sábado, 26 de junho de 2010

UM MECANISMO DE CONFLITO INTERIOR



Pergunta:

Por que há indisposição, mesmo quando o corpo físico está descansado e a mente determinada a realização?

Resposta:

O corpo físico não tem vida própria, ele é apenas matéria – o cadáver que será enterrado ou cremado... Por trás do corpo físico existem outros corpos que lhe anima. Mas a motivação a qual você se refere, pertence ao corpo etérico!

Veja, você disse que o primeiro corpo – o corpo físico – está descansado. Também disse que o quarto corpo – o corpo mental – está determinado. Então pergunto: "A quem pertence tal indisposição?"

Ora, o corpo etérico é o corpo onde acontecem as influencias; o corpo que gosta ou desgosta; o corpo que quer ou que não quer... Todo corpo respira e a respiração do corpo etérico é essa: atração e repulsão. Muita gente de alguma forma já sentiu isso: querer uma pessoa mesmo parecendo ser “feia” aos olhos. Muitas se casam com pessoas, mesmo quando suas mentes já concluíram que tais pessoas “não prestam”.

Veja mais no blog: http://escoladesignificados.blogspot.com/

Edson Carmo

10 comentários:

Lumena Oliveira disse...

O corpo físico como não tem vida própria, então, apercebemo-nos de que através de um padrão que a mente projecta racionalmente, e por sua vez, a mente torna-se a visão, pela qual estamos cientes de nós próprios. Sendo assim, nós como seres humanos somos uma criação da mente, onde tudo acontece com as influências: "o corpo que gosta ou desgosta; o corpo que quer ou que não quer...". implica conformismo, brutalidade, ditaduras etc.

Então, qual é o poder, ou seja, a energia criadora que produz toda essa transformação?
Não é necessário também que a mente esteja quieta?

Uma mente silenciosa tem o poder de compreender as complexas implicações de quem pensa e do próprio pensamento, como dois processos separados, mas que ao mesmo tempo se fundem. E, para que aconteça uma mudança, damo-nos conta dos nossos motivos, tanto os conscientes como os inconscientes.
Por exemplo, como o amor, ele só é possível quando não existir o pensador, o centro do eu.

Será possível a mente pôr completamente de lado todos os raciocínios? Todas as experiências?
Ou, quando a mente está vazia há uma possibilidade de criação, não aquela criação do vazio superficial que quase todos temos, mas desse vazio que vem através de uma reflexão, ou seja, quando a mente vê o seu próprio poder de criar ilusões e ultrapassar isso.

Um grande abraço,
Lumena

Edson Carmo disse...

O corpo etérico é a energia do corpo físico e não é através da mente que percebemos nós mesmos, porque a mente só toma consciência do ego construído pelo meio social.

A mente é apenas uma racionalidade limitada que não pode compreender o gostar e o desgostar, até porque a respiração da mente é o pensamento e não o sentimento/sensibilidade.

É o poder do Criador sobre o Cosmos quem faz com que tudo funcione como está funcionando. Quanto à mente, não existe mente quieta. A quietude é exatamente e ausência da mente.

Obrigado pelos questionamentos!

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Jerri Dias disse...

Será que tudo isso não se chama simplesmente PREGUIÇA?

Edson Carmo disse...

Querido amigo Jerri Dias,

Preguiça é o nome popular. hahahahaha
você acertou na mosca.

Obrigado pela participação!

Abraços do amigo,

Edson Carmo

jair machado rodrigues disse...

Meu bom Edson, passei para ler o post e deixar um grande abraço e agradecer teu comentário sobre um outro comentário meu, foi-me útil e ajudou-me a esclarecer o que sentia naquele dia...De novo, que dupla tu e Lumena, mas adorei teu comentário para o Jerri. Que Deus sempre esteja conosco...

Edson Carmo disse...

Meu querido amigo Jair,

Eu quero agradecer seu carinho...

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Astrid Annabelle disse...

Olá Edson!
Vim retribuir e agradecer sua visita e seu comentário carinhoso.
Esse seu blog nos enriquece demais.
Belo trabalho.
Parabéns
Astrid Annabelle

Edson Carmo disse...

Olá querida amiga Astrid Annabelle!

Obrigado pela sua visita e comentário!

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

She disse...

Gostei muito...
bjo, bjo! ;)
She

Edson Carmo disse...

Obrigado minha querida amiga She!

Beijo, beijo...

Edson Carmo