quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A IMPORTÂNCIA DO VAZIO


Qual dos dois tem valor: o cheio ou o vazio? Ao ouvirmos essa pergunta, todos nós, tendenciosamente respondemos: “é o cheio que tem valor”. Para nós, é o cheio que vale, é o cheio que custa dinheiro... O vazio não custa nada, ninguém compra o vazio! Quem pagaria pelo vazio? Querendo comer chocolate, quem pagaria por uma caixa vazia? Querendo beber refrigerante, quem daria algum dinheiro por uma garrafa vazia?

Mas nós costumamos confundir preço com valor.

Então eu refaço a pergunta: “o vazio não tem valor?”

Veja os pulmões: eles são cheios de buraquinhos vazios. Os buraquinhos têm de estar vazios para que o ar entre neles. Com os pulmões cheios de ar, você pode respirar? Não, porque com os pulmões cheios de ar não é possível respirar.

Quando você vai fazer um suco, então você precisa pôr o suco num copo. Mas, para pôr o suco no copo é preciso que o copo esteja vazio. O que é um copo? Ora, o copo é um vazio contornado por baixo e pelos lados por uma fina parede de vidro.

Às vezes é preciso comprar sapatos novos. Compramos sapatos para calçá-los. Mas para calçá-los, o que é preciso? É preciso que os sapatos estejam vazios. Se os sapatos não estiverem vazios, então os pés não entram. É o vazio dos sapatos que permite calçá-los e usá-los.

Olhe para as porta, as janelas nas casas – são vazios. Já imaginou uma casa sem portas, sem janelas?

Se for o vazio entre mim e os objetos que me permite chegar até eles, então esse vazio tem um extraordinário valor. Se for esse vazio quem me permite ver no horizonte a paisagem, então ele é tão lindo quanto ela. Se for o vazio chamado "silêncio" quem me permite ouvir a música, então ele é precioso...

Edson Carmo

2 comentários:

Lumena Oliveira disse...

Que explicação sensacional!
Depois de ler este texto, mais ciente fiquei de que o vazio é tudo o que nós precisamos. É tudo que preenche a vida.

Lumena

Edson Carmo disse...

Lumena,

hahahahahaha

É, o vazio é muito importante!

Obrigado pelo comentário.

Abraços,

Edson Carmo