A repetição, muitas vezes ocasiona o vício. Há vícios físicos e vícios psicológicos. Como se livrar deles?
Ora, se o vício foi ocasionado por uma repetição – a continuação de uma mesma atividade –, então é necessário iniciar o processo de descontinuação, para poder destruí-lo. Para que essa descontinuação aconteça, algumas coisas são necessárias:
Em primeiro lugar, é preciso retirar o poder do vício. Isso implica em jamais dizer: “é muito difícil deixar isso!” Quando dizemos que algo é difícil, estamos dando poder a ele.
Em segundo lugar, é necessário começar a fazer o certo; é desta forma que o errado começa a se dissolver, até desaparecer.
Vou dá um exemplo para uma melhor compreensão:
Quando vamos usar o computador, para acessar o e-mail, as redes sociais... colocamos uma senha. No inicio temos certo cuidado para não errá-la. Mas pouco-a-pouco, passamos a colocá-la sem nem mesmo pensar. Torna-se algo automático! Mas de repente, por algum motivo, temos de trocá-la. Então trocamos! Mas no momento seguinte, quando vamos usar o computador novamente, muitas vezes colocamos a senha antiga. E o que acontece? O computador não abre. E o que fazemos? Nós nos lembramos que a senha é outra, então digitamos corretamente e tudo se resolve.
Assim podemos fazer com nossos vícios! É só lembrarmos que optamos por fazer outra coisa – e fazermos!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Passo para te desejar um Feliz Natal e um 2013 em GRANDE.
Beijo
Graça
Querida amiga Graça Pereira,
Agradeço a você por sua amizade e tudo o que ela proporciona. A você e família, um Natal cheio de revelação e um 2013 bem próspero...
Abraço do amigo,
Edson Carmo
Postar um comentário