quinta-feira, 25 de agosto de 2011

LIVRE ARBÍTRIO


Livre Arbítrio não é esse direito de escolha que habitualmente conhecemos. Será que de fato estamos escolhendo? Responda-me! Por ventura estamos escolhendo algo que criamos; algo que controlamos; algo que podemos sustentar? E se podemos escolher, por que caímos na infelicidade quando escolhemos a felicidade? Quando escolhemos algo, esse algo sempre acontece? E quando acontece, podemos escolher as conseqüências? Se a resposta é não, como podemos chamar nossas escolhas de livre arbítrio?

Se fazemos nossas escolhas aprisionados por condicionamentos; se o nosso ato de escolher o certo, não passa de uma manipulação ou imposição da sociedade! Logo, o que chamamos de livre arbítrio, não é livre arbítrio!

O verdadeiro livre arbítrio é a liberdade dos apegos. E se não há apego, não há infelicidade. Observe: Quando há apego nasce o ego, e com ele o orgulho, a vaidade, o ódio, a mágoa... – todo tipo de prisão. Livre arbítrio é poder ser o Ser, é estar livre do Ego.


8 comentários:

jair machado rodrigues disse...

Olá meu bom amigo Edson, sabias palavras...gosto do questionamento "SE PODEMOS ESCOLHER PORQUE CAÍMOS NA INFELICIDADE QUANDO ESCOLHEMOS A FELICIDADE ? isso por si só já me responde...também por muito tempo defini erradamente Livre Arbítrio, mas claro está neste post (para mim faz muito/todo o sentido). Hoje no almoço conversa com duas mui queridas amigas e falávamos disso, que o ser humano esqueceu/esquece do SER, importando o ter, adquir, a matéria acima, bem acima do espiritual, enfim...somos uma sociedade que pratica o apego ao ego, e na verdade devemos buscar o SER verdadeiro dentro de nós...(divaguei).
ps. Que Deus mantenha sua bênção sobre nossas cabeças e corações.

Regina disse...

Oi amigo Edson, como sempre suas postagens ótimas!! O livre-arbítrio e fundamenta-se religiosos, morais , psicólogicos e científicos.Livre-religioso fundamenta divindade onipotente não impondo poder, vontades nas`escolhas(como Deus Pai respeita-nos).Na ética que o ser humano possa ser moralmente responsáveis pelos seus atos ( que hoje em dia isso é crítico no mundo todo a falta de respeito com outro ser...assistindo aos jornais nós percebemos agressões)No aspecto psicólogico é o controle da mente que também os filhos de Deus precisam se alimentar mais da palavra de Deus) enfim este livre -arbítrio exige maturidade, equilíbrio para a escolha do dia-dia,podendo ser benefíco ou não?
Amigo....paz e que a luz de Deus sempre o ilumine!!!

angela disse...

muito bem colocado não devemos nós apega a nada devemos amar e amar não é apego pois o amor ele não busca os seus interesses,não se irrita, não suspeita mal.

Edson Carmo disse...

Querido e bom amigo Jair!!!

Gosto muito da forma que você comenta. Sempre com base na experiência.

Grato,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Regina,

Gostei muito da exposição que você fez aqui. Muito boa mesmo. Grato!

Aceite um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Ângela, querida amiga de labuta...

Que bom vê seu comentário aqui!

Grato e volte sempre,

Edson Carmo

She disse...

rsrs Olá, olá! Discordo do seu conceito de livre arbítrio, mas como sempre respeito a sua opinião.
Beijo, beijo!
She

Edson Carmo disse...

Querida amiga She,

Não é um conceito, é o resultado de uma profunda investigação, e depois, experiência. Conceitos são puramente intelectual, falo das coisas do ponto de vista existencial.

Grato por manifestar sua opinião.

Um brande beijo do amigo,

Edson Carmo