sábado, 4 de agosto de 2012

SOFRIMENTO É FALTA DE COMPREENSÃO...

Encontramos algo material (objetos, pessoas...); isso tem uma forma. Tal forma entra em nossa memória e permanece lá como imagem. Essa imagem é racionalizada, interpretada... Buscamos uma razão, um motivo para justificar a sua existência. Quando concluímos, isso se torna a nossa compreensão.

Quando compreendemos, nunca sofremos. Porque é a incompreensão que nos faz sofrer! Chame o fenômeno da incompreensão de ignorância.

Ora, a ignorância é a raiz de todos os erros. E os erros nos faz perecer, padecer...

O conceito de ignorância é trevas. O da compreensão é Luz. Quem anda nas travas está sempre tropeçando, caindo, se machucando... Mas quem anda na Luz, esse pode caminhar sem se acidentar. Pode gozar da mais perfeita alegria.

Então busque a compreensão, tenha compreensão!

Disse o Mestre Supremo: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

   

4 comentários:

Maria Adeladia disse...

Edson, pode ser que "sofrimento" seja falta de "compreensão" também, mas há tantos outros motivos que nos causam sofrimentos!

Boa reflexão.

Abraços e bom domingo.

Edson Carmo disse...

Sim querida! Estou falando do sofrimento negativo, aquele que leva a violência, a depressão... Há o sofrimento positivo, como disse o Apóstolo São Paulo: "o amor é sofredor". O sofrimento, o qual o Apóstolo se refere é o sofrimento não egoico, o sofrimento que impulsiona na ajuda ao outro.

(...)

Edson Carmo

António Je. Batalha disse...

Olá , seu blog é muito bom, e desde já quero dar-lhe os parabéns, meu nome é: António Batalha, e quero deixar-lhe um convite, se quiser fazer parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino E Servo ficarei muito radiante. Claro que irei retribuir seguindo também seu blog.Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que Seja feliz você e sua casa.

Edson Carmo disse...

Amigo Antonio Jesus Batalha,

Estou muito grato por seu comentário e também por seu convite.

Estou seguindo seu blog que também é muito bom.

Graça e Paz sobre você e os seus!

Abraço do amigo,

Edson Carmo