sábado, 31 de janeiro de 2009

PALAVRA PRECISA DE COMPLEMENTO

Palavras são apenas manifestações da memória. Para que elas digam alguma coisa, primeiro tem-se de aprender o significado delas. É no aprendizado, na memorização de cada palavra que fica armazenado algum humor, alguma poesia, alguma agressão... Rapariga em Portugal é moça. Rapariga no Brasil é prostituta. Há uma interpretação completamente diferente quando esta palavra e citada em ambos os lugares. Imagine uma pessoa falando em japonês para você! O que você pode sentir se não dúvida?! O que as palavras dizem de concreto para você, se não que você deve estudá-las e memorizá-las?! Porém as palavras precisam de complemento, e o complemento é o gesto, a maneira, a circunstância em que são pronunciadas. Se a palavra AMOR for pronunciada por quem ama, então esta palavra ganhará o sentido da Verdade. Se a palavra AMOR for pronunciada por quem não-ama, estão esta palavra ganhará o sentido da Mentira.

Palavras não são nada sem o complemento.

Edson Carmo

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A MAIOR DISTRAÇÃO HUMANA

É, são muitas as distrações – há muitos tipos e formas de drogas –, muito são os momentos de hipnose. Também são muitas as traições – porque amamos nossos personagens ao invés de amar a nós mesmos. E por tudo isso são muitas as contradições na vida, e consequentemente, muitos são os nossos pecados que fazem sentir-nos no limbo. Não há pecado maior que esquecer-se de si, trair a si, fugir abandonando de si mesmo. Ninguém em sua originalidade é de fato deprimido, se há alguém assim em algum lugar, é porque não está em sua casa, saiu de sua casa, do seu lar, do seu Ser original. Deus só conhece o endereço que ele nos deu, é para lá que ele envia suas dádivas. É só lá que podemos provar da bem-aventurança, da beatitude. Mas nós estamos sempre em um outro lugar...

Quando somos uma mentira, tudo o que construímos é mentira, os nossos sentimentos são de mentira, tudo o mais é mentira.

Edson Carmo

SAIA DE CIMA DA SUA VIDA


Muita gente boa não pode viver a vida porque está apenas sobrevivendo – está sobre a vida real em favor de uma vida material. Eu entendo que o que é meu, é somente aquilo que de mim não pode ser tirado – nem colocado. Meu, não são as roupas, os vários tipos de bens, posto que eu não os posso levar para a eternidade. Meu, não é o conhecimento, porque o conhecimento falece com o cérebro. Ambos se dissolverão um dia na sepultura. O conhecimento é da cabeça, mas o que de fato Sou vem do meu espirito, e é isso que tento enriquecer. A madre da forma ao nosso corpo físico, mas a terra é útero onde é gerado o nosso Ser definitivo e eternal(...). Daí o motivo de eu estar mais interessado no mundo interior, nas viagens para dentro de mim. Eu internamente sou um universo, você é um universo, e nestes universos podemos ver sete maravilhas, o crepúsculo, a imensidão de outros oceanos, a imponência de outros Himalaias... Muitos tesouros há dentro de nós, mas nós não os conhecemos – e essa é a nossa maior e mais profunda miséria. Ah, eu quero viver de forma que possa ser eu – eu mesmo! Quero errar – mas que o erro seja meu. Quero acertar – mas que o mérito seja meu. Não quero culpar ninguém pelos meus fracassos, nem dar troféus aos que vencem por mim. Eu quero vencer por mim mesmo, eu quero ser merecedor do troféu. Estou vivendo minha vida e a de mais ninguém. Não levo a vida a sério – a vida é uma dança, uma poesia, uma comédia, uma celebração... Ela também tem as suas noites, mas a noite também é bela em seu silênciosidade. A vida por si só não tem nenhum sentido, por isso dou a ela o sentido que quiser.

Edson Carmo

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

ORAI SEM CESSAR!

Existem religiosos que dizem que não sou espiritual, eles me acusam de não orar e jejuar. Eles dizem que não me vêem em reuniões de oração... Mas digamos que eu ore 02 horas por dia! O que vou fazer nas 22 horas restantes? Se eu só orar 02 horas por dia, então é certo que as 22 horas que sobrarem serão perdidas – serão não-oração. Estes religiosos julgam aquilo que não conhecem e nem sabem; a idéia básica deles é que se deve dedicar alguns minutos todos os dias à oração... Mas para mim, oração verdadeira é aquela que acontece nas 24 horas do dia. A comunhão com Deus deve se tornar algo semelhante a respiração, e não um momento isolado no dia.

O apostolo Paulo disse: “Orai sem cessar” e é isso que procuro fazer.

Edson Carmo

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

GUIAS E SEGUIDORES CEGOS.

O homem tem uma necessidade intrínseca de ser conduzido, guiado, orientado, ensinado... E se ele não encontra Jesus, então ele segue outro caminho – seja de um homem ou de um sistema religioso. Por que o homem gosta tanto de seguir alguém? É certo que é porque não sabe para onde ir! Então ele ouve alguém dizer: “Eu sei”, aí ele acredita e segue sem questionar. O homem tem fome e sede espiritual, mas ele não sabe o caminho para saciar-se. É então que alguém vem com o alimento errado e ele não tem como evitar porque está morrendo de fome. Assim, é comum, é fácil para o homem seguir um guia cego, porque ambos, guia e seguidor, pertencem ao mesmo mundo – o da escuridão.

Semelhantes atraem semelhantes!

Edson Carmo

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

NÃO EXISTE FELICIDADE INVENTADA!

Felicidade nunca é infelicidade disfarçada, por isso ela nunca é algo que um dia faz feliz e outro dia infeliz. Felicidade não é um namorado, dinheiro, bebida... tudo isso é o mundo ordinário. Felicidade não tem dia, nem lugar, ela nem é temporal e nem territorial. Felicidade é subjetiva, e não objetiva, por isso ela não é um namorado que faz sofrer, o dinheiro que atrai falsos amigos, a bebida que vicia e põe em desgraça. Não existe realidade inventada, arranjada! O sol é um, você é uma, eu sou um, a terra é uma e a felicidade também é uma só – tudo que existe que é natural e verdadeiro, é único em todo o universo. O sol que me aquece é o mesmo que te aquece, a noite que te cobre é a mesma que me cobre... nada do que é verdadeiro é inventado, simplesmente porque já existe antes de nós.

Edson Carmo

QUAL A QUALIDADE DA SUA ENERGIA?

Conhecemos mais o mundo irreal que o mundo real. Até bem pouco tempo atrás a ciência jurava que a realidade era a matéria e, junto com ela, quase toda a humanidade acreditava também. Depois foi descoberto o átomo, a energia atômica, o elétron, e ficou claro que o que vemos não é mais que energia se movendo em alta velocidade. Isso parece difícil de compreender, mas se tomarmos como exemplo as hélices de um ventilador, então podemos ter um comparativo do que de fato acontece. Ora entre uma hélice e outra de um ventilador ligado existe um espaço, mas quem vê? Olhamos para o ventilador em rotação e pensamos que estamos vendo uma roda – mas essa não é a realidade! Também tem a questão da velocidade, se uma hélice em alto movimento de rotação substitui a outra que já passou, e se esta substituição é mais rápida que a velocidade com que a gravidade leva um corpo físico ao chão, então não parecerá que há um espaço entre uma hélice e outra. Tudo parece verdade, mas nem tudo de fato o é. Assim, quantos dissem amar e não amam? Quantos estão como as hélices de um ventilador fazendo os outros crerem no que não são? E a quem essas pessoa estão enganando? Para que estão tentando enganar? De quem elas estão fugindo, se não de si mesmas? As pessoas não querem saber da realidade, porque a realidade é dolorosa, ela nos faz ver que por traz da matéria também está a inqualidade da energia.

Edson Carmo

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O VALOR DO VAZIO

O que é que vale mais, o cheio ou o vazio? Pergunta boba essa minha, não é?! Boba porque todo mundo acha que o cheio vale mais que o vazio. Quem gostaria de receber uma caixa vazia como presente de aniversário? O que a gente quer é uma caixa cheia. É o cheio que vale. Tanto assim que o cheio custa dinheiro. Mas o vazio não custa nada. Ninguém compra o vazio. Parece óbvio que o cheio vale mais que o vazio... Mas será mesmo? É gostoso comprar uma sandália nova. Mas uma sandália é para a gente pôr os pés dentro dela. Mas para se pôr os pés dentro dela é preciso que o dentro dela esteja vazio. Se o dentro dela estiver cheio, o pé não entra. É o vazio da sandália que permite o prazer de usá-la. Você gosta e quer tomar suco de suco de cajá. Precisa pôr o suco no copo. Mas, para pôr o suco no copo é preciso que o copo esteja vazio. Um copo é um vazio cercado de vidro por todos os lados, menos o de cima. Você pode até diz: "Eu não preciso de copo. Uso um canudinho de plástico..." Mas, o canudinho só funciona se estiver vazio. É preciso que ele esteja vazio para que o suco passe por dentro dele quando você chupa. Veja os pulmões: eles são cheios de buraquinhos vazios. Os buraquinhos têm de estar vazios para que o ar entre neles. Encha os pulmões de ar e tente respirar. Pulmão cheio não deixa respirar. No nosso cotidiano, a casa também é um vazio cercado de paredes. Para isso servem as paredes: para pegar o vazio e permitir que ele seja usado. Os arquitetos e arquitetas são os artistas que sabem a arte de pegar vazios por meio de paredes. E as janelas? Também são vazios. Buracos. Já imaginou uma casa sem janelas? Seria horrível viver numa casa sem janelas. Ora, se é o vazio entre os meus olhos que me permite ver o horizonte, a paisagem... É o vazio chamado "silêncio" que me permite ouvir a música...

Edson Carmo

LIBERDADE E VAZIO

Os homens dizem amar a liberdade, mas, de posse dela, são tomados por um grande medo e fogem para “abrigos seguros”. A liberdade dá medo. Os homens são pássaros que amam o vôo, mas têm medo dos abismos. Por isso abandonam o vôo e se trancam em gaiolas. Seres humanos são assim. Sonham o vôo, mas temem as alturas. Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do “vazio”. Porque é só no “vazio” que o vôo acontece. O “vazio” é o espaço da liberdade, a ausência de “certezas”. Mas é isso que tememos: o não ter “certezas”. Por isso trocamos o vôo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as “certezas” moram. É um engano pensar que os homens seriam livres se pudessem, que eles não são livres porque um estranho os engaiolou, que eles voariam se as portas da gaiola estivessem abertas. A verdade é o oposto. Não há carcereiros. Os homens preferem as gaiolas ao vôo. São eles mesmos que constroem as gaiolas em que se aprisionam. Deus dá a ansiedade pelo vôo. As religiões constroem gaiolas. As religiões são instituições que colocam os pássaros-homem na gaiola. E não percebem que os pássaros que estão presos na gaiola de palavras é um pássaro empalhado. Religiões são enormes feiras onde se vendem pássaros engaiolados de todos os tipos. Os hereges que as religiões queimam e matam não são assassinos, terroristas, ladrões, adúlteros, pedófilos, corruptos. Esses são pecados suaves que podem ser curados pelo perdão e pelo arrependimento. Os hereges, ao contrário, são aqueles que odeiam as gaiolas e abrem as suas portas para que os pássaros voem livres. Quero ser um herege na concepção deles, pois o deus que não faz bem a alma não passa de um deus pagão. Que Deus me ajude a destruir a gaiola da religião.

Edson Carmo

TODA FORMA DE COMER

É uma tortura querer comer e não poder, isso quando se tem fome. E todos sabem disto, até a criancinha que não sabe falar testemunha ao chorar. Comer é necessário à manutenção da vida, mas também é um ato que dá prazer. Prazer que leva o corpo ao orgasmo. No corpo há orgasmos rápidos e há os demorados. Quanto mais o prazer de comer é contido, maior é a fome, maior será o orgasmo. Porém quem pensa que comida só faz matar a fome está redondamente enganado. Comer é muito perigoso. Porque a comida tem uma magia...Comer pode deixar enfeitiçado.

Edson Carmo

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A DIFERENÇA ENTRE FÉ E CRENÇA

Meu esforço é para levá-lo a ter Fé. Muitos estão trabalhando para que você se mova por meio de uma crença inconsciente. Mas crença inconsciente é tudo aquilo que fazemos sem antes eliminar nossas dúvidas.

Minha abordagem é para que você tenha Fé, plena confiança – eu quero que você se esvazie de todas as suas dúvidas. Porque Fé é o estado espiritual que só pode ser alcançado após termos eliminado todas as nossas dúvidas.

Lembre-se: Fé é confiança consciente. E crença é confiança inconsciente. Escolha a Fé, seja consciente!

Edson Carmo

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DE SI MESMO

Se você quer que algo cresça, então cuide. Tudo que você der muita atenção crescerá. Cuide de uma plantinha e ela irá crescer. Despreze-a e ela definhará até morrer. O cuidado, a atenção são vitaminas, são alimentos. Assim se você cuidar de si mesmo, não precisará da bajulação de ninguém para crescer.

Edson Carmo

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

LUZ PARA VER OS PERIGOS DO CAMINHO

Imagine que você está andando com alguém na mata, numa noite muito escura, perigosa, cheia de abismos, cobras,... e todo tipo de animais selvagens. Se de repente um grande raio se apresentar, o que você fará? Imagine que sua companhia diante do fenômeno olha para o raio e você olha para o caminho. Com isso quem tira melhor proveito da situação? Ora, no momento em que o raio cai, o caminho fica iluminado e se alguém olha para o raio com certeza perde a visão do caminho.

O caminho da vida no qual você está andando é mais tenebrosos, mais perigoso que o desta história. A noite em que estamos vivendo é ainda mais densa de escuridão, mas Jesus é a Luz que revela o caminho. Jesus é a luz. Sob a Palavra dele olhe para o caminho, você não vacilará, nada de mal lhe acontecerá.

Edson Carmo

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

NASÇA DE DEUS E VENÇA O MUNDO

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo.”

Este é um raro entendimento! E por falta deste entendimento a maioria das pessoas são o próprio mundo – daí a dificuldade de vence-lo. A humanidade perdeu a noção de Deus, o que ela adora é apenas sua própria projeção – daí tantos deuses religiosos; tantos deuses psicológicos; tantos deuses históricos... Deus é amor, mas as pessoas preferem o medo, o ódio, a mágoa e coisas semelhantes. Deus é Espírito, mas as pessoas estão adorando a matéria: os templos, os pastores, os sacerdotes, os shows, as religiões... Deus é a Luz do mundo, mas as pessoas preferem as trevas, tudo aquilo que se desenvolve no escuro, nas sombras como a mentira, as fofocas e as diversas traições.

Morra para o mundo e nasça para Deus e tudo em sua vida será diferente.

Edson Carmo

domingo, 4 de janeiro de 2009

ENTENDIMENTO

Não pense que você pode criar a felicidade. Você não pode criar o que já existe. A felicidade existe e está acontecendo agora. Se você não está molhado por ela, é porque você está si protegendo dela – está coberto por uma capa como as de chuva. Lembre-se: A felicidade não acontece de vez em quanto, você é quem se expõe a ela de vez em quanto – quando por um momento se esquece do medo. Abandone o medo, na vida, tudo é arriscado. Tudo é um risco, até o não fazer nada, porque não fazer nada, é perder o sentido de estar aqui.

Edson Carmo

A mente só tem dois momentos. O momento de clareza e o momento de escuridão. Quando o momento for de escuridão, espere um pouco, não faça nada! A escuridão cega à mente, tudo fica escuro e você não pode ver nada. As serpentes estão aí, mas você não pode ver nada. O abismo está aí e você não pode ver nada... É como se nada existisse. Mas se você pensar que estas coisas não existem, não estão presentes, então você estará chegando a uma conclusão precipitada, errada. Quando a noite estiver presente, lembre-se: O dia chegará. Depois da noite sempre vem o dia. E é a claridade do dia que permite que você veja tudo o que está ao seu redor. Quando você puder ver, nada poderá se esconder de você.

Edson Carmo

Entenda isso: Existem coisas que você tem de verdade e coisas que você tem de mentira. As de mentira um dia serão tiradas de você, portanto não si apegue a elas! Quando você si apega ao que não é seu, você perde o que é seu de verdade – você perde a sua própria vida. Então lembre-se: Aquilo que pode ser tirado de você não vale a pena se apegar, mas aquilo que não há como ser tirado de você, que não pode ser levado, este sim é o seu tesouro e vale a pena unificar.

Edson Carmo

Vivemos o tempo todo ouvindo a palavra “NÃO”. É como se tudo fosse negativo; é como se tudo estivesse errado. Por que é assim? Porque as pessoas gostam de si sentirem poderosas. Ora, quando uma pessoa diz “NÃO”, ela si sente alguém – alguém que tem poder e autoridade. Mas o que acontece com a pessoa que ouve o “NÃO”? Simplesmente ela recebe uma excitação, e o seu ser fica desejoso. Você tem de usar o “sim”, ele é verdadeiramente poderoso. Diga não a uma pessoa e ela fará exatamente o que você a proibiu. Se eu disser a você: “Não pense na sua mãe”, é certo que antes que eu termine a frase você já pensou. Esta é a sua natureza. Então eu te digo faça a própria pessoa dizer “NÃO” para si. Está é a única forma eficiente de impedir que seja feito àquilo que não está certo. Observe todos os segmentos da vida e você perceberá que as pessoas regularmente dizem “NÃO”, porque com o "NÃO" a pessoa sente sua autoridade - é alguém, tem poder para dizer não. Dizer "Sim” faz com que as pessoas si sintam fracas, inferiores; faz com que a pessoa si sinta subordinada de alguém, um ninguém. Mas “sim” é positivo e ”NÃO” é negativo. Pense nisso!

Edson Carmo

Não pense que as coisas têm em si algum valor! Que valor tem um cobertor ao meio dia no Saara? Que valor tem a água quando você está si afogando? Quando você está submerso e sem fôlego, há um desejo desesperado de emergir, tudo que você quer é si separar da água! Ora, o valor não está nas coisas, e sim em você, na sua necessidade – e é você quem dá valor ou não as coisas. Há coisas essenciais, mas também há coisas banais. Quando estiver diante das coisas, não as valorize e nem as desvalorize. Quando você estiver com alguma coisa, use-a, quando não estiver, desfrute da liberdade. Quando estiver com fome, use a comida. Quando estiver de barriga cheia desfrute da liberdade de não estar com fome. Isso tem sua própria beleza. Se tiver uma mansão para viver, desfrute-a! Se não tiver, desfrute da sua casa, se você quiser, ela pode ter o valor de um palácio. O valor as coisas quem dá é você, e o desfrutar é o seu contentamento. Não si apegue a nada, viva! Quando estiver ao ar livre, não perca as árvores, as flores, os pássaros, o sol... E quando estiver em uma mansão, curta o mármore, a decoração... Desfrute onde estiver e não possua nada. Nada nos pertence. Viemos ao mundo com as mãos vazias e com as mãos vazias sairemos dele.

Edson Carmo