
Pessoas são recipientes. Assim, não há pessoas más, e sim o mal dentro das pessoas – e essa é a doença delas!
Quando o mal está dentro de uma pessoa, ele está lá para avaliar o hospedeiro e as outras pessoas do seu convívio. Perceba: Se uma pessoa “má” me ofende, então o mal está me pondo à prova. Posso ficar reprovado ou passar aprovado – isso dependerá da minha qualidade interior. Se minha qualidade interior for amor, manifestar-se-á o amor. Se for a violência, então manifestar-se-á a violência.
Insultos são como jatos de fogo, eles não podem explodir a água, mas podem explodir a pólvora. Se tal jato atingir a água, é certo que ele será apagado. Mas se tal jato atingir a pólvora, então haverá uma grande explosão.
O que há dentro de você? Será que há algo como a água – que é capaz de apagar o fogo? Ou será que há algo semelhante a pólvora – que apenas explode com o toque do fogo? O que há dentro de você? Violência ou amor? Você sabe o que há dentro de você?
Muitas vezes achamos que o que há dentro de nós é amor(saúde), mas quando somos colocados a prova, o que se manifesta, é violência(doença). Assim, se alguém nos testa, e com o teste descobrimos que temos doença, então nossa atitude deve ser de agradecimento à aquele que a revelou.
Edson Carmo