sábado, 28 de maio de 2011

DEPENDÊNCIA, INDEPENDÊNCIA E INTERDEPENDÊNCIA


Dependência, independência e interdependência – esse é o ciclo do crescimento físico, mental e espiritual.

Dependência física: nossa primeira dependência é no corpo. Dependemos de alguém para nos alimentar e nos proteger dos perigos visíveis (tais como bichos e insetos) e invisíveis (tais como calor, frio e doenças).

Independência física: depois de passar um período sendo cuidado, ajudado e aprendendo sobre sobrevivência, então vem à capacidade de buscar e cuidar de si mesmo.

Interdependência física: é ter para proporcionar uma troca. Uma pessoa independente tem sempre algo para dar. Então, se há o encontro de duas pessoas independentes, e uma pode dar algo à outra, com isso ocorre o terceiro estágio – o da interdependência.

O mesmo ciclo acontece com a mente, com o intelecto. No primeiro estágio nada se sabe. No segundo se aprende. O terceiro é a capacidade de compartilhar – ou seja: dar e receber.

Mas o que quero focar mesmo, é o processo, o ciclo de crescimento espiritual. Vejamos!
Quando somos crianças espirituais, dependemos de coisas, de situações, circunstancias, de pessoas que nos façam felizes. Com o crescimento, com a independência espiritual, vem o desapego. Independência espiritual é viver sem depender de coisas e acontecimentos para amar, se alegrar e ser feliz. Independência espiritual é desapego das coisas do mundo exterior; é descobrir que a felicidade já está disponível no mundo interior.

Mas o que é a interdependência espiritual? Interdependência espiritual é a necessidade de compartilhar esse saber, e aprender cada vez mais. O Amor, a Alegria, a Paz... não têm limites... Então vamos compartilhar!

Edson Carmo

7 comentários:

NOEMI disse...

como sempre nos iluminando com sua luz.
obrigada

uma semana maravilhosamente inspiradora

She disse...

Olá Querido Edson! Puxa faz tempo que não venho por aqui... Passando para ler as novidades e deixar bjo, bjo!
She

Edson Carmo disse...

Querida amiga Noemi,

Luz e luz podem se ver, se encontrar...

Luz e trevas nunca se encontram, não podem conviver juntas.

Se você vê a luz, é porque é luz!!!

Ah! Tem novos textos no blog da Escola de Significados.

Grato por sua amizade.

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga She,

Suas palavra - como sempre - são carinho.

Grato,

Edson Carmo

Luciana Furquim disse...

Que "fotinha" lindaaa!!!(adoro fotos de bebês...Me enche os olhos e o coração...rsrs)

Tô numa "canseera só"mas não poderia deixar de vir aqui para dar uma olhadinha,rs.

Que texto bonito!!

"...Independência espiritual é viver sem depender de coisas e acontecimentos para amar, se alegrar e ser feliz. Independência espiritual é desapego das coisas do mundo exterior; é descobrir que a felicidade já está disponível no mundo interior..."

(Achei sensacional esse trecho,tão belo,tão cheio de luz, confesso que fiquei a pensar por uns bons minutos,palavra por palavra.)

E acredite,já as tenho guardadas dentro do meu coração.

Tudo de bom pra vc,meu amigo!!

Edson Carmo disse...

Minha boa e querida amiga Lu,

Fez-me chorar de alegria. Sinto muito amor em tuas palavras.

Eu quero agradecer por seu apoio espiritual a este trabalho.

Deus te abençoe, essa é a minha prece.

Agora aceite um abraço do amigo,

Edson Carmo

Unknown disse...

Poxa sou nova aqui tenho 13 anos.
E confesso q cada palavra, mexeu comigo

Foi simplesmente lindo.

Até os conentarios