sábado, 9 de junho de 2012

A DIFERENÇA BÁSICA ENTRE CONHECIMENTO E SABEDORIA



Primeiro quero lembrar, três níveis que antecedem a transformação:

O primeiro é Ignorância; O segundo é Conhecimento; O terceiro é Sabedoria.

Ou podemos chamá-los de:

Escuridão; Penumbra; Luz.

Ou ainda:

Inconsciência; Subconsciência; Consciência.

Veja! O conhecimento está mais próximo da sabedoria que a ignorância, mas isso não quer dizer que conhecimento é sabedoria. Da mesma forma, penumbra não é luz; nem subconsciência é consciência.

Quando alguém tem conhecimento, isso quer dizer que seu conhecimento é a sabedoria emprestada pelos outros – e não a sua! Ora, um cego pode falar aquilo que ouviu de um vidente, ele pode dizer que a luz dissipa as trevas; que ela é luminosa. O cego pode falar da intensidade da luz, da velocidade da luz... Mas isso não quer dizer que ele viu a luz – muito menos saiba o que ela é!

Existe a falsa sabedoria. A falsa sabedoria é aquela que tem que consertar aquilo que errou. Mas a verdadeira sabedoria, é aquela que conserta a intenção antes da ação. A falsa sabedoria é aquela que é perita em consertar o que fez errado, mas a verdadeira sabedoria é aquela que não tem o que consertar.

Não fale, não viva, não se conduza pela sabedoria dos outros. Não se contente com o conhecimento emprestado, com a informação. Vivencie, experimente por você mesmo. O Mestre está dentro de você – chame-O de Deus. A menos que você encontre Deus dentro de ti, tudo o que você falar a respeito dEle é mero “conhecimento”.

Isso vale para as outras coisas!!!

   

2 comentários:

Silvio ramos disse...

Todo o poder criativo que existe no homem foi dado pelo criador. Alguns permitem que todo esse pontencial seja usado pela inconsciencia, outros usam esse poder para criar toda sorte de erro.

E preciso que a penumbra se torne luz, Para que o homem perceba. Quem esta fazendo?

Edson Carmo disse...

É isso mesmo! Infelizmente a inconsciência tem o maior número de adeptos.

Abraços meu querido Silvio.

Edson Carmo