segunda-feira, 4 de junho de 2012

SIMPATIA E EMPATIA



SIMPATIA E EMPATIA

As duas atitudes são parecidas, mas uma é natural, e a outra é artificial; uma é ação espontânea, e a outra é articulação, elaboração, artimanha.

A simpatia é um fenômeno muito sutil! Na maioria das vezes é um meio de autopromoção do Ego. Observe! Por trás de simpatia, sempre se esconde uma sutil expectativa. Ela pensa: “como vou fazer para agradar?”, “O que farei para me aceitarem?”, “Que meios usarei para me bajularem, para mim elogiarem?”...

Para a simpatia se manter, é preciso que haja elogios. Sem elogios, o simpático fica antipático. Sem ser bajulado, o simpático fica bolado, estressado...

Lembre-se! O comportamento simpático pode ser apenas um disfarce. Por trás do disfarce pode ter: desequilíbrio; sede de poder; sede de domínio; necessidade de auto-afirmação; desejo de aceitação, aclamação... Tudo por meio da persuasão.

Mas o que dizer da Empatia?!

Empatia é o ser compreendendo a harmonia. Harmonia se dá pela cooperação; fusão das partes até que se torne o todo. Empatia é se colocar no lugar do outro; é ser o outro; é por fim na separação, na divisão.

Quando não há separação, então cessa o desejo por reconhecimento. Já não há mais o ídolo e o fã. Deixa de existir o elogiador e o elogiado. É assim que desaparecem as expectativas egóicas. Quando você faz algo a você mesmo, há necessidade de gratificação, de paparicação? Hahahahahahahahahaha é claro que não! Essa é a diferença básica entre Simpatia e Empatia. Simpatia é um fazendo algo ao outro condicionalmente. E Empatia é alguém fazendo algo a si mesmo incondicionalmente. Digo a si mesmo, por já estar no lugar do outro.

Se não houver o usuário, também não haverá o traficante, nem a droga. Se o homem estiver feliz consigo mesmo, então ele não precisará de ópio algum para sentir-se melhor.

   

6 comentários:

Silvio ramos disse...

Ser simpatico e concordar com a mentira e o engano. E fazer de conta que tudo e assim mesmo e nao se colocar contra o pecado e seus adeptos. Ser simpatico e nao revelar a verdade para nao machucar!

Te amo mestre!!

Silvio ramos.

Imaculada disse...

Olá amigo!
É sempre muito bom ler seus textos!
A forma com que escreves é leve e de fácil entendimento. Amei!
Abraços! Boa noite e um amanhã abençoado pra ti.

Eugenia Pura e Simplesmente disse...

Bom dia meu amigo, passei pra te dar um longo e apertado abraço...Tenha um ótimo dia!

Edson Carmo disse...

Meu querido irmão Silvio Ramos!

Amo a simplicidade com que falas...

Grato por partilhar suas palavras.

Abraço afetuoso do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga do blog Imac by Artes,

Grato pelas tocantes palavras; por sua amizade e apoio a este trabalho.

Boa noite, e uma abençoado domingo.

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida Gheni,

Que abraço gostoso!!! Aceite um meu na mesma forma.

Uma ótima noite para você!

Grato,

Edson Carmo