quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

QUEM NÃO SE AMA, NÃO PODE AMAR A MAIS NINGUÉM!


Para amar de verdade, em primeiro lugar é preciso amar a si mesmo. Se uma pessoa não amar a si mesma, nunca será capaz de amar um outro alguém de verdade. E jamais este alguém sentirá prazer no seu amor. A pessoa que não ama a si mesma, ao se relacionar com outra pessoa estará apenas fingindo amá-la. Se a pessoa não puder ser amável consigo mesma, como ela poderá ser amável com as outras pessoas? Lembre-se: Qualquer coisa que a pessoa for consigo mesma, ela será com as outras pessoas. Se uma pessoa se detesta, ela irá detestar as outras pessoas também. O Mestre Jesus disse: “Amai o próximo como a ti mesmo”. O que significa isso?

Mas neste mundo a maioria nunca é educada a entender que a primeira pessoa que se deve amar é a si mesma! As pessoas não vêem sentido nisto, então perguntam: “Amar a si mesma?” As pessoas sempre pensam que para amar, precisam de uma outra pessoa. Mas se a pessoa não aprender consigo mesma a amar, não será capaz de praticar o amor com mais ninguém.

Muitas pessoas não conseguem amar, porque simplesmente não aceitam nem a si mesmas! Existem muitos “deveria” pendurados sobre a cabeça das pessoas. Todos esses deverias, são quase impossíveis de serem satisfeitos. Quando uma pessoa não consegue satisfazê-los, então ela começa a si condenar. Uma profunda raiva surge dentro dela em relação a ela mesma. Como uma pessoa assim pode amar as outras se não ama a si mesma? Assim, as pessoas simplesmente fingem, elas simplesmente demonstram que são amorosas. No fundo elas não são amorosas com ninguém. Esses fingimentos são bons por pouco tempo, depois o colorido desaparece, a realidade se revela e...

As pessoas fingem que estão amando. O pai diz que ama o filho, o filho diz que ama o pai, a mãe diz que ama a filha e a filha segue dizendo a mesma coisa. Irmãos dizem que amam um ao outro. Todo o mundo conversa a respeito de amor, canta canções de amor, mas será que se pode encontrar outro local no universo tão destituído de amor? Parece que todas essas poesias são apenas compensações. Porque as pessoas não conseguem amar, elas têm que acreditar de alguma maneira, através da poesia, da canção, que elas amam. O amor está absolutamente ausente porque a primeira pessoa que deve ser amada ainda não foi amada; e o primeiro passo é: aceitar-se como é. A pessoa deve ser simplesmente ela mesma.

Se aceite e dentro de você não haverá qualquer conflito, qualquer desamor. Aí sim, você terá amor por si mesmo. As rosas desabrocham tão lindamente porque elas não estão tentando se tornar bonitas. Tudo na natureza segue tão belamente em harmonia porque ninguém está tentando competir com algum outro. Ninguém está tentando se tornar algum outro. Tudo é do jeito que é. Então, veja o ponto! Seja apenas você mesmo e lembre-se de que você não pode ser alguma outra coisa – faça o que você fizer. Todo esforço para isso é fútil. Você tem que ser simplesmente você mesma. O melhor que uma pessoa pode ser é ela mesma. Isso é o mais perfeito amor!

Edson Carmo

23 comentários:

Lumenamena disse...

Edson Carmo,

Belíssimo texto.
Muito mais não há a acrescentar, serve simplesmente para uma boa reflexão.

"O Mestre Jesus disse: “Amai o próximo como a ti mesmo”. O que significa isso?"

Esta frase para mim significa:
Para amar o próximo, tenho que amar a mim mesma, para receber amor dos outros. Quando amamos embelezamos tudo o que fazemos, tudo o que apreciamos, assim nos reencontramos connosco próprios.

A pessoa mais importante do mundo, para mim, sou eu própria, por isso devo amar-me primeiro. Isto não é egoísmo, e muito menos narcisismo, porque se o amor próprio fôr bem encaminhado, só nos ajuda a amar-mo-nos e amar o próximo.

Um Grande Abraço,
Lumena

Jaqueline Alves disse...

Edson, o Senhor nos ensina a cada dia sobre o amor, quem não se ama não saberá como amar. Parabéns pelo texto! Edson eu quero convidá-lo a participar como administrador de um blog coletivo evangélico que criei, o site do blog é www.blogueirosgospel.blogspot.com, se vc aceitar deixe um comentário no meu blog com o seu endereço de email para eu enviar o convite pra vc!!! Espero que aceite esse convite e faça parte desse projeto. Muito Obrigada!!!! E fico aguardando a resposta... Graça e Paz!!!!

Kelly Kobor Dias disse...

Adorei o texto, é verdade mesmo, é impossível amar alguém se não somos capazes de amar a nós mesmo. E adorei a ilustração, adoro shrek!!! beijos

Anônimo disse...

Tens razão Edson, meu irmão, eu me odeio, por isso jamais saberei o que é amar. Abraço

blog do Jair ou...

Katty disse...

Adorei a reflexão.
Mostrou-me uma perspectiva que estava a precisar de ver.
Obrigado!

Joelson Gomes disse...

Olá, estou passando aqui e conhecendo seu blog. Quero parabenizar vc pela atitude. Precisamos de blogs cristãos para informar mais pessoas nesse meio de comunicação. Que convida-lo a conhecer o GRAÇA PLENA, sua visita e suas impressões serão muito importantes. Se vc quiser uma parceria para colocar banner estou a disposição. Deus te abençoe sempre, um abraço.

Joelson Gomes
http://gracaplena.blogspot.com

Vanilda Fiuza disse...

Olá, Edson!!!

Deus te tornou responsável por um ser humano, que és tu.
Deves trazer felicidade e liberdade para ti mesmo. E só então poderás compartilhar a vida verdadeira com todos os outros.
Lembra-te: " Amarás ao próximo como a ti mesmo " Reconcilia-te contigo, porque a felicidade é uma aquisição.
Edson parabéns pelo texto. venha nos fazer uma visitinha precisamos de seu carinho lá no blog da Bellinha.
Abraços...

UN VOYAGEUR SANS PLACE disse...

Concordo, e acho que o exemplo das rosoas é bem ilustrativo. Se uma pessoa quer amor, qual é o lugar onde ela o deve procurar primeiro de tudo? Em si mesma, é claro.
Um abraço, amiga. Au revoir e bom fim de semana.

Edson Carmo disse...

Amiga Lumena,

Ninguém pode ensinar aquilo que não aprendeu - aquilo que não sabe. Então para ensinar é preciso primeiro aprender, e isso não é questão de egoísmo, mas de aprender primeiro para depois ensinar. O amor é um ensinamento que vem de um aprendizado prático. Não é um ensinamento teórico, mas prático.

Parabéns por seu comentário!

Beijos,
Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Minha parceira Jaqueline Alves,

Você tem razão, só o Senhor nos ensina, porque só Ele é Revelação, o resto é escuridão!

Já aceitei seu convite e estamos juntos neste lindo projeto.

Que o Divino nos abençoe eternamente.

Beijos,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Olá querida Kelly,

A ilustração de fato é bem pertinente.

Obrigado por sua honrosa participação

Beijos,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Anônimo,

Se você se odeia, então você tem capacidade de se amar. O amor só é impossível quando se tem poder de escolha. Se você pôde escolher se odiar, como não poderá escolher se amar? Se seu coração está sustentando o ódio que é mais pesado, mais difícil, que dá mais trabalho... imagine como será fácil sustentar o amor? O amor é uma escolha – escolha amar!

Obrigado por sua cooperação,

Beijos,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Oi Cátia,

Estas mensagens que aqui coloco são para isso, para provocar uma reflexão na qualidade interior; para trazer um novo prisma... Deixe que este seja um insight e não desperdice tempo em resistir. Se entregue!

Obrigado por compartilhar!

Beijos,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querido Joelson Gomes,

Recebo os parabéns com alegria e aceito os convites da visita e parceria.

Que Deus nos abençoe sempre, um abraço.

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Olá Vanilda Fiúza,

Muito obrigado por suas assertivas.

Sempre vou ao blog da belinha e outro dia estava fazendo isso com o meu amigo Rener Brito. Breve deixarei lá mais um registro de carinho.

Beijos,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Meu querido e admirável Abdoul Hakime,

Você tem razão! Obrigado por sua participação.

Um grande abraço!

Au revoir

Edson Carmo

Anônimo disse...

EU ACHO QUE ISSO E VERDADE,MAIS NA MINHA OPINIÃO SINCERAMENTE MESMO QUE VOCÊ NÃO AME A SI MESMO VOCÊ NÃO ESCOLHE SE AMA A QUEM VOCÊ VAI AMAR NINGUÉM ESCOLHE POR QUEM SE APAIXONA,EU MESMO ME APAIXONEI MAIS NÃO POSSO FICAR COM QUEM AMO E É IMPOSSIVEL EU NÃO CONSIGO ESQUECER ESSE PESSOA

Edson Carmo disse...

Anônimo,

É, o amor acontece! Não podemos chamá-lo, mas podemos embaraçar sua vinda. Como o amor é incondicional, então quando ele acontece também permanece para sempre. Seja feliz simplesmente pelo fato de estar amando. Muitos querem sentir amor, mas isso ainda não foi possível para eles pelo fato de não terem encontrado o amado, a amada.

Obrigado por seu comentário e participação.

Abraços,

Edson Carmo

Anônimo disse...

Edson carmo Belíssimo texto
Não descordando pois concordo plenamente mas gostaria de saber se ná biblia está escrito que se não nos amarmos não poderemos amar a mas ninguem, pois não estou encontrando essa passangem e queria muito saber onde fica

Edson Carmo disse...

Não é questão de existir um texto que fale isso com todas as letras. Isso é quentão de interpretação. Jesus na bíblia diz que devemos amar o próximo como a nós mesmos. A palavra “como”, foi tomada para falar da mesma forma, com o mesmo amor, do mesmo jeito... Se você não tem amor para si, como terá amor para outrem? É assim: se sou perfumado, então o meu cheiro é inalado ao mesmo tempo por mim e por quem estiver próximo. Quando o perfume está no ar, não há como um sentir e outros não. Quando o perfume está no ar, todos sentem.

Leia:

"Ama o próximo com a ti mesmo" "Evangelho segundo S. Lucas 10,25-37.

“Se alguém disser: Eu amo a Deus, mas odiar o seu irmão, esse é um mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem ...” 1 João 4, 7-21


Edson Carmo

Anônimo disse...

eu não sei se vou conseguir amar pessoas de novo,se é que já amei alguém de verdade,já saí da depressão e agora estou em uma fase meio que seca,eu não consigo amar ninguém e nem ser amada,é como a lei da atração se você ama você é amado mas se você não ama você não é amado.

Unknown disse...

Olá boa tarde Édson Carmo isso que dizer que se agente não se ama agente não ama ninguém é isso?e eu estou a proucura do meu amor próprio vc pode me da umas dicas sem que esse texto ja faz alguns anos mais caso pode mim ajuda eu agradeço desde já grata.

Unknown disse...

"Amor é o nome do desejo e da busca pelo todo" Platão