sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O MUNDO COLETIVO, É FRUTO DOS SEUS PENSAMENTOS E DOS PENSAMENTOS DOS OUTROS SOMADOS


O mundo dos homens é feito, é criado, com uma matéria prima chamada pensamento. Qualquer coisa criada pelo homem no mundo exterior, primeiro é criada em seu mundo interior. Como o homem poderia fazer algo sem antes ter um pensamento a respeito? Assim, todas as coisas que o homem está criando do lado de fora, no mundo da coletividade, primeiro foi criada em seu espaço interior.

Por que o mundo dos homens é tão injusto, desigual, conflituoso, violento,...? A resposta para essa pergunta é: quando o homem está pensando, acontecem muitos erros na definição das suas idéias. É como se ele estivesse fazendo uma planta para a construção de um edifício e, na planta, cometesse erros de cálculos estruturais. Ora, quando há erros de cálculos estruturais na planta, também há, no tempo, a fatalidade do desmoronamento da edificação.

Se o homem puder olhar para sua criação interior, se ele puder corrigi-la ainda lá – antes de ser executada no mundo externo –, então não haverá erros no mundo exterior, no mundo da coletividade, esse que todos estão criando. Assim, também não haverá calamidades e nem os sofrimentos decorrentes dela.

Lembre-se: se os pensamentos estão fluindo pelas fontes da raiva, então o mundo exterior será uma criação da raiva – terá o seu mesmo conteúdo, seu mesmo material, seu mesmo potencial. Como a raiva pode amar? Como a raiva pode fazer o bem? Como ela pode ser poética?...

Eu estou criando o meu mundo; você está criando o seu mundo; nós, todos juntos, estamos criando o mundo em que vivemos coletivamente. Daí o motivo da multi-diversidade, das diferenças e desigualdades, dos conflitos...

O mundo exterior, o mundo da coletividade, é a manifestação dos pensamentos humanos somados.

Pensamentos são fenômenos da mente. A mente é uma criação humana, social. O humano é falho. Esse é o motivo de todos os erros.

O homem precisa criar o mundo exterior através do seu Ser. Porque no Ser somos todos um; porque o Ser é sua parte Divina. E o Divino não falha. Se o homem construísse o mundo pelo Ser, então permaneceria no paraíso, jamais conheceria o inferno.

Edson Carmo

2 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

O mundo só vai mudar , quando cada um de nós mudarmos. Somos reflexo do que pensamos.
Abraço

Edson Carmo disse...

Meu querido amigo Wanderley,

Como são sábias as suas palavras.

Grato!

Um abraço e o desejo de um excelente final de semana,

Edson Carmo