terça-feira, 28 de junho de 2011

VOCÊ SABE QUEM REALMENTE VOCÊ É?


...

Questionador: O que é o ego?

Edson Carmo: Ego é um conjunto de personagens internos e externos, criados por idéias sociais e psicológicas. São impostores que assumem a identidade do Ser, enquanto ele dorme.

Questionador: Por que o senhor refere-se ao ego como sendo um conjunto? Não seria o ego um individuo?

Edson Carmo: Não! Pela própria natureza, o ego não pode ser uno. O ego é um devir constante, ele não pode ser, porque está sempre mudando, sempre querendo ser ou pensando ser aquilo que não é. Portanto, na melhor das hipóteses, o ego é uma dualidade, nunca uma unidade.

Questionador: O que o senhor quer dizer com personagem interno e externo?

Edson Carmo: Chamo de personagens internas, aquelas fantasia psicológicas que as pessoas criam dentro de si. Esses personagens podem ser: o coitadinho, a vítima, o ignorante, o vingador... Todas essas coisas que as pessoas crêem que são. Já com personagens externos, me refiro àqueles títulos que as pessoas recebem, os quais elas se identificam como se fossem elas mesmas. Se o título é retirado, perdido?! Então quem fica?

Questionador: Aquilo que verdadeiramente a pessoas é!

Edson Carmo: Em quase 100% das vezes, o que fica, é a idéia do EX. É essa a próxima forma que o ego assume, a forma do EX-Presidente, EX-Ministro, EX-Diretor...

Questionador: Agora estou compreendendo! Mas, se nos relacionamos com a sociedade na forma do ego, e sendo ele um impostor! Como podemos manifestar o verdadeiro? Aquilo que realmente somos?

Edson Carmo: hahahahahahahahahahaha Essa é uma das perguntas que vale a pena buscar resposta. Antes que venha a resposta, deixe-me falar de uma afirmação de Jesus Cristo! Ele disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. O ego é uma mentira, mas também uma cadeia, uma prisão. Assim, se o ego é o invólucro do Ser – aquilo que realmente somos –, então não podemos gozar da alegria que só existe na liberdade.

Agora a resposta: Se você ou alguém quer viver realmente pelo Ser, então é preciso abandonar as identificações do ego. Desidentifique-se com os nomes, os títulos que lhe deram; use-os, mas entenda que eles não são você. O fato de você estar no corpo, isso não quer dizer que você é o corpo. Lembre-se, você é aquele que ao sair do corpo, deixa claro o que de fato o corpo é – um cadáver, pó e cinza. Não se identifique com nada que sofre mudança; não se identifique com nada que hoje é e amanhã não é mais, pois o Ser não passa. Ser é aquilo que é e não pode deixar de ser. Ser, é aquilo que não muda, aquilo que não ilude. Ser, é aquilo que é eterno.

Questionador: Então posso ser eterno ao encontrar o meu Ser?

Edson Carmo: Sim! Esse é o esforço da mensagem de Jesus Cristo – transportar o homem da esfera da mortalidade para a da imortalidade. Quando Ele diz: “quem quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo...”, Ele está dizendo: “Abandone o ego e seja eterno como Eu sou”.

Medite sobre isso que vou te dizer: Ninguém pode conhecer a o imutável através do mutável. Porque quando o mutável conhece alguma coisa, seu conhecimento é findo, porque no momento seguinte ele mudará, e quando muda, o que conheceu já não está mais ali.

Questionador: Estou percebendo, estou percebendo! hahahahahahahahahahahaha como é maravilhoso o que estou ouvindo! É por isso que nossa felicidade, nossa alegria, nossa paz, são apenas emoções, momentos passageiros! Como eu não enxerguei isso antes?!

Quero encontrar o meu Ser, quero uma paz perene; uma alegria perpétua; um amor sem fim.

Você pode me ajudar?

Edson Carmo: Para isso estou aqui!

...

Diálogos com,

10 comentários:

Graça disse...

Meu mui querido amigo Edson!

Saudações, em Jesus!

...assim como temos a "armadura de Deus", e nos devemos revestir dela, penso eu, o EGO é justamente o contrário, a inversão dessa realidade, uma mentira, uma carapuça, uma vestimenta falsa e enganosa!!!
Em Efésios, Paulo exorta 'use o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus'; também estaremos nos desfazendo do EGO se escutarmos e executarmos esse conselho!!
Sim, meu querido amigo, a verdadeira felicidade está em ser livre do EGO, retirar todo o 'invólucro', rótulos e títulos que tanto nos afastam de nosso verdadeiro SER, e deixar permanecer somente a essência!
Mas, nem todos conseguem!
São aficcionados a seus atuais 'nomes' e máscaras, prestígios, que mesmo quando os deixam, ainda se valem das formas de "ex", como você bem explicou!!
Mas que é difícil, é!
Não fora assim, Jesus teria nos dito.
Como é bom vir aqui!
Eu também estava precisando ouvir esse diálogo seu, travado com o Questionador...

Deus abençoe, meu querido!
Um forte abraço, em Cristo.
Graça Lacerda

*Venha comemorar comigo os nivers dos BOTÕES DE MADREPÉROLA e ANJO DE PRATA, DIA 1º DE JULHO, SEXTA-FEIRA. Guarde essa data.

Vâninha disse...

Olá Edson!

Muito prazer em estar aqui no seu blog, vim através do blog do Eduardo e cheguei aqui tomei um baita susto com a imagem que postou...rsrs.

Incrível o texto, é tudo isso que devemos realmente fazer, nos livrar da vaidade, do orgulho, da mesquinharia, da inveja, da prepotência,arrogância, enfim do nosso tão absurdamente "EU".

Que possamos encontrar nossa verdadeira identidade em Jesús.

Beijos de Paz pra você!!! :0)

Viviane Moraes disse...

Que diálogo heim.
Muito Bacana.
Abraços

Paula Moraes disse...

Oi Edson, uma graça seu blog, seus textos e seus selos. Aorei tudo por aqui...=)
Vou ficando.
Bom domingo.
www.paulamlima.blogspot.com

Paula Moraes disse...

Hoje estou aqui para dividir a minha alegria... Obrigada!
100 seguidores...Como gratidão e com muito carinho fiz um selinho comemorativo...=)
Passe quando quiser e puder para pegar o que já é seu...<3
Bjs e boa semana.

Edson Carmo disse...

Querida e mui amiga Graça,

Saudações, em Jesus Cristo!

Seu comentário é uma edificante pregação.

Muito grato está o amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Vâninha,

Olá!

Muito prazer em recebê-la neste espaço, é de fato uma forma eficiente de comunicação as imagens.

Que bom que o texto também contribuiu para reflexão.

A identidade em Jesus é viver a Verdade que liberta, muito bom o seu conselho!

Beijos de Paz pra você!!!

Grato,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Viviane Moraes,

A beleza, o valor, o conteúdo das coisas estão nos olhos, na alma no espírito de quem contempla e percebe as coisas.

Você é Bacana.

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Paula Moraes,

Oi!

Que bom que você gostou, convido você a voltar quando desejar. Sempre passo lá, no seu espaço que também é muito agradável.

Abraços afetuosos do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Paula,

Que alegria!!! Quando um blog recebe 100 seguidores, para mim ele já é nota 1000. Parabéns querida!

Muito grato pelo selo. Sucesso sempre, é o que deseja o amigo,

Edson Carmo