quarta-feira, 28 de outubro de 2009
A SIMPLICIDADE DO EVANGELHO
O evangelho é simples, tão simples que muitos não o vê. As pessoas estão no templo, nas sinagogas, nas mesquitas... As pessoas estão lendo a bíblia, o alcorão, o gita... – elas querem servir a Deus! Elas acham que Deus é um fantasma, um elemento do ritual, um espírito que está no além... Por causa de toda esta cegueira Ele se fez carne e habitou entre nós para dizer: “... quando fizerdes a um destes pequeninos fizestes a mim...”
Ora, Deus não pode ser servido diretamente, Deus só pode ser servido através do próximo, daí o sentido de Jesus dizer: “Eu tive fome e tu não me deste de comer, Tive sede e não me deste de beber...”
Viver o evangelho não é apenas orar, mas também praticar o Amor.
Lembre-se: “A fé sem obras é morta”
Edson Carmo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18 comentários:
Sim!
E nos 10 mandamentos isso fica bem claro!
Um grande abraço!
Amigo Edson,
texto bem necessário o seu. Gostei particularmente do
"Deus não pode ser servido diretamente, Deus só pode ser servido através do próximo".
Essa é uma questão que às vezes fica esquecida.
Eu tenho um grande fascínio pelas grandes religiões que a cultura humano pôde produzir. Admira-me todos os rituais, teologias e doutrinas que os homens construíram em busca do SENTIDO. Do ABSOLUTO.
Mas sei também que os ritos e símbolos acabam engessando a possibilidade de uma relação homem-Deus mas livre, menos dogmática.
Sou cristão, mas tenho sérias dificuldades em aceitar a exclusividade da salvação que é a base da teologia ortodoxa.
Sei que não é preciso se converter ao cristianismo para chegar-se a Deus. Se assim for, todos os que vieram antes e todos que morreram depois sem conhecê-lo estão perdidos para sempre.
Creio que é um "plano" imperfeito para o Deus perfeito da nossa teologia perder tantas almas devido ao exclusivismo.
Bom, deixa eu parar por qui, pois sei que o teu blog não é teológico, ele quer falar mais ao coração e à fé(pelo menos é assim que eu vejo). E é por isso mesmo que sempre passo por aqui, pelas excelentes mensagem que você publica.
Abraços calorosos
É verdade Débora!
Obrigado pelo complemento.
Abraço vivo,
Edson Carmo
É justamente pensando assim Edson, é que a Comunidade Indo rejeita o “cristianismo” e sua fé institucionalizada e a braça o Cristo.
Só destruindo o cárcere que há no homem em forma de todo tipo de religiosidade, é que a consciência Crística vai aflorar não como conhecimento Dele no intelecto, mas nas entranhas do ser.
E ai o homem vai perceber esta simplicidade e todo propósito da mensagem do Cristo que é o AMOR.
Eduardo
As pessoa dizem: “minha religião é a certa!” E aí eu pergunto: “Quem é a religião?” Ora, religião é um nome assim como floresta, nação, povo... Eu posso tocar na floresta negando a árvore? Eu posso tocar no povo negando a pessoa? As pessoas costumam dizer: “eu amo minha igreja!” Quem é a igreja? A igreja não é o irmão? Qual o irmão que tal pessoa ama? Qual o irmão em que tal pessoa pratica 1 Cor. 13? Amor pertence a “religião” ou ao coração?
Ora, o Amor não é protestante, nem católico, nem hindu, nem budista, nem jainista... e Jesus disse: “Quem pratica o Amor cumpre a Lei e os profetas”. O coração que ama é o verdadeiro santuário de adoração a Deus, porque Deus não habita em templo feito por mãos humanas.
Obrigado meu amigo, obrigado!
Edson Carmo
Rener,
O trabalho da Comunidade INDO é lindo, nada tem a ver com institucionalização da fé; com barganhas; com precisão, medo... Acredita no Amor, na Verdade e na Graça.
Sei que deixará um grande legado, um grande marco na história.
Obrigado por seu comentário,
Edson Carmo
Creio nisto não como quem entendeu no intelecto, mas nas entranhas.
Caro Edson Carmo, foi com imensa felicidade que o encontrei no "meus seguidores". Os temas do teu blog muito me interessam, tudo que diz a palavra de DEUS, tem a dizer para mim. Eu gosto de ter um lado intelectual, gosto de leituras, conheço coisas, mas sempre direi: tenho fé em DEUS, acredito em Jesus, e gosto de rezar/orar.
ps. um grande abraço e paz do Senhor esteja contigo
Jair,
Fico feliz por você ter gostado das minhas postagens. Eu também gostei muito do seu blog, dos temas que lá você aborda.
Um grande abraço, Luz e Paz.
Edson Carmo
Edson!! que bueno encontrarte...Dios hace su trabajo..gracias por mostrarme que �l tambi�n vive en ti!!
abrazoos!!
Vivi,
Digo lo mismo a usted de la encontro. Enhorabuena por tu blog, por el afecto y el amor de Dios en su vida.
Beijos!
Deus para mim é um Senhor absoluto e fiel. Deus deseja ser honrado, louvado, e honraremos e o louvaremos, respeitando o próximo como a nós mesmos.
Não basta ler os textos da Sagrada Escritura, é preciso compreender a linguagem de Deus.
É necessário prestar atenção nas nossas ações diárias, e verificar se estamos agradando do Senhor.
O que é respeitar ao Senhor?
É seguir os mandamentos, é olhar o outro como irmão em Jesus Cristo, é fazer o que DEUS espera de nós.
E só devemos recorrer ao PAI como fazemos com nosso pai aqui na Terra, apenas quando realmente já fizemos todos os esforços, e recursos, e estando em exaustão segurar na mão de Deus, e crer, entregar-se.
Esse é o segredo, DEUS È FIEL.
Abraços.
QUERO LHE AGREDECER E DESEJO QUE DEUS O ILUMINE SEMPRE COM BOAS PALAVRAS.
VOCE COMPLETOU O MEU SEGUIDOR N.100
Muito obrigada!
"MINHAS PALAVRAS"
Obrigado pelo seu comentário e parabéns pola centena de seguidores.
Que Deus continue te abençoando!
Edson Carmo
Bom, só posso dizer daquilo que experimento, e experimento Deus, dentro de uma instituição, e foi ela quem me levou até Ele, ou melhor, me leva. Então não sou do tipo que diz que somente a Igreja Católica é a certa, mas foi ela quem com muito respeito me levou até ao Deus amor. Se outros caminhos também nos levam até Ele, cada um poderá falar por si. Eu testemunho daquilo que vivo. E respeito a todos. Pois sei que o Espírito Santo nunca poderá ser escravizado. E que o Vento sopra onde quer. E na verdade o Vento está em todo ser. Basta descobrirmos isso. Forte abraço. Lourdes Dias.
Lourdes Dias.
Deus não conhece instituição, nem nação. Deus só conhece um povo e o planeta terra. Deus não é monopólio de nenhuma instituição ou religião. Foi o homem quem criou instituição, religião – essas separações. Foi à ganância do homem quem criou as fronteiras e os partidos. A idéia de Deus é que fossemos todos irmãos, mas isso não aconteceu e o homem contendeu. A instituição é regra e preceito de homens, e foi por meio dela que Jesus foi condenado a cruz.
Quando Jesus esteve aqui em carne e osso, Ele olhou para os rituais, os religiosos e perguntou: “A quem vocês pensam que estão adorando?” Ao que eles responderam: “A Deus!” Então Jesus replicou: “O deus a quem vocês adoram é o diabo, ele é o vosso pai...” Confira isso no evangelho de João capítulo 10 do versículo 12 ao 59.
Fico feliz em constatar que você percebe isso.
Obrigado por você estar aqui,
Edson Carmo
OBRAS DE MISERICORDIA ESPIRITUAIS:
1. Dar bom conselho.
2. Ensinar os ignorantes.
3. Consolar os aflitos.
4. Corrigir os que erram.
5. Perdoar as injúrias ou calúnias.
6. Sofrer com paciência as fraquezas de nosso próximo.
7. Rogar a Deus pelos vivos e defuntos.
A Igreja Católica nos ensina isso: temos as obras temporais que é o dar de comer, de beber... e essas que também são obras, porém espirituais. Então é bom que saibamos que as obras que fala a Bíblia, também são essas.
Obras espirituais também são consideradas como atos. Abraço fraterno. Lourdes Dias. P.S. Você tem um quê de ex-padre ou ex- seminarista, é? Rsrsrsrs...
Lourdes,
São sete ótimas atitudes – fé sem obra é morta!
Quanto a sua pergunta: sou ex-legalista.
Não sou um teórico... sou apenas um existencialista.
Espero ter me feito entender!
Obrigado por sua constante presença neste espaço. Abraços fraternais!
E3dson Carmo
Postar um comentário