terça-feira, 26 de janeiro de 2010
COMO LIBERTAR-SE DO EGO E SEUS MALES
Existe um momento em que o EGO está presente e um momento em que o EGO não está presente. Quando você está acordado ele está presente; quando você dorme, ele já não está – ele desaparece. Mas lembre-se, eu estou falando de sono, não de sonho. Estou falando do sono sem sonho!
Onde você está no momento do sono? No momento do sono sem sonho, onde estão as imagens, as coisas, as pessoas, os relacionamentos, os graus de parentesco, os títulos, as disputas, os conflitos...? Quando você entra na dimensão do sono sem sonho, todas as idéias desvanecem; não há mais nenhum tempo, nenhum espaço, nenhum país, nenhuma preocupação... Ainda assim uma presença existe, uma vida existe; há uma respiração, uma pulsação no coração...
Você é capaz de descrever para mim o que aconteceu enquanto você estava dormindo sem sonho?
Eu sei que você só poderá me responder: “Nada!” E esta é a resposta certa.
Mas por que você rejeita todas as coisas, até as coisas que você gosta, para oferecer-se ao “nada”?
Talvez você me diga que é para recarregar as energias – porque esta é a resposta mais sensata!
Então consideremos esta resposta. Para recarregar as energias você se move até o estado de “nada” e, se você não for até ele, certamente ficará louco.
Mas o que acontece quando você acorda? É certo que você me responderá: “o meu ‘eu’ esta de volta!”
Então o EGO acordou. Quando o “eu” acorda, o passado, o presente e o futuro também acordam. Quando o “eu” acorda, tudo o mais acorda: o tempo, o espaço, os sons, o sol, as flores, os pássaros, os mares, os desejos, os medos, as agonias... Enquanto o “eu” estava dormindo, tudo era silêncio, paz, quietude... .
Agora compreenda comigo: se você não tocar o “eu”, se você não acordar o EGO, é certo que você estará em relaxamento, viverá na paz do sono mesmo estando acordado. Portanto Esteja acordado enquanto dorme e dormindo enquanto está acordado. Esteja livre do EGO e o gozo estará em você; você verá, saberá quem você realmente é.
Edson Carmo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
21 comentários:
Meu querido Edson! Que post!
Pera... vou ler de novo.... (rsrs)
Muito profundo...adorei, pra variar!
"...portanto esteja acordado enquanto dorme e dormindo enquanto está acordado. Esteja livre do EGO e o gozo estará em você; você verá quem você realmente é."
Sensacional...vou prestar atenção!
Beijoooo
Faz-me rir... hahahahahahahaha... She, você, suas palavras, me tocam fazendo-me transbordar de alegria. Obrigado por fazer isso.
Beijos do seu admirador,
Edson Carmo
olá !
Eu nunca tinha pensando neste aspecto, mas achei bem interessante.
Acabei lembrando de uma frase que uma colega minha disse: qnd sonho, acordo mais cansada ainda.
abraços, Edson !
Olá minha amiga Irene!
É bom ter você por aqui, apoiando, advogando nossas boas percepções. Sua amiga tem razão!
Abraços do seu amigo,
Edson Carmo
Entendi a mensagem subjacente, Edson! Mas... ( e lá estou eu... ), estando a dormir não estamos a usar todas as nossas faculdades,estamos num estado inconsciente, estamos em reposição de energias e renovação de células para podermos acordar e retomar as faculdades e os sentidos. Sendo que todo o nosso ser funciona durante a altura em que estamos acordados, funciona também de maneira diferente a dormir, a recuperar. A verdade é que acordados ou a dormir somos um todo que necessita das duas coisas para trabalhar para as boas coisas, como a amizade e carinho por todos que passam por nossas vidas e não só. Apelo a todos os leitores deste blogue do Edson( porque são muitos), para contribuirem por favor para o Haiti. Eu já o fiz, e fico com um vazio enorme em não poder prestar mais ajuda.
Edson, um abraço enorme! Tenho pena de não poder falar mais consigo, tenho aprendido muito!
Obrigada...
Querida Dark Angel,
A mensagem é de fato subjacente – está por trás! O que está na frente dos olhos naturais é apenas uma porta, uma entrada para o entendimento de que o EGO não deve ser acordado. Não estou falando do verdadeiro centro, mas do falso centro. Também não estou falando do corpo, da casa, do instrumento, do servo...
Pode usar meu espaço para este tipo de convocação. Todos devem entrar em união!
Obrigado por sua amizade.
Beijos do amigo que te ama,
Edson Carmo
Está aí querido Edson, o ego, é isto que realmente atrapalha o ser humano,
junto com ele vem o orgulho, a vaidade, o desejo de poder, e são estas as principais causas da queda do ser humano. Gostei muito de sua postagem, real, verdadeira, beijos Luconi
Querida amiga Luconi,
Você tem razão, “o orgulho, a vaidade, o desejo de poder, e são estas as principais causas da queda do ser humano.”
Obrigado por seu comentário, sua participação.
Abraços do amigo,
Edson Carmo
"...Deus fala de um modo,sim,de dois modos,mas o homem não atenta para isso.Em sonho ou em visão de noite,quando cai sono profundo sobre os homens,quando adormecem na cama,então,lhes abre os ouvidos e lhes sela a sua instrução,para apartar o homem do seu desígnio e livrá-lo da soberba,para guardar a sua alma da cova e a sua vida de passar pela espada..." Jó,cap.33,versos 14 ao 18.
Deus tem modos inusitados,bem peculiares,para falar conosco,e o faz o tempo todo;de várias maneiras,nos leva a nos encontrar com o eu interior,para refletirmos a respeito de como temos agido,a respeito do que somos feitos:de barro,pó e cinza...
Apesar de termos sido feito à sua imagem e semelhança,muitas vezes apagamos da memória nossa identidade(que,em essência é
celestial)e inadvertidamente,nos atrapalhamos em nossos próprios desencontros...
Pior do o ego em evidência,é o alter-ego...Um ego exacerbado é ruim,mas alguém que usa desse tipo de fuga é muito pior...
Um abração...
Deus,o primeiro poeta!,
Deus é o sujeito, o homem o objeto. O objeto não pode ver Deus, mas Deus vê o objeto. Se queremos de fato ver alguma coisa verdadeira – não ilusória –, então devemos nos tornar um com Deus. A menos que a fundição aconteça, não é possível que o homem veja o Reino de Deus; ele não poderá experimentar a Verdade, a realidade. O homem separado de Deus no máximo torna-se um “religioso”, um conhecedor e escritura morta, um papagaio que aprendeu pronunciar doutrina, um macaco que aprendeu certos costumes, um robô programado para rituais...
Boa reflexão, obrigado!
Beijos,
Edson Carmo
Edson, a mensagem por trás do símbolo é muito relevante. O ego-falso-centro, como você disse, deve mesmo estar sempre dormindo.
Só não sei se isso é possível!
Ainda que possível não seja, que ele, o falso-centro esteja sempre dormindo, que fique pelo menos entorpecido, sem forças para se manifestar.
Mas é significativo que quando despertamos o ego-centro-verdadeiro, o outro se diminui e por fim, se manterá dormindo. Ou entorpecido.
abraços
Amigo Edson Carmo,
Belíssimo texto.
Sono sem sonho, liberto-me do EGO.
Sensação que me perco no tempo, em que todos os pensamentos se dissipam.
O ego só existe quando pedalo nos meus pensamentos, quando quero me empenhar para conseguir algo, quando salto à frente de mim mesma.
Um forte abraço,
Lumena
Eduardo Medeiros,
O EGO é o primeiro nascimento. A morte do EGO é o segundo nascimento.
É necessário nascer de novo.
Abraços
Edson Carmo
Amiga Lumena,
É sempre bom ter você aqui! Obrigado...
Receba um abraço,
Edson Carmo
Era disso que estava precisando!
Querida Lih Estevam,
Que bom que lhe trouxe proveito!
Acabei de assistir o Repórter Record, a matéria era sobre uma tribo primitiva. Vi que o que nos diferencia deles é apenas nossas vidas diurnas. À noite – dormindo sem sonhos – somos todos iguais. Quando não há ego somos todos iguais.
Receba um abraço meu e também o convite de voltar sempre.
Obrigado,
Edson Carmo
O abraço está mais que recebido e o convite mais que aceito.
Querida Amiga Lih,
Muito obrigado!!!
Seu amigo,
Edson Carmo
Gérry,
Los crímenes son porque el hombre sin Dios.
Edson Carmo
=) que lindo!
para se ler mais de uma vez!
Paz do Senhor!
Postar um comentário