
Existe o nível da criança e existe o nível do adulto. O adulto, um dia já foi criança, mas a criança, nunca foi um adulto! Assim, o adulto pode entender a criança, mas como a criança poderá entender o adulto? Se um adulto quiser comunicar-se com uma criança, então ele terá que falar a língua dela, até que ela possa entender a sua.
Existem muitas pessoas que estão vivendo em um nível primário, muito infantil no que diz respeito ao saber. São pessoas que vão à universidade, graduam-se, mas o conhecimento adquirido não deixa de ser as experiências dos outros. Assim como computadores, elas carregam em suas memórias uma quantidade considerável de informações, mas isso não vem das suas próprias experimentações.
Olhe para o Mestre, Ele fala por parábolas, Ele usa a linguagem mais simples. Ele sabe que Sua língua, seu nível é Superior; Ele sabe que está falando com pessoas de nível inferior.
O Mestre é poliglota, ele conhece as línguas terrenas – a do corpo, a do pensamento, a do sentimento... – e também conhece a Língua Celestial. O Mestre sabe que se falar com a língua Celestial não vai ser compreendido. Então Ele usa a linguagem das palavras como placas indicativas, como mapas, endereços, afim de que todos cheguem a Seu País, Seu Estado, e assim conheça Sua Língua.
Há uma Língua Superior; há um Entendimento Superior; há um Estado, um Nível Superior. Há a Dimensão Espiritual, e Ela está para além da dimensão carnal. O homem, na forma em que vive, tem desfrutado da dimensão carnal – a dimensão mais baixa, mais inferior. Porém, tem desperdiçado a Dimensão Superior.
Viva os ensinamentos do Cristo, não se contente em ter apenas informações sobre eles. Conhecer não é saber. Memorizar não é experimentar. Amadurecer é crescer, e crescer é atingir novos estágios...
Leia as Palavras do Cristo, Ele se revela falando na nossa linguagem. Então nós vamos lendo, lendo e gradualmente vamos entendendo a Sua língua e também Sua Cultura.