terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O EFEITO DO ESTREITAMENTO DA CONSCIÊNCIA


Quando chegamos aqui nesta terra, chegamos com nossa consciência expandida. Mas a consciência expandida não é ideal para sobrevivência – é preciso focá-la, estreitá-la. Então começa o nosso treinamento, o nosso condicionamento – é preciso preparar-se para sobreviver.

O estreitamento torna o homem mais centrado, mais concentrado, mais especializado. Mas tal estreitamento afasta o homem de conhecer e saber de todo o resto. É assim que nossa consciência se divide em consciência e inconsciência.

A sociedade nos treina para sermos focados, ela estreita nossa consciência, mas a vida é vasta, o universo é vasto, a natureza contem riquezas intermináveis – há muita coisa a ser descoberta.

Por causa deste impedimento, muitos estão entediados desinteressados da vida. Não, estes não conheceram a vida, precisam conhecê-la.

Eu estou aqui para dizer a quem possa ouvir: “Conheça a vida e o tédio desaparecerá, um interesse surgirá. Chegará a hora de celebrar.”

Conheça a vida. Celebre a vida. Ela é tudo que você tem.

Edson Carmo

16 comentários:

Lumenamena disse...

Edson, estou passando por aqui, para te comunicar que tenho um selo para partilhar contigo.

Abraços,
Lumena

Edson Carmo disse...

Amiga Lumena,

É a terceira ver que um amigo/amiga me presenteia com este selo, o que me faz sentir-se honrado.

Muito obrigado,

Edson Carmo

Reflexões disse...

O homem é apenas um andróide com seus procedimentos predefinidos, manifestando seus sentimentos e comportamento por meio de uma programação recebida da rede mundial de comunicação que é a sociedade.

Edson Carmo disse...

Meu amigo José Rener,

O homem precisa apenas aprender a viver no mundo sem ser do mundo. Sociedade é apenas um nome. Na verdade não se pode tocar na sociedade; só se pode tocar no homem. Sociedade é o jogo, o homem é o jogador. Mas muitos entendem o fenômeno da seguinte forma: “eu sou o jogo, e a sociedade é o jogador, o manipulador.” Esse é o pensamento, o condicionamento da maioria.

Muito obrigado pela sua colaboração.

Abraço forte,

Edson Carmo

Lumenamena disse...

Edson Carmo,

"Conheça a vida. Celebre a vida. Ela é tudo que você tem."

A necessidade de crêr-mos em algo superior é que dá sentido à vida.
Conhecendo a vida, não basta somente compreender essa natureza íntima, tem de se adquirir pela completa depuração do espírito.

Um Abraço,
Lumena

Edson Carmo disse...

Lumena,

Quem é o conhecedor e quem é o conhecido? O conhecedor é o sujeito e o conhecido é o objeto. O conhecedor nunca é conhecido, porque se ele se tornar o objeto, quem restará para ser o sujeito? O conhecedor é o responsável por todo o crescimento – quando conhecemos crescemos. Ora, aquilo que não conhecemos é uma altura a ser atingida, uma distancia a ser percorrida. E se conhecemos ganhamos mais espaço e maior altura. Quando não conhecemos somos menores que o mistério, mas quando conhecemos o mistério soma-se a nós e, nos tornamos a soma dele e nós.

(...)

Abraços amiga, Obrigado por sua colaboração!

Edson Carmo

Lumenamena disse...

Edson Carmo,

Quando deixo que todas as perguntas se centralizem na pergunta, aquela que não pode ser respondida com as respostas que são dadas às perguntas concretas, mas, deixo que o mistério infinito se expresse a si mesmo, então o mistério está sempre presente.

Abraços,
Lumena

Edson Carmo disse...

Lumena,

Tudo que pode ser respondido não é de fato essencial. Na verdade não há resposta – respostas são consolos temporários da mente. Observe, não há resposta satisfatória para mente!

A mente é o transar de milhares de perguntas com milhares de respostas. Estas transas dão nascimento a outros milhares de filhotes – mais perguntas e mais resposta surgem, e assim por diante. Cada resposta transforma-se em muitas outras perguntas, não há fim para isso.

Mas fora da mente há uma outra forma de vida – a consciência –, e nela não há perguntas e nem respostas – só um profundo e perfeito silencio.

Edson Carmo

Reflexões disse...

Acredito que algumas respostas são essenciais e servem como placas de sinalização indicando o caminho que nos levara a nossa verdadeira essência, o verdadeiro Eu.
Ex: Cristo ao ser indagado tinha grandes respostas que era de suma importância para vida existencial e espiritual do homem.

Edson Carmo disse...

Amigo Rener,

A resposta dos outros é como um dedo apontado para a lua. Mas o dedo não é a lua! A lua pode até ser colocada no papel, mas isso será apenas uma foto. A lua pode até ser refletida no lago tranqüilo, mas isso não passará de um reflexo. Você pode obter como resposta a sua sede a palavra água, mas a palavra água não mata a sede. A resposta dada por outro é sempre intelectual, mas o que realiza é a experiência existencial. Jesus disse: “conheçam a Verdade.” Sua mensagem, seu exemplo era o caminho. O caminho liga você a meta – só é preciso andar.

Obrigado por sua colaboração!

Abraços do amigo,

Edson Carmo

..Júnior Alves... disse...

Edson,
Seu blog é muito bom, cara! Inspirador. Parabéns!

Abrçao,

Irene disse...

Muitos dizem que viver é buscar eternamente o conheçimento daquilo que nós ainda não sabemos pq nunca sabemos de tudo.
Acho que esta é uma grande verdade e procuro segui-la sempre !

Abraços, Edson !

Edson Carmo disse...

Querido amigo Júnior Alves,

Eu costumo dizer que só alcança o significado das coisas aqueles que tem entendimento. Você viu significado porque é um homem de entendimento.

Obrigado por suas palavras tão incentivadora.

Permita-me um abraço,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Irene,

Você tem razão, concordo com você. Ninguém sabe de tudo e há sempre o que aprender.

Obrigado mesmo!

Abraços,

Edson Carmo

She disse...

Oie!
“Conheça a vida e o tédio desaparecerá, um interesse surgirá. Chegará a hora de celebrar.”
"Conheça a vida. Celebre a vida. Ela é tudo que você tem."
E sermos felizes é a única responsabilidade que temos! E vamos que vamos que atrás vem gente, sempre! (rs)
Amei o post, sábias palavras, meu querido!
Beijooo!
She

Edson Carmo disse...

Olá querida amiga She!

Como você disse: “E sermos felizes é a única responsabilidade que temos!”

Excelente, excelente, excelente...

Obrigado mesmo!

Beijooo!

Edson Carmo