quinta-feira, 7 de março de 2013

COMUNICAÇÃO EFICIENTE - 1

Quando nascemos, nascemos sem vocabulário, não temos palavras internamente. O que existe lá é apenas sensibilidade... Então podemos sentir prazer, conforto, desconforto... Mas nada disso por meio de palavras, pois não há palavras ali para reconhecimento e interpretações. Assim, a comunicação essencial, e também a mais poderosa é aquela que se processa por meio do sentimento.

Se você quer transmitir paz, basta estar em paz. Se você usar palavras para transmitir paz, estando você agitado, o máximo que você irá transmitir é inquietação. Lembre-se: você cria os sentimentos nas pessoas, não com suas palavras, e sim com os seus próprios sentimentos.

Qual a eficiência de uma comunicação de 93% de palavras e só 7% de sentimento? Essa é a comunicação verbal! Será que alguém se convence quando não há sentimento, quando não pode sentir? Observe! As pessoas se movem, quando há sentimento.

A maioria das pessoas não se importa com as palavras. Para a maioria das pessoas palavras não convencem. E de fato as palavras equivalem apenas 7% do todo da comunicação. Os outros 93% é comunicado pela expressão corporal, onde se reflete os sentimentos. Isso mesmo! A comunicação tem dois níveis: o nível pequeno das palavras e o nível gigante da expressão corporal que reflete os sentimentos.

Palavras são apenas palavras, mas a expressão corporal, por onde são refletidos os sentimentos, é bem mais poderosa que elas. Expressão corporal envolve o seu tom de voz, a velocidade dos seus movimentos, o seu sentimento no momento. É por isso que as pessoas acreditam muito mais no que vêem, do que aquilo que apenas ouvem.

Por exemplo: Se você tiver com uma aparência muito triste, sentindo uma grande tristeza e disser que está muito feliz! No que você acha que as pessoas vão acreditar? Certamente elas nem vão perceber o que você falou, porque simplesmente estarão convencidas daquilo que viram e acima de tudo sentiram.

Toda vez que você falar algo que não está sentindo, de alguma forma seus ouvintes saberão que você está mentindo.

   

7 comentários:

Luciana Furquim disse...

É isso mesmo,amigo Edson,excelente reflexão!!!

Noemi disse...

Bendiciones desde El Salvador Centroamerica, desde mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com

Nal Pontes disse...

Muito linda essa reflexão, palavras serão apenas palavras se não viver com coração. Vim aqui agradecer sua visita no meu cantinho e por deixar sua marquinha lá. Parabéns pelos 03 blogs e já estou seguindo. Faz uma visitinha no meu outro cantinho. Abçss

Crista disse...

Bem vindo em meu blog e em meu coração.

Nagila Domingos disse...

Essa é uma verdade incontestável, não podemos oferecer a outros o que não temos, já diz o ditado, cada um dá aquilo que tem.
Boa reflexão
Obrigada pela visita, retribuindo e seguindo.
http://honrandoochamado.blogspot.com.br/

Pérola disse...

E se estivermos bem atentos, no silêncio dizem-se tantas coisas.

Bom fim de semana!

jair machado rodrigues disse...

Meu bom amigo Edson, post que me leva a uma grande reflexão, logo eu que adoro palavras, acho que por isso tenho um blog...mas entendo perfeitamente o post, e o exemplo é muito claro... Tenho também a herança da negra áfrica em que o conhecimento se passava, ou se passa ainda em muitos lugares lá, através do corpo, sinais, movimento, coração...sempre muito bom ler-te, e que Deus sempre nos abençoe.
ps. Meu carinho meu respeito meu abraço.