem, elas simplesmente demonstram que são amorosas. No fundo elas não são amorosas com ninguém. Esses fingimentos são bons por pouco tempo, depois o colorido desaparece, a realidade se revela e...

As pessoas fingem que estão amando. O pai diz que ama o filho, o filho diz que ama o pai, a mãe diz que ama a filha e a filha segue dizendo a mesma coisa. Irmãos dizem que amam um ao outro. Todo o mundo conversa a respeito de amor, canta canções de amor, mas será que se pode encontrar outro local no universo tão destituído de amor? Parece que todas essas poesias são apenas compensações. Porque as pessoas não conseguem amar, elas têm que acreditar de alguma maneira, através da poesia, da canção, que elas amam. O amor está absolutamente ausente porque a primeira pessoa que deve ser amada ainda não foi amada; e o primeiro passo é: aceitar-se como é. A pessoa deve ser simplesmente ela mesma.

Se aceite e dentro de você não haverá qualquer conflito, qualquer desamor. Aí sim, você terá amor por si mesmo. As rosas desabrocham tão lindamente porque elas não estão tentando se tornar bonitas. Tudo na natureza segue tão belamente em harmonia porque ninguém está tentando competir com algum outro. Ninguém está tentando se tornar algum outro. Tudo é do jeito que é. Então, veja o ponto! Seja apenas você mesmo e lembre-se de que você não pode ser alguma outra coisa – faça o que você fizer. Todo esforço para isso é fútil. Você tem que ser simplesmente você mesma. O melhor que uma pessoa pode ser é ela mesma. Isso é o mais perfeito amor!

Edson Carmo

domingo, 6 de dezembro de 2009

O AMOR ARREBATADOR


Muitas pessoas me perguntam se alguém pode amar muitas vezes. Entendendo do que se trata respondo: sim, pode, porque o amor tem vida própria, ele não depende de outra pessoa para existir, ele só depende do amante, ele está no amante. É claro que o amante só poderá amar, dar o seu amor se encontrar a amada – porque se isso não acontecer, o amante amará quem? Assim o amor sempre existe, a grande questão é encontrar o amado, a amada.

Mas o amor que arrebata todo o ser, que aquece o viver, que inebria a alma, que faz a pele se unir ao ser, que sobrevive a dor, que paga a si mesmo com o privilégio de existir, e não pode deixar de ser o que é... Sim, esse amor só acontece uma vez. Este amor poucos conhece. Os que o conheceram nunca o deixaram, pois esse amor se instalou no cerne da alma. Os que tentam viver outra vida depois disso sofrem e não conseguem fingir. No seu quarto nunca mais terá apenas duas pessoas, mas três. Quem tentar suportar a carga de quem vive sob o encanto desse amor ganhará pouca atenção, mesmo sem merecer; e se sentirá estranho e desprezado, mesmo que entregue todos os seus bens por ele. Pois esse amor não está à venda e nem se impressiona com hotéis, viagens, riquezas e honrarias. Um barraco serve eternamente aos confortos desse amor, se o amado, a amada estiver ao lado.

Esse amor arrebatador acontece uma única vez e quem um dia o beijou achará todos os demais lábios frios como se fossem de gelo. Quem não quiser sofrer, não escolha beijar quem já beijou e foi beijado pelo amor arrebatador!

Edson Carmo

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PRESENTE NÃO É MERECIMENTO


Quando alguém completa aniversário, as pessoas costumam preparar uma festa. Mas nunca se sabe se é para comemorar de fato o nascimento do aniversariante ou, se é para ostentar e lançar redes sobre presentes. A questão é que quando alguém vai a festa e não leva consigo o tão esperado presente, o que mais se ouve é: “olhai aí, fulano é muito cara de pau, veio na poita!” Ora, presente é algo que se dá, não algo que se troca. Veja, faça um teste, se você não der presente certamente não vai receber presente.

Presente não deve se dar por merecimento nem por recompensa, porque assim ele não será oriundo de amor. Merecido é salário, recompensa é salário. E se alguém me paga um salário, então ela não está me dando nada, eu estou me dando através do meu trabalho.

As pessoas costumam dar presente somente à aquelas que também lhes dão. No fundo ninguém está dando nada a ninguém... Vivemos um tremenda ilusão.

Edson Carmo

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

SABEDORIA IGNORADA


Você conhece o seu corpo? Você já percebeu como ele é inteligente? Qual o nível de amizade que você tem com ele? Estou fazendo estas perguntas porque todo o nosso modo de viver colabora para fazer-nos esquecer de nosso corpo. Observe, todo nosso treinamento afasta-nos do corpo até o ponto de não ouvirmos mais a suas voz. Desde a mais tenra infância somos forçados a ignorar nosso corpo! Veja, uma criança de braço chora, ela está com fome, mas sua mãe está orientada pelo pediatra a só alimentá-la em três em três horas. Então a mãe dá ao bebê uma chupeta, um consolo de plástico e, a criança dorme ao ser desviada de sua fome, dorme após terem ignorado o pedido do seu corpo. Agora a criança está dormindo, mas quando completar o período de três horas, ela será acordada e desviada do seu sono, do seu corpo. Na natureza não é assim, a natureza não conhece por si só o não natural, este é o motivo dela não produzir, obesos, míopes, insônia, loucos... O homem está distante da natureza, porque está insensível as reais pedidos do seu corpo. O homem está orientado pela mente que o manda comer em horário específico, mesmo quando não há fome; a dormir em horário determinado, mesmo não estando com sono...

Na natureza o homem é o único alienígena!

O corpo é inteligente, ele está transformando tudo em consciência, em voz, em força; ele é uma das mais antigas sabedorias. Escute-o!

Edson Carmo

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

VIDA NÃO É MONOTONIA!


A vida não deve ser desperdiçada em repetições. Vida só é vida quando há espanto, quando ainda é possível descobrir coisas novas. Até o amor precisa renovar-se a cada dia. O ambiente monótono, as mesmas coisas de sempre, fazem com que o mais lindo canto fique monótono. Mono + tom = um tom: seja ele de cor, seja ele musical, seja ele... Não se faz música linda com uma só nota, assim como não existe paisagem bela com uma só cor. É deprimente passar a vida na monotonia. Por isso mesmo Deus criou toda vastidão e diversidade. E o que foi que Ele fez? Deus colocou um pedacinho dEle mesmo em cada coisa que criou. Deus se pôs nas flores, no arco-iris, nas nuvens, nos peixes, nas árvores, nas frutas, no vento, nos perfumes, nas estrelas... Deus não gosta só do calor, Ele também fez a brisa, o frescor.

Olhe para os vitrais maravilhosos das catedrais, feitos com milhares de pedacinhos de vidros coloridos – nenhum individualmente é belo! É preciso que todos os pedacinhos estejam juntos; nenhum é mais importante que o outro. Assim termino dizendo que apenas na diversidade dos tons, dos dons... podemos encontrar o prazer da vida.

Edson Carmo

sábado, 28 de novembro de 2009

A INCAPACIDADE DE AMAR E SER AMADO É A DOENÇA E TAMBÉM A ÚNICA MORTE DO SER HUMANO


Tudo o que é doença no homem é causado pela falta de amor. Tudo o que está errado com o homem, está de alguma forma associado ao desamor. Ou o homem não tem sido capaz de amar, ou ele não tem sido capaz de receber amor. Sem plantio não tem colheita, e essa é a miséria mais básica do ser humano!

Existem as doenças físicas e doenças mentais, na origem, todas essas enfermidades são fomentadas pela falta de amor. Investigue e você verá!

O homem sem amor usa o outro, reduz o outro a uma coisa – a uma mercadoria a ser usada. Isso gera o sentimento de escravidão. E quando o homem se sente uma coisa, a sua liberdade desaparece, porque a sua liberdade somente existe quando ele sente-se uma pessoa. Quanto mais o homem sente-se uma pessoa, mais livre será; quanto mais o homem se sentir um objeto, uma coisa, menos livre será. E liberdade é a saúde!

Veja: Os móveis de seu quarto não são livres. Se você deixá-los em um quarto fechado e voltar muitos anos depois, os móveis estarão nos mesmos lugares, com a mesma disposição. Eles não se arrumarão numa nova disposição. Eles não têm liberdade. O homem objeto não é só um doente, mas também é uma espécie de morto – um miserável!

A miséria produz a fome, a fome a doença, a doença a dor e o sofrimento, o sofrimento a morte.

Assim como o alimento é necessário para o corpo, o amor é necessário para a alma. O corpo não consegue sobreviver sem alimento, e a alma não consegue sobreviver sem o amor.

Sem amor não há vida, sem amor há sobrevida – o homem fica abaixo da vida! Essa é a única doença e também a única morte.

Edson Carmo

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

UM MEIO MUITO USADO PARA CHAMAR A ATENÇÃO


Há um tipo de sofrimento que é um meio muito sutil, um truque para chamar a atenção. A maioria dos sofredores que conheci, eram apenas pessoas que gostavam de chamar à atenção. Esse chamado de atenção muitas das vezes era por pura vaidade, uma tentativa de dizer: “ninguém agüenta o que eu agüento.” Outras vezes era uma artimanha ladina, uma forma de atrair carinho, apoio e atenção. É por isso que é tão difícil esse tipo de sofredor abandonar o seu sofrimento, ele está identificado com os elogios, os carinhos... Esse é o seu único tesouro, e ele não quer perder.

Sofrimento não é dor. A dor é biológica, o sofrimento é psicológico. A dor é existencial, mas o sofrimento é do pensamento. Quem sofre com aquilo que não vê? Tem um velho provérbio popular que diz: “o que os olhos não vêem o coração não sente.” Mas a dor!? Precisamos ver a causa da dor para que ela exista?! Não, ninguém precisa vê a causa da dor para senti-la! Você não pode evitar a dor, mas pode viver sem esse tipo de sofrimento. O único sofrimento inevitável é o sofrimento por amor, mas o sofrimento para ser amado, esse sim pode ser evitado.

Edson Carmo

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

UM TEXTO PODE SER UM ESPELHO PARA VOCÊ


É possível que você goste das coisas que estou a escrever! Se você gosta, então tem um por quê: é que meu texto é um espelho onde você si vê. Quando lemos, estamos em busca da nossa identidade... Quando conseguimos nos vê, então dizemos: “É isso mesmo! É verdade!” Quando não conseguimos nos vê, então dizemos: “É mentira! Nada disso é verdade!” Assim, se meus textos não dizem nada para você, não é minha culpa – é que eles não são espelhos para você.

Edson Carmo

TER E SER


A imagem de uma pessoa não é a verdade dela. As suas palavras também não são. A verdade é aquilo que experimentamos na pessoa ao convivermos com ela. Se a pessoa fosse a sua imagem, então as modelos de passarelas seriam perfeitas; elas não fariam nada feio, elas não fariam ninguém sofrer e também não sofreriam. Se a pessoa fosse as suas palavras, então ela nunca teria culpa. Ter um linda imagem, Ter oratória sempre defensória não é Ser. Somos aquilo que fica claro no convívio íntimo.

Edson Carmo

terça-feira, 24 de novembro de 2009

O VALE E O PICO DA MONTANHA


A tristeza assemelha-se ao vale e a alegria ao pico da montanha. A alegria parece muito difícil de ser alcançada, mas não o é. Na realidade a alegria não necessita de esforço algum, simplesmente porque ela é o nosso estado natural. A tristeza sim, esta necessita de um esforço para ser alcançada. Veja, as pessoas estão fazendo de tudo para serem tristes, estão fazendo de tudo para abandonar o original: a alegria. O natural, o simples nunca têm valor, por isso o homem luta incansavelmente pelo que há de mais complexo. Lembre-se, a alegria é natural, a tristeza anti-natural, tudo que o homem está tentando fazer não é nada simples, daí toda sua tristeza.

Edson Carmo

sábado, 21 de novembro de 2009

SELO HiStO é HiStÓrIa


Lumena Oliveira [http://amoralya.blogspot.com/], grato pela lembrança.

Selo HiStO é HiStÓrIa é para aqueles blogs que fazem história de verdade ... é um selo oferecido aquelas pessoas que fazem com amor e carinho aquilo que gostam e que tem uma paixão em conhecer o seu mundo, o mundo do outro, o mundo de hoje e o mundo de ontem.
As regras são:

Deve indicar 5 (cinco) blogs;
Sempre postar o link da origem do selo ( http://www.dougnahistoria.blogspot.com/);
Sempre postar o link do blog que te ofereceu o selo;
Continuar sempre fazendo história;

Blogs indicados:

http://amoralya.blogspot.com/
http://renerbrito.blogspot.com/
http://antoniocaldasconineto.blogspot.com/
http://projetoindo.blogspot.com/
http://jacksonlocutor.blogspot.com/

NO AMOR NÃO HÁ EGO, PORQUE O AMOR LANÇA FORA O EGO.


Tudo que vem do EGO, pela própria natureza das coisas, é veneno. O EGO é o solo envenenado que contamina toda árvore, desde a raiz até o seu fruto. Se a árvore está plantada em tal solo, mesmo que ela produza uma bela maçã, esta estará envenenada. Se alguém diz lhe amar e o EGO estiver presente, então esse “amor” será possessivo, ele lhe aprisionará. Tal “amor” lutará, criará barreiras, cadeias, algemas, correntes... para que você não se afaste dele. Porque ele depende de você, ele é apenas uma dependência. Se alguém diz amar, mas tem EGO, então este “amor” professado será apenas um fingimento, porque este “amor” não será em nome de uma dádiva incondicional, mas em nome de uma necessidade pessoal. Quando o amor está presente, então o amante não estará preocupado se quem ele ama lhe ama. Seu amor é natural – assim como o fogo é quente. Mesmo que o objeto do seu amor não esteja presente, seu amor continuará quente. Se o amado está presente ou não, o amante continua igual, permanece o mesmo. Se houver mudança, então estará clara a existência do EGO e a ausência do amor. A flor exala o seu perfume, mesmo se não houver ninguém para apreciar, inalar. A flor oferece seu necta, mesmo que não haja abelhas e beija-flor.

Edson Carmo

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

COM QUEM VOCÊ ESTÁ SE RELACIONANDO?


Você tem olhado seu amigo, sua amiga, seu namorado, sua namorada, seu esposo, sua esposa, seu chefe... Mas o que você tem visto? A imagem, correto? A imagem que você vê é a formação de que? Das ações e reações dessas pessoas, certo? Essas imagens também são resultados do seu gostar e do seu desgostar, correto? Então o que constitui seus relacionamentos? Uma imagem, um pensamento, correto?

Temos criado imagens, pensamentos a respeito das pessoas e as pessoas a respeito de nós. Mas a relação entre duas imagens é correta? Como podem duas imagens, que são o resultado do pensamento, do medo,..., proporcionar alguma relação de afeto ou amor?

Ter uma relação com o outro só é possível quando não há imagem. Para estabelecer uma verdadeira relação é necessário destruir a imagem, porque não há amor entre duas imagens. Como posso amá-la, amá-lo e você me amar, se você possui apenas uma imagem de mim, e eu uma imagem, uma idéia ao seu respeito?

Edson Carmo

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ENERGIA


É habituê alguém dizer: “não vou gastar minha energia nisso.” A energia não pode ser gastada, a menos que não seja utilizada. Quando a energia é utilizada ela é também renovada. Pela manhã a folha está úmida com o orvalho da madrugada. Com o calor da manhã ela fica ressecada, então ela recorre ao galho para repor a água extraída pelo sol; o galho fica ressecado e recorre ao caule; o caule a raiz; a raiz ao solo... Não se preocupe com a sua energia, se você a utilizar, ela vai se renovar.

A natureza de Deus é perfeita!

Edson Carmo

terça-feira, 17 de novembro de 2009

COMO LIVRAR-SE DO SOFRIMENTO


Deixe o sofrimento amadurecer. A maturidade é o máximo, só a fruta madura cai no chão e morre. Se a fruta for arrancada ainda verde, isso ferirá a árvore, e trará mais dor. Você não tem com que se preocupar, a fruta madura sempre abandona a árvore, e o faz espontaneamente.

Lembre-se: A morte é o pico – o final da vida. Nenhum sofrimento pode si acabar se não completar seu ciclo: nascer, crescer, produzir desconforto e morrer. Então não tente abandonar o sofrimento, se você abandoná-lo você estará si enganado. Porque desta forma ele nunca desaparecerá, posto que nunca atingirá a morte. Assim, o sofrimento estará vivo em algum lugar, e em vez enquanto voltará para lhe visitar.

O sofrimento pode ser uma prisão, mas é necessário. O ovo pode ser uma prisão para o pintinho, mas sem ele o pintinho não pode crescer. Não se preocupe com o desconforto, o ovo vai quebra e o pintinho vai si libertar.

Edson Carmo

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A EVIDÊNCIA DO AMOR


Mesmo que nossos olhos não vejam a chuva, ainda assim saberemos que ela aconteceu através da umidade presente no solo. Assim, não saberemos do amor apenas na contemplação dos amantes, mas também por experimentarmos a alegria, a paz, a mansidão, o domínio próprio e tudo aquilo que ocupa espaço em nossos corações, não permitindo que se instale neles a mágoa, o medo, a inveja, a ira e as muitas forças que geram a violência.

Lembre-se: O sol não é diferente do brilho do sol, mas o brilho do sol não é o sol. Pode ser que o brilho do sol penetre em seu quarto pela janela, mas isso não quer dizer que o sol está em seu quarto.

Não experimente apenas o brilho do amor – conheça-o!


Edson Carmo

SELO / HOMENAGEM


Recebi esta homenagem da querida Rejane do blog: www.rejane-meucantinhoespiritual.blogspot.com/

Funciona assim:
- Escolho dez amigos para declarar a minha amizade e os nomeio num post.
- Em seguida visito seus blogs e comunico a nomeação.
- Cada um deverá nomear mais dez, e assim sucessivamente.
- Não há prêmios, apenas nossa declaração sincera de afeto. Quer prêmio melhor que esse?

Meus indicados são:

Lumena http://www.amoralya.blogspot.com/

Rener http://renerbrito.blogspot.com/

Gleilson http://gleilsonalves.blogspot.com/

Jackson http://jacksonlocutor.blogspot.com/

Débora http://debicamargos.blogspot.com/

Dark Angel http://almadarkangel.blogspot.com/

Lourdes http://busquesantidade.blogspot.com/

Eduardo http://saladopensamento.blogspot.com/

Angela http://entremeios-angela.blogspot.com/

Lih http://lifeisbeautiiful.blogspot.com/

sábado, 14 de novembro de 2009

A ÚNICA IMPERFEIÇÃO


A vida só é boa quando você à aceita como ela é. Se você colocar na mente uma idéia de como ela deve ser, então tudo será ruim. A vida é bela quando ela permanece simples, mas as pessoas estão fazendo de tudo para complexá-la, complicá-la. Por isso tanta feiúra, tantas coisas feia estão acontecendo a todo instante em nosso planeta. Se você é branco, e acha que estaria melhor se fosse negro, então sua vida não passa de uma grande tristeza. Se você é baixo, e acha que ficaria melhor se fosse alto, então sua vida será sempre um profundo descontentamento. A vida é bela exatamente como ela é. Alguém é negro e alguém é alto! Qual o problema que há nisso? O pardal não é menos feliz que a arara por ele ter menos cor e tamanho que ela. A grama não se sente menos feliz que as maiores árvores. A natureza é simples, é harmônica, não há complicação nela, cada um é o que é, e está muito feliz com isso. Tudo está perfeitamente bem, tudo é como deve ser, porque não há nenhum deveria na mente da natureza. A vida só é vida se estiver como deve ser, se o homem buscar outra coisa não achará nenhuma outra vida. Portanto, largue esta idéia de que a vida é imperfeita; caso contrário você a tornará imperfeita, porque uma vez que você traga a idéia de que não está bom, então você estará criando a imperfeição.

Ninguém é imperfeito, mas dizemos que ninguém é perfeito porque ninguém é como gostaríamos que fosse. Assim a única coisa imperfeita é a nossa pretensão.


Edson Carmo

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O MECANISMO DA MENTE


A mente é um programa que se atualiza de tempo em tempo. De tempo em tempo surge uma nova idéia, algo superior, mais convencedor apresenta-se. Então termina um velho ciclo e começa um novo ciclo. Então a mente fragmenta-se, abre-se uma porta; há uma transição, ela permite penetração. E nesta permissão de penetração surge a mudança, define-se um novo formato, ela atinge outro patamar. A mente não pode suportar um regime por muito tempo. A mente cansa-se do que permanece por muito tempo, ela sempre anseia por uma nova experimentação.

Edson Carmo

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

UMA TÉCNICA PARA SI CONHECER


Não é possível conhecer a si mesmo sem antes ser você mesmo. Se você não for você mesmo, quem você vai encontrar? Quem você vai conhecer? Se você caminhar na busca do auto-conhecimento de forma mecânica, só porque Paulo e Sócrates mandaram; receio então que não encontre nada além do ego. Mas, se você entender existencialmente que é de importância vital entender-te, é certo que o encontro consigo acontecerá. Outra coisa é preciso saber: uma pessoa só pode si conhecer em relação, porque a vida toda é de relação. De nada serve sentar em um isolamento para meditar em si mesmo. Ninguém pode existir sozinho. Só existimos em relação com as pessoas e com o meio em que estamos inseridos. É com a percepção da minha relação com as idéias, as coisas e as pessoas, que posso compreender a mim mesmo. Qualquer outra forma de compreensão é mera abstração, e não posso estudar-me abstratamente, não sou um ser abstrato, portanto, tenho de estudar-me na concretude – assim como sou, não como gostaria de ser.

Edson Carmo

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

QUEM FALA NO TEXTO, O AUTOR OU O LEITOR?!


Palavras são tomadas como ingredientes para a comida do leitor. Quando alguém está lendo, este alguém se torna dono das palavras. Então através de suas próprias receitas, cozinha aquilo que quer comer. Na cozinha da interpretação as palavras não podem fazer nada. Lá, o cozinheiro, o leitor é quem tem o poder de manuseia-las, e ele sempre as manipula ao seu próprio gosto, a sua própria maneira. Ora, as pessoas sempre buscam fazer os pratos que gostam – pratos que satisfaçam seus gostos.

Assim, quando uma pessoa gosta de uma escritura, ela gosta não porque está concordando com o que está escrito, mas porque de alguma forma o que está escrito concordou com ela.

As palavras quando saem do autor, elas saem vivas, e na tentativa de usufruir delas o leitor quase sempre as assassinam. Portanto lembre-se: A mensagem só enriquecerá você se estiver viva. O autor só estará falando a você se ele puder se defender. Portanto o que ele escreve deve ser conservado, não manipulado, falsificado. Se isso acontecer não será o autor quem estará falando, e sim você! Este é todo o perigo!


Edson Carmo

2ª PREMIAÇÃO DESTE BLOG


Recebi e estou grato ao meu amigo José Rener, do blog reflexões. Obrigado meu amigo, por mais essa premiação.

Segundo o regulamento vocês devem repassá-lo a dois Blogs e responder à seguinte pergunta:

"O que seria necessário fazer ou mudar, para vivermos num mundo melhor?"

Resposta: AMAR INCONDICIONALMENTE.

Repasso para:
José Rener do blog Reflexões (www.renerbrito.blogspot.com)
Lumena Oliveira do blog Amoralya (www.amoralya.blogspot.com)

domingo, 8 de novembro de 2009

VOCÊ É NECESSÁRIO ASSIM COMO É!


Ficar comparando coisas gera duas grandes doenças: uma é o complexo de inferioridade e a outra é o complexo de superioridade. A comparação gera a inveja, o medo, a vaidade, bem como toda “sorte” de desequilíbrio. Quando você não vive de comparações, você fica centrado e, toda inferioridade ou superioridade desaparecem para que então você seja exatamente como você é de verdade.

Você não é pequeno, nem grande – isso é bobagem –; você é simplesmente necessário. O sol é tão necessário quanto à lua, à lua é tão necessária quando o canto dos pássaros. Sem o sol, sem a lua, sem o cântico dos pássaros o mundo seria menor, menos rico.

Se tudo que existe é necessário, tem um propósito Divino, então você não é um acidente, você é necessário exatamente como ele lhe fez, Deus não lhe fez em vão!

Edson Carmo

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

AMAR E MEDITAR


Há momento de oferecimento e há momento de recolhimento. Há o momento de falar e há o memento de silenciar. O ser humano é assim: por vezes está exteriorizando e por vezes está internalizando. Quando você estiver em recolhimento não faça disso um problema, não se sinta culpado – ninguém consegue permanecer em oferecimento vinte e quatro horas por dia. Todos precisam de um momento de descanso.

Quando você estiver cansado da multidão, é momento de entrar em solidão.

É claro que os que gostam de você não querem lhe ver recolhido, mas é preciso estar um pouco consigo.

Quando você não quiser se relacionar; quando você não quiser compartilhar; quando a sua energia não estiver se movendo para fora, vá para dentro de seu ser, ela estará fluindo lá, então é o perfeito momento para si analisar e transformar.

Quando você se sentir frio, feche as portas para os relacionamentos, para o estar com as outras pessoas. Ao sentir que você está frio, vá para sua casa interior e relacione-se com você mesmo. Esse é o momento certo para aprender, para crescer.

E quando você voltar a se sentir quente, caloroso, mova-se para fora... Aprenda a usar bem ambos os estados – tudo dará certo.


Edson Carmo

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

MEDO


O medo é o seu vazio! Se você vai todo dia ao trabalho, como poderá ter medo de errar o itinerário? Você conhece bem o caminho, está cheio da certeza de conhecê-lo direitinho – como terá medo? O medo não é a sua memória. Memória é algo que aconteceu, medo é algo que está acontecendo. Quando você está com fome, sua fome não é fruto da memória, e sim uma necessidade, um vazio no presente. Assim é o medo: o seu vazio, a sua fome de todo tipo de segurança.

Edson Carmo

terça-feira, 3 de novembro de 2009

A DIFERENÇA ENTRE PREÇO E VALOR


As coisas gratuitas geralmente não recebem valor algum. Se uma coisa tem um preço as pessoas guardam, valorizam e muito. Por que as pessoas não costumam dar valor aquilo que não tem preço? É simples, é porque elas só sabem sobre preço e não sobre valor. Tudo neste mundo é pago, por tudo você tem de pagar. Quanto maior o preço que você paga por uma coisa, maior será o valor que você dará a ela. Neste mundo as coisas que tem mais valor são exatamente as coisas menos valorizadas. Qual o valor do oxigênio? Quanto se paga por ele? As pessoas não sabem o verdadeiro valor do oxigênio a menos que esteja morrendo por falta de ar.

Conta-se que Alexandre o Grande uma certa vez foi indagado por um mestre indiano com a seguinte pergunta: “se você estivesse no deserto morrendo de sede, e eu tivesse um cantil cheio de água, quanto você pagaria por ele?” Alexandre disse: “nesta condição eu pagaria com a metade de tudo que tenho”. Então o mestre disse: “eu não venderia por menos de todo o seu reino, o que ele lhe valeria se você morresse?” Alexandre concordou e o mestre riu dizendo: “o que você está fazendo? Você está perdendo toda a sua vida por um cantil de água, é isso?” Que loucura o mundo entende as coisas de forma invertida. As coisas que realmente precisamos não tem preço, mas são as mais valorosas para a vida. O sol é gratuito, a água está nos rios, o oxigênio no ar... mas as pessoas estão desperdiçado toda suas vidas por aquilo que não é essencial. Essa é toda a agonia, toda a miséria humana.

Edson Carmo