terça-feira, 12 de julho de 2011

Uma técnica para estar no campo do aqui/agora


Ao contemplar pessoas ou objetos que fizeram ou ainda fazem parte da historia da sua vida, lembre-se de que todos eles são passados. Se você não conseguir se relacionar com os entes, separando-os da história! Você estará se relacionando, com o passado, com emoções e pensamentos oriundos de experiências já vividas.

Observe! Não é do passado que você gosta?! E quando você desgosta, não é do passado que você o faz?! E se não houver passado? O que sobra? Sobra o fenômeno chamado AQUI/AGORA. Esteja no presente!!! Você sofre, por causa do passado, anseia por causa pó passado que projeta futuro. De onde vem a insegurança? De onde vem o medo? Para todas essas perguntas a resposta é a mesma! O passado.

Assim, se você quer entrar em um estado permanente, naquilo que é e não pode deixa de Ser. Se você quer conhecer o Amor, a Paz, a Beatitude, a Liberdade... Penetre no AQUI/AGORA. Abandone o passado, porque sem ele nem mesmo há projeção do futuro. Passado e futuro são temporais, o Amor, a Paz e a Alegria são atemporais. O verdadeiro é aquilo que dura para sempre.

42 comentários:

Gheni disse...

Que belo post meu amigo
O passado nos deixa de mãos atadas, olhar para o presente realmente é o melhor a se fazer.

Um forte abraço

Silvio ramos disse...

Ler os seus textos. E dar um mergulho na existência.

Parabéns!

Abraços do amigo.
Silvio Ramos.

Lu Araujo disse...

Boa noite meu amigo!!!

Li seu texto e confesso que penso um pouquinho diferente...rsrs...

Sem passado não há presente,futuro...Tudo que somos hoje está relacionado com nosso passado,a educação que tivemos,os amigos ,a família...

E mesmo as experiências;A GENTE É QUE TEM QUE APRENDER A TIRAR BOM PROVEITO DELAS,(Sejam elas boas ou más).Não há como viver o AQUI/AGORA sem as tais experiências de outrora...(As boas nos ensinam a ser fortes,a fazer o que é certo.As más,a não cair no mesmo erro duas vezes.

O pensamento que estou compartilhando contigo AGORA,daqui a um minuto também será passado,mas o aprendizado ao compartilhar e receber será para toda vida.

O que a gente não deve é ficar preso/a ao passado(ex:eu fiz,eu aconteci,eu era...)e hoje,meu Deus...rs.

***

Nossa vida é feita disso,e o que temos mesmo que fazer é nos aprimorar mais,tentar ser melhores não só pra nós mesmos,mas para todas as pessoas ao nosso redor.

TENHA UMA ÓTIMA NOITE!!!

Lu Araujo disse...

É o modo que olhamos que faz toda a diferença.

rsrs...

Edson Carmo disse...

Querida amiga Gheni,

Você disse tudo em poucas palavras. Grato!

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querido amigo e companheiro de labuta, Silvio ramos!

Que alegria receber-te aqui!

Muito obrigado pelo comentário!

Abraços afetuosos do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Minha querida amiga Lu Araujo,

Pensamento é devir, nunca permanece, porque não é consciência, e sim, uma manifestação dentro da consciência.

Pensamento é temporal, a consciência é atemporal – e é dela e com ela que estou falando.

Grato por sua presença constante, sua amizade e os comentários que nos ajuda a continuar o trabalho.

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Lu,

Os olhos do pensamento, são os olhos que possuem o conhecimento do bem e do mal, o que pode ser também comparado com o passado e futuro.

Grato querida amiga. Beijos do amigo,

Edson Carmo

jair machado rodrigues disse...

Meu bom amigo Edson, sempre leio com muita atenção teus post, pois se revelam para mim, o que te agradeço. Ultimamente tenho refletido muito sobre isso, meu presente, o que está acontecendo agora. Mas já tive, ou ainda tenho um pouco, de ensinamentos que aprendemos durante nossa vida, de que não se poderia guiar um futuro sem conhecer o passado; faz certo sentido, mas percebo que o que dizes neste post é o que venho pensando, tentando, que é viver o agora. Obrigado por mais estas sábias palavras querido amigo.
ps. Que Deus mantenha sua luz sempre acesa sobre nossas cabeças e corações.

Lu Araujo disse...

Hummm...
Assim que tivermos a oportunidade de nos falar no chat,explica-me melhor este assunto.

Quero saber mais.

(rsrsrs)

Tenha um ótimo fim de tarde e grata pela paciência.:)

Solange disse...

Olá Edson, como vai? linda postagem parabéns!. Penso que o passado é a escola que pode formar um homem melhor ou pior.... aqui e agora.
Beijos no coração
Sol

Graça Pereira disse...

Um texto inteligente e reflexivo e que a mim me assenta muito bem!
Tive um passado felicissimo...não escondo e dou comigo, muitas vezes, gastando o AQUI e AGORA na sua contemplação e reparo que, há-de haver um tempo, que o meu passado "parou" numa determinada época e o resto do tempo?? Perdeu-se completamente!
Saio daqui com uma decisão: viver o AQUI E AGORA!
Obrigada por estas luzes.
Bj
Graça

Sandra Portugal disse...

Edson, finalmente depois de tanto tempo, estou retribuindo a sua gentileza de me presentear com o Blog Carisma, do qual só tomei conhecimento essa semana através do Google!
Passe lá para ver o meu reconhecimento!
abraço Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Tammy'Natural disse...

Paz do Senhor irmão.
O Senhor me inspirou em uma nova narrativa.Gostaria de sua opinião.

Reflexões disse...

Deus muitas vezes revelava fatos do passado ou puxava a memória do povo para que ficassem lúcidos no agora.

Cristo e seus discípulos até o dia de hoje, revela fatos do passado ou puxa a memórias das pessoas para que possam posicionar-se no agora

Abraços.

Rener Brito

Salviano Adão disse...

MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

Cantinho She disse...

Ei querido! Quanto tempo não venho aqui... Adorei o post!
Beijo, beijo
She

Anônimo disse...

Creio eu que muitas pessoas tenham tido um verdadeiro encontro consigo mesmo através de suas postagens, pois fica claro sempre que todos as postagens são de uma pessoa que vivi que é exemplo,não é como alguns blogs relacionado ao seu que por tanto enfeitar a mensagem nota se que não é algo vivido e sim criado.

Valdicéia Mendonça disse...

Perfeito!!!
Adorei o post!!!
Passando também para agradecer por fazer parte não só do tesouro de Deus, mas dos meus também.
Adorei!!!
Coloca meu nome em suas orações.
Se cuide!!!

Amanda Lemos disse...

Tudo muito interessante por aqui,
Gostei muito mesmo.
E te convido para conhecer meu espaço, caso queira dar uma olhada, seguir..;

http://www.bolgdoano.blogspot.com/

Muito Obrigada, desde já.

Sandra Portugal disse...

Amanhã o ProjetandoPessoas comemora 11 meses de existência! E de amanhã até 24/08, quando o Blog completa 1 ano de vida, preparei uma sequência de surpresas para o Blog, homenageando grandes amigos de jornada! Espero que você aprecie a minha forma de celebrar essa conquista e me passe seu feedback sincero a medida que meu plano de 30 dias de festa avance! Serão dias diferentes de postagens até aqui! Mas tenha certeza de que está sendo preparado com muito carinho para todos! Aguardo seus comentários, críticas construtivas ou sugestões, ok?
Com muita admiração e respeito por cada um de voces! bjs e abraços Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//
@ProjetaPessoas
Projetandopessoas@hotmail.com

Gleilson Alves disse...

A grande maioria da população do mundo encontra-se fora de tais parametros do estado de presença, na verdade o mundo vive um dualidade...
A pessoa tem uma casa na medida das sua condições, mas na verdade é queria uma casa igual a do seu amigo que tem piscina e hidromassagem enquanto a sua tem no máximo uma bacia de água para ser refrescar, e por não ter isso sofre...

O sofrimento é algo que a mente nos da para nos esquecermos de nós mesmo, esquecermos de como somos na originalidade, esquecermos que somos o vazio que não tem dimensão e nem pode ser medido.

Vamos buscar estar no estado de presença, no aqui e agora, viver cada momento por vez, assim o sofrimento não tem espaço e nem chance.

O estado de presença é a consciência, a consciência é o espirito, e por sua vez o Espirito é uma parte de Deus que ele mesmo colocou dentro de cada um de nós.

Paula Moraes disse...

Oi Edson, está coberto de razão, precisamos viver o hoje, pois o passado já passou e o futuro pode nem chegar...=)
Boa semana
Bjs

Valdicéia Mendonça disse...

Passando para desejar uma excelinda semana e para agradecer a visita e comentário, que eu adorei!!!!!!!
Que bom que gostou de tudo por lá!!! Rsrs
Eu só tenho a agradecer o carinho, e por ter ido no "mais de mim", acho que ninguém vai,rsrs.
Abraços mais!!!
Se cuide!!!

Edson Carmo disse...

Meu bom e querido amigo Jair,

A sabedoria é atemporal, ela não é passado, é sempre presente. As palavras que foram ditas – essas que foram substituídas ao longo do tempo – elas não eram verdadeiras, pelo fato de serem passageiras. A verdade permanece para sempre, é atemporal. O que temos é o presente, esse eterno agora, e é ele que devemos viver.

Agradeço a Deus por sua amizade, por suas palavras que me ajudam a caminhar.

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Minha amiga Lu Araujo,

Eu ainda estou escrevendo sobre esse assunto – veja o porte posterior + comentários – e quando tiver oportunidade de falar no chat explicarei as coisas que permanecerem sem compreensão.

Grato por sua amizade! Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Solange,

Olá!!!! Vou sempre bem!!!

Olhe para a semente. A semente não é apenas o que parece ser. Enquanto semente, ela é apenas um fato, mas a verdade sobre ela é a árvore, com milhares de folhas, ..., flor e frutos.

Se somos alguma coisa hoje, nesse agora, não é apenas pelos ensinamentos do passado, mas pelo potencial que há em cada um de nós.

Grato por sua participação!

Beijos no coração

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Graça Pereira,

Muito grato por seu comentário, continuarei a refletir sobre ele.

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Sandra Portugal,

Grato pelo seu reconhecimento e parabéns pelo trabalho que você desenvolve em seu blog.

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Tammy,

Fico mais feliz em ver que você topou o desafio que lhe fiz naquele acampamento. Você ainda não tinha nenhum blog, então disse para você construir um, falar a blogosfera... Hoje isso é uma realidade.

Sempre vejo o que você escreve, vem do seu coração, então tá ótimo.

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Meu amigo José Rener,

O que Jesus deixou não deveria ser chamado de passado, porque a propria palavra está dizendo que não está mais aqui.

Chame então os ensinamentos de Cristo de chave, mapa, direção, indicação... qualquer coisa desse tipo quem você chamar estará mais correta.

O brigado por sua participação.

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Reflexões disse...

Quando falo passado é justamente neste sentido, por isso ter que trazer a memória, já que caio no esquecimento de alguém, agora já não está para este alguém.

Abraços.

Rener Brito

Edson Carmo disse...

Querido amigo Salviano Adão,

Concordo com você, que a Bíblia é um alimento espiritual. Contudo, as pessoas não a comem, não a ruminam... Então ela permanece alimento, mas alimento que não foi consumido, que não entrou na corrente sanguínea espiritual. Minha pergunta é: “de que adianta andar com o alimento e morrer por não consumi-lo?”

Grato pela sua participação. Abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Oi minha linda Sheila!!!

É, já faz um tempinho!!! Mas eu sempre dou uma passadinha no seu cantinho para matar a saudade!!!

Grato pela visita e o comentário carinhoso de sempre.

Beijo, beijo do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Anônimo,

Minhas postagens são portas que permite as pessoas acessarem a si mesmas. Mas cada um tem de caminhar até a porta!!!!

Você tem razão, escrever sem viver é inútil.

Grato pela participação!

Abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Valdicéia Mendonça,

Tudo é perfeito para os olhos perfeitos!!!

Sinto-me honrado por ser apontado por você como tesouro. Espero servir a Vida com enriquecimento.

Estou orando por você. Estou me cuidando com a força do Senhor.

Grato por tudo que deixou aqui.

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Amanda Lemos,

Grato pelo comentário, pela visita, pelo convite.

Estou seguindo seu belo blog!!

Abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Sandra Portugal,

Perdão por não ter visto seu convite antes. É que a concorrência na minha agenda me impediu de fazer em tempo hábil.

Mas eu te agradeço a lembrança e continuo desejando o sucesso do seu trabalho.

Abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Meu querido irmão Gleilson Alves,

É assim, do jeito que você está falando. O que é lamentável!

Grato pelo rico comentário.

Abraço forte do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Paula Moraes,

Essa é a sabedoria que proporciona vida. Não entender isso nos priva dela.

Grato!

Abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Valdicéia Mendonça,

Recebo com alegria seus agradecimentos!!! Se ninguém vai, certamente é porque não descobriram como eu descobri! Continue perfumando a blogosfera...

Muito obrigado pelo carinho. Abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querido irmão Rener,

Grato pelo comentário, pela participação e por movimentar este espaço com debates. Só digo a você que ao escrever, não use palavras substitutas. Elas acabam empobrecendo aquilo que se diz.

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo