sábado, 17 de abril de 2010

EFEITO E CAUSAS


Vemos muitas coisas horríveis neste mundo e dizemos: “Que sentido há nisso?”

Uma coisa terrível acontece com um e traz um alerta para uma multidão. Alguns cometem erros, se dão mal, e isso serve para o arrependimento de muitos.

Se tirarmos uma peça de um quebra-cabeça e mostrarmos para alguém, então isso parecerá sem sentido, porque a mente humana não pode entender fragmentos, ela só pode entender o completo. E o mundo é um grande quebra-cabeça e cada peça deste quebra-cabeça é um acontecimento.

Cada momento é o que é, porque não pode ser outra coisa. E os momentos ruins devem funcionar como uma reflexão profunda. Porque quanto mais seres humanos vejam a loucura da mente, mais mudança chegará a este mundo.

Portanto não entre na loucura, se não você se tornará louco, louca. Você pode olhar para a loucura, perceber, mostrar a sua conseqüência aos outros, mas não deve lutar com ela – ela lhe arrastará para dentro dela. É isso que acontece: violência gera violência. Se você lutar contra um homicida e matá-lo, será homicida também. Seja bom apenas em mostrar o mal, para que a visualização dele traga mudança a todos.

Edson Carmo

26 comentários:

angela disse...

Bonito Edson, bem bonito
beijos

Edson Carmo disse...

Obrigado, Angela!

Edson Carmo

Lumena Oliveira disse...

A mente que não tem medo vive no presente de forma completa e total?

Eu, para compreender isto, preciso de compreender a estrutura dos meus pensamentos, a estrutura das recordações, as estruturas do tempo.

Consigo observar o medo sem nenhuma opinião, sem nenhuma interferência do conhecimento, que se acumulou através do medo?

Portanto o medo, a loucura, o amor, a morte, a violência etc., são fragmentações do pensamento. Assim, a mente não pode observar como um todo.
A mente só pode entender o todo, o completo, estando em quietude, ocupada com o diálogo interior.

Abraços,
LUmenA

Edson Carmo disse...

Querida amiga Lumena,

O que você está falando é verdadeiro, mas não é a Verdade. Existe uma diferença entre verdadeiro e Verdade. Quando a mente aí está, e está no limite de desaparecer para a chegada da Verdade, então Ela – a Verdade – é “conhecida”, visualizada. Somente quando a mente não está, à Verdade manifesta-se. Antes, no máximo, Ela é apenas “conhecida”. O fogo pode ver o oceano, e pode ver cada vez mais ao se aproximar dele. Ele não o experimentou, porque o fogo não pode experimentar a água, então tudo o que pode fazer é conhecê-la no limite máximo, porque a experiência com ela, o envolver-se com ela, o mergulhar nela, vai destruí-lo. Então não existirá um relato da verdade, o verdadeiro, e sim a Verdade.

Luz e Paz,

Edson Carmo

Juliana Carla disse...

Boa tarde Edson!

O seu cantinho inspira uma das maiores riquezas: o dom da palavra. Por isso você acaba de ganhar o selo “Prêmio Blog de Ouro”!

Passe no Braille da alma e retire o seu. Ele está no canto direito da página.

Parabéns!

Bjuxxx e xerooo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Juliana Carla,

Obrigado pelo seu incentivo a esse trabalho.

Quero agradecer também pelo carinhoso prêmio, logo seguirei o regulamento, mas já colei no meu blog.

Abraço grande do amigo,

Edson Carmo

jair machado rodrigues disse...

Caro Edson, entendo assim também, porque mesmo eu matando em legítima defesa, e mesmo assim me tornaria um homicida, digo isso que já ocorreu comigo, tive a oportunidade de ferir como seria ferido, mas não fiz, e é num momento que não se tem muito tempo para refletir, mas eu não consegui, acho porque rezei o tempo todo quando estava perdendo a "luta". De´pois "cada momento é o que é, porque não pode ser outra coisa". Grande abraço e que Deus esteja sempre em nossos corações.

Edson Carmo disse...

Sim meu amigo Jair, exatamente!

Obrigado por complementar meu texto.

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Maxwel Quintão disse...

Coisas negativas geram coisas negativas e coisas positivas geram coisas positivas, por isso vamos pegar nas coisas positivas e gerar coisas positivas e pegra nas coisas negativas e transformá-las em coisas positivas para que tudo seja positivo no final.
Desculpa a repetição
Abraço amigo
Maxwel

Edson Carmo disse...

Querido amigo Maxwel,

Repetição boa. Tens razão, é possível muita transformação.

Obrigado, abraços do amigo,

Edson Carmo

Anônimo disse...

Pensamento positivo,atrai coisas positivas.Pensamentos ruins,atrai coisas ruins.Por isso vamos sempre pensar positivo e semear amor,nesse mundo tão louco.

Dark angel disse...

Os dias vão decorrendo e a inconsciência do tanto que se vai passando pelo mundo, impede-nos de chegar à raiz verdadeira das coisas. Ela esconde-se na fragmentação de acontecimentos, que, aqui e ali se vão passando, e normalmente quando estes fragmentos se juntam é que ela é apreendida, muitas vezes tarde. Sim, Edson, é importante estarmos atentos, e se pudermos, mostrarmos essa visão das coisas ao nosso lado. Porque no alerta de mentes, talvez a mudança aconteça. A revolta muitas vezes engole subrepticiamente.

Tenho um mimo para si no meu blogue.
Um beijo especial, amigo.

Unknown disse...

Deixo um abraço para voc~e e Lumena. Sobre a mente, só qd saimos dela, a não sentimos, é que sentimos um vazio, uma paz..
Enquanto estamos na mente em direcção à não-mente há que olhar para tudo o que ela tem, o que nela passa, não hostilizar, não criticar, apenas olhar.
A paz que se sente na não mente é a abertura de .quê?
Abraço.

Lumena Oliveira disse...

Tenho uma surpresa para ti no meu espaço.

Abraços,
LUmeNA

Celle disse...

Edson Carmo
Boa noite, me sinto muito honrada por encontra-lo entre meus seguidores. Estou aprendendo ainda a navegar na blogosfera, não domino muito bem as postagens e comentários sou muito grata a Ná e ao João do Sempre Jovens, pacientes, ainda me orientam.
Com ajudas daqui e dali vou caminhando. Meu tempo é pouco, como dona de casa aproveito as horas vagas, quando estas surgem.
Gostei muito de visitá-lo e deste texto publicado.Na verdade, quase todos os temas aqui encontrados estão voltados, são máximas de vida, para o ser humano viver bem e melhor...
Um grato abraço
Celle

She disse...

Excelente reflexão, querido!
Bjo, bjo! ;)

**FrAn** disse...

"porque a mente humana não pode entender fragmentos, ela só pode entender o completo"
concordo plenamente amigo... mas já recebemos tantos fragmentos, q hj soh não entende quem não ker

Belas palavras as suas... estarei sempre por ak
grande abarço

Irene disse...

Boa tarde, Edson !!

Compreender os eventos tragicos que acontecem conosco e com a nossa sociedade exige, na minha opinião, o conhecimento de dois fatos que, em muitos casos, estão fora de nosso alcançe, quais sejam: futuro e passado.
Existem eventos que se sucedem para corrigir um erro do passado.
Outros eventos ruins existem para nos trazer a sabedoria necessária para lidarmos com os fatos futuros.
Digo que, em muitos casos, ambos estão distantes de nosso alcançe, pois a previsão do futuro, até hj, é muito duvidosa e cercada de questionamentos; e o passado costuma ser facilmente esquecido pela mente humana, principalmente qnd esse passado guarda erros cometidos por nós msm ou fracassos em nossos projetos.
Acredito que o melhor tipo de comportamento em ocasiões lamentáveis é observar e extrair sabedoria dessa dor. Não creio seja de grande valia o questionamento acerca do motivo que gerou aquele conflito. Afinal, questionar não vai garantir que tenhamos a resposta....em muitas situações, a resposta só é obtida após solucionarmos o problema. Em outras palavras, questionar a sabedoria divina que motivou envio daquela situação desagradável não gera a solução. Alias, esta (solução), em grande parte dos casos, é gerada por ações em prol da superação dessa fase ruim.

abraços, Edson !

Edson Carmo disse...

Querida amiga Sumie,

Você está certa, vamos semear amor...

Obrigado por seu contribuição.

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Dark Angel,

Lindo seu comentário. Obrigado por ele e, pelo o mimo.

Um beijo especial do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Meu querido amigo Eduardo Aleixo,

Recebo seu abraço com muita alegria.

Tens razão; mente é som, palavras, pensamentos, inquietude.
Não-mente é silêncio, quietude e paz.

Respondo a sua pergunta dizendo: A paz que se encontra na não-mente, é a entrada na iluminação espiritual. Antes disso o que há é a iluminação mental – e nela não permanece a paz.

Obrigado por seu comentário, por sua pergunta. Espero ter lhe dado uma resposta satisfatória.

Aceite um abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga LUmeNA,

Estou indo lá recebê-la! Desde já muito obrigado.

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Celle,

Bom dia!

Sua amizade também me honra – pelo que agradeço!

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Oi minha linda She!

Que bom que você gostou!!!

Para você também:

Bjo, bjo! ;) do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Lórah Claus,

Esse espaço também é seu, fique a vontade. Obrigado por seu comentário.

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Irene, bom dia!

Muito obrigado por sua contribuição.

Aceite um abraço do amigo,

Edson Carmo