quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A MENTE NÃO É UM ÓRGÃO, É UM ELO


A mente não é um órgão, não tem tecido, tamanho, forma... A mente é um processo, uma contínua mentalização... Assim, ninguém nasce com a mente, ela é uma fabricação da sociedade, é por isso que a mente pode ser: católica, protestante, espírita, capitalista, comunista... Se um homem nascer, e for criado por lobos, então ele será um animal, ele não terá nenhuma educação; ele não terá nem mesmo um idioma humano.

A mente é uma ligação. É ela quem liga as coisas tangíveis às coisas intangíveis. Ela é o elo entre o mundo material e o mundo imaterial. É essa a tensão da mente: ela existe si movendo de uma extremidade à outra. Neste movimento, o mundo dos desejos está quase sempre querendo alcançar algo que a materialidade não pode proporcionar. Então a mente fica tensa, porque muitas vezes ela fica entre a necessidade e a impossibilidade.

Se o homem viver apenas pela mente, então não haverá paz, alegria e gozo real... Mas tudo isso será possível ao homem, se ele transcender a mente e entrar no mundo espiritual. O homem conhece só até o ponto da mente melhorada, mas ele ainda não conhece a vida espiritualizada – essa é a raiz de toda agonia.

Edson Carmo

8 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Edson
Muito didático seu texto.Realmente essa é a grande sacada, chegar-se à vida espiritualizada.
Um abraço

Sandra Gonçalves disse...

Li, reli e levo comigo pra meditar...
Bjos achocolatados

Eugenia Pura e Simplesmente disse...

Oi Edson!
Anda sumido, hem...
Um forte abraço e parabéns pelo post.

Edson Carmo disse...

Olá querido amigo Wanderley Elian Lima!

“Muito didático seu texto”

Fico mais feliz em ouvir isso de um professor como você! É meu desejo que cada texto seja o mais claro possíveil.

E você tem razão: “essa é a grande sacada, chegar-se à vida espiritualizada”

Grato por sua participação.

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida Sandra Botelho,

Que bom que o texto encontrou uma nobre utilidade para você. Boa meditação!

Beijos achocolatados minha doce amiga.

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Oi querida amiga Eugenia!

Tens razão, estou um pouco sumido dos blogs. É que estou dividindo a energia com outros projetos. Com tudo estarei sempre por aqui!

Aceite meus motivos e também um forte abraço do amigo,

Edson Carmo

Lumena Oliveira disse...

"Transcender a mente e entrar no mundo espiritual."

O elo, a tão desejada ponte que devemos encontrar e transcender as limitações da forma de pensar, da forma de estar e da forma de ser. Desapegar-mo-nos a tudo o que acontece à nossa volta, assim aprendemos a transcender o mundo. Para isso é necessário transcender e entrar no mundo espiritual e encontrar o nosso próprio caminho até atingirmos a felicidade do nosso coração, mesmo no meio do sofrimento. Olharmos para o ambiente, para os amigos, para a comunidade, mesmo para os estranhos que estão à nossa volta, e sobretudo para aqueles que amamos.
São coisas na verdade muito simples de se conseguir. Pode ser através de um sorriso, de uma palavra amiga, de palavras que curam, de dar a mão a alguém desprotegido, de alguém mesmo às portas da morte, oferecer comida a alguém que tem fome, desligar a TV que controla a nossa mente, brincar com as crianças, com os animais, pode ser também plantar uma árvore. É somente entender que o poder está na simplicidade.

Mais um texto de reflexão. Grata.

Um grande abraço da amiga,
Lumena Oliveira

Edson Carmo disse...

Querida amiga Lumena Oliveira,

Grato por seu lindo comentário!

Abraços do amigo,

Edson Carmo