sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O VAZIO, SOMBRA DE MUITOS HOMENS

O problema do homem está no fato de que sua vida não conhece o amor. O homem conhece o fazer, conhece o falar... mas isso não é amor. É isso que faz da vida do homem uma existência vazia e sem sentido.

Por que a nossa vida é vazia? O que fazer para transformar esse vazio em abundância?

Ir a igreja, ir a lugares de divertimento, ir ao trabalho, ir para casa..., nada disso é suficiente para preencher a vida do homem! O homem faz tudo isso, mas sua vida continua a ser tediosa, uma mera rotina.

Por que os relacionamentos dos homens são tão superficiais e ESTÉREIS? Olhe para os homens, eles se comunicam com frases e idéias que aprenderam – bom dia, feliz aniversário, tá tudo bem... – , mas nada disso precisamente é de verdade.

Será que o homem é apenas uma fita gravada que repete palavras sem sentimento original? Por que a vida do homem é vazia? Por que ela não passa de uma repetição, uma imitação?

Por que o homem acumula tantas coisas materiais, enquanto o seu coração está vazio? Por que o mundo material veio a se tornar mais importante que a vida do homem?

Ora, o homem pode preencher muitos espaços materiais com sua riqueza, mas sua riqueza nunca poderá pagar o preço da remoção do seu vazio.

Como ir além desse vazio, dessa insuficiência, dessa pobreza interior?

ANDAMENTO:

Primeiro o homem tem de abandonar sua preguiça. A maioria de nós fica conformado com a maneira com que as coisas estão; é muito cansativo descobrir uma coisa nova, e por isso a maioria prefere permanecer como está — é aí que reside a nossa verdadeira dificuldade.

A maioria dos homens amam a segurança; constróem paredes ao redor de si mesmos, paredes com as quais ficam satisfeitos, mas também aprisionados, isolados e angustiados.

E isso nunca acaba, porque queremos a cada dia uma nova segurança, uma nova maneira de nos proteger — o que é, mais uma vez, o processo de isolamento e esvaziamento. É assim que nunca vamos além do isolamento, do vazio, mas apenas reforçamo-os de modo que eles venham a ser permanente em nossas vidas.

O amor é a única revolução, e o amor não é uma palavra, uma teoria nem uma idéia. O amor é existencial.

Existe o Amor, existe o Homem e existe a experiência que os une. Experimente-o.

Edson Carmo

Nenhum comentário: