domingo, 7 de agosto de 2011

VOCÊ É ESPÍRITO, PURA CONSCIÊNCIA



Existem duas vidas: a vida do corpo e a vida do espírito. O corpo morre, mas o espírito é eterno. O corpo é um devir, mas o espírito é uma permanência. O corpo é um barulho, mas o espírito é o silencio. O corpo é o filme e o espírito a tela... Quando você fala sobre o corpo, às vezes você o discerne corretamente, então você diz: “meu corpo”. Sim, o corpo é seu e não você! Mas às vezes, você fala do corpo incorretamente, e diz, ao vê-lo no espelho ou em uma foto: “esse sou eu”. Essa segunda compreensão é a base do seu sofrimento, porque se o corpo sofre, você sofre; se o corpo tem fome, então você se torna o incômodo da fome; se o corpo morrer, então você estará morto...

Mas se você entender que você não é o corpo, e sim o espírito – essa consciência onde ele se manifesta! Então o sofrimento será desnecessário. Você verá a fome chegar e sair; você será a consciência da fome, e não a fome. Será a consciência do sofrimento do corpo pela comida, e não o sofrimento pela comida. Aplique o mesmo entendimento aos pensamentos e aos sentimentos, porque eles também estão se manifestando nessa consciência que é você.

O corpo e a mente são fenômenos observados por você. Portanto eles são objetos da sua observação, não o sujeito que os observa. O sujeito é você! Lembre-se: O corpo e a mente têm limitações, mas você é ilimitado.

Agora se você quer entender isso de verdade, então é necessário transcender a mente, e eu posso te ajudar!

28 comentários:

Eduardo Medeiros disse...

oi edson, tudo bem?

interessante o tema. tenho lido muito sobre isso ultimamente, sobre ser a consciência(espírito?) que cria o mundo da realidade que observamos e não o contrário e sou simpático a ela.

mas existe um aspecto que deve ser levado em conta: sem um corpo físico, a consciência ainda existirá? se quando o cérebro morre, a consciência também morre, crer que ela subsistirá à morte do corpo está não está no âmbito da fé?

sei que existem muitas experiências principalmente no âmbito espírita de comunicação com "consciências desencarnadas" mas tem-se que antes de tudo, buscar uma explicação natural para tais fenômenos.

não sou um cético, mas também não sou um fideísta.

abraços

Eugenia Pura e Simplesmente disse...

Bom dia Edson!
Que saudade de comentar aqui nesse cantinho de meditação e paz, leio sempre seus posts só não ando comentando muito por falta de tempo.
Um ótimo final de semana e que Deus nos abençõe...
Um forte abraço!

Homens INDO disse...

Que estejamos sempre em plena consciência.
Graça e paz!!!

Luciana Furquim disse...

Viver em novidade de espirito...

Andar pela fé e não pelas circunstâncias.

rs...

Tenha um bom dia,amigo!!!

Edson Carmo disse...

Olá querido amigo Eduardo Medeiros!

Tudo maravilhoso sempre!!!

A materialização é sempre secundária. Tudo que vemos é fruto do que não vemos. Olhe para cada objeto, antes eles existiram apenas como imaginação, somente depois se manifestaram como materialização.

O material só existe por causa do imaterial, mas o imaterial existe independente do material. Se para algumas coisas nossos olhos não funcionam, isso não quer dizer que não existam para além da percepção deles.

Grato pela participação. Abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Minha querida amiga Gheni,

Bom dia sim!!!

Seus comentários aumentam a fragrância desse espaço, pelo que agradeço.

Um forte abraço do amigo,

Edson Carmo!

Edson Carmo disse...

Aos queridos companheiros de estrada, Homens INDO

Registro aqui minha gratidão,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Lu Araujo,

Seus comentários são sempre mensagens de Deus. Grato por sua participação.

Tenha um ótimo dia, amiga!!!

Edson Carmo

Ivânia disse...

Querido Pr.Edson
Quando vivemos em função do nosso corpo é sofrimento constante pois a ele é atribuído todas as sensações da carne e da mente.E eis que te digo que há uma união tremenda entre a carne e a mente contra o espírito, elas tentam se fazer senhora a todo momento.
Mais quando deixamos que o ESPÍRITO viva em nós, nossa não a dor não a sofrimento algum não a lembranças e nem turbulência que nos tire do eixo é como se ainda estivéssemos no ventre de nossa mãe, guardado bem protegido sem baralho algum sem lembrança alguma onde só somos observados onde só a á presença de um ser intocável onde a mente não domina, onde o volume mais alto não incomoda, e no hoje eu posso afirma que não á nada mais maravilhoso do que nos fazermos morada do ESPIRÍTO.

Edson Carmo disse...

Querida amiga Ivânia,

Seu texto é uma verdadeira pregação. Parabéns!!!

Grato pelo seu apoio sempre.

Abraços do amigo,

Edson Carmo

RÁDIO INDO disse...

Me orgulho de ter um pastor que tem se preocupado e cuidado com nossa permanência, nosso silêncio e não com nosso devir.
Graça e paz!!!

Edson Carmo disse...

Meu amigo Carlos,

Somente a verdade permanece, tudo o que passa é inexistente! E se é assim! Para que perder tempo com o que não existe? Olhe para a mente, ela é um processo, muda constantemente. Portanto, ela não deve receber nenhum credito, pois o que ela promete agora, no momento seguinte não pode cumprir, porque já mudou. É por isso que as pessoas pecam, pecam porque prometem com uma mente que muda. E se muda! Como poderá cumprir aquilo que prometeu? Assim, minha abordagem é na direção daquilo que é; daquilo que permanece – o Ser. Minha linguagem e para comunicar com o Ser. O silencio permanece, o barulho vem e vai.

Grato pelo seu comentário. Graça e Paz!

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Elenilson Anjos disse...

VIVER EM FUNÇÃO DO CORPO É A GRANDE REPERCUÇÃO DE SOFRER POR TODA A VIDA, POIS O CORPO NUNCA ESTAR SATISFEITO COM SIGO MESMO SEMPRE BUSCA ALGO OARA SER MUDADO. MAS O ESPIRITO VIVE EM FUNÇÃO DO ESTADO DE PRESENÇA, COMO SE NÃO EXISTESSE O AMANHÃ, E ISSO O TORNA SANTO E IMACULADO DIANTE DE DEUS

Edson Carmo disse...

Querido amigo Elenilson,

O corpo/mente é apenas um devir. Como devir, está sempre buscando algo que nunca alcança. Esse é todo o sofrimento! No estado de presença não há busca, porque as coisas por si só vem. Não há abandono, porque elas por si só vão. Assim, a presença é a única coisa verdadeira, o resto apenas acontecimentos.

Cada um já é o que é! O problema existe porque todos estão buscando ser uma outra coisa. Esse é o pecado!

Grato pela participação.

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Anônimo disse...

bons textos. parabens. ja estou seguindo. abraços. lamarque

Anônimo disse...

bons textos. parabens. ja estou seguindo. abraços. lamarque

Juliana Carla disse...

Olá Edson!

Primeiramente, hoje eu matei uma curiosidade: conhecer o seu rosto. Há meses vendo só aquele desenho... É sempre bom conhecer a figura que está por trás de grandiosos textos.

Bom, neste texto em especial, notei os ensinamentos da doutrina espírita.

O espelho, eu diria ser o perispírito.

Quanto a delimitação, costumo dizer que a cabeça cria.

Bjuxxx e xeroo amigo.

Juliana Carla
brailledalma.blogspot.com

Edson Carmo disse...

Querido amigo Lamarque,

Muito grato por seu comentário. Seu blog é muito bom. Estou seguindo.

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Juliana Carla,

Você vê relação com a doutrina espírita o fato de se estar tratando da relação do espírito com o mundo corporal. Porém o que estou propondo é o fim do karma e do dharma. Estou falando do Divino na matéria, na originalidade.

Grato por seu comentário. Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Anônimo disse...

Querido e amigo Edson, saudades! essa é a primeira vez que estou participando dos seus comentários, realmente são muito edificantes. Quanto ao tema: "Você é espírito, pura Consciência preciso de algumas explicações, pois pelo que me consta, consciência é uma função do espírito e não o espírito.
Abraço! Marcos Sobral

Edson Carmo disse...

Querido pastor Marcos Sobral,

Essa consciência que falo com acréscimo de pura, não é a sensibilidade, é a consciência da Consciência – daí a dificuldade na interpretação mental. Quando se trata de comunicação espiritual, podemos dizer que espírito é consciência, tanto quanto podemos dizer que Deus amor; é Espírito... Essa comunicação se processa assim, apenas para denota a inerência, o estado intrínseco de um mesmo fenômeno que a mente racional separa.

Espero ter me feito entender! Estou grato por sua participação.

Aceite um abraço do amigo,

Edson Carmo

Clovis Santana disse...

Pastor Edson Carmo,graça e paz.

Parabéns pelo blog, nota 10 pelo artigo, e como disse o apostolo Paulo;

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2 : 20)

Que o Senhor continue contigo!!

Edson Carmo disse...

Meu amigo Clovis,

Muito grato por seu comentário, pela Palavra Sagrada e o apoio.

Seu blog ta ótimo!!!

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Denilson disse...

Excelente texto, creio que o homem é tricotomia, corpo, alma e espírito, sendo a alma vontade, intelecto e emoções e o espírito, uma parte de Deus em nós, por onde recebemos toda comunicação espiritual(revelação, intuição, percepção...).

Parabéns pelo excelente blog. Farei dele um dos meus espaços virtuais!
Quando puder, honre-me com sua visita ao meu:
http://divaedevaneios.blogspot.com/

Grande abraço!

Regina disse...

Oi Edson, sempre por aqui qdo posso, realmente precisamos discernir a existência do corpo...cuidar dele porq é templo de Deus , e o espírito se faz de mediação conforme que cultivamos os frutos do Espírito Santo.Devemos ter cuidados com o corpo, para não escravizá-lo com coisas do mundo,ter um equílibrio para está harmonia corpo, espírito, e mente caminharem em patamares semelhantes.Que a luz de Deus te ilumine sempre.......

Edson Carmo disse...

Querido amigo Denilson,

O espírito é Deus em nós. Todo o resto é humano.

Fui ao seu blog, gostei e tô seguindo.

Grato por sua participação

Grande abraço!

Edson Carmo disse...

Querida amiga Regina,

Seus comentários enriquecem este espaço. Grato por sua participação!

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Anônimo disse...

http://prixviagragenerique50mg.net/ achat viagra
http://prezzoviagraitalia.net/ viagra generico
http://precioviagraespana.net/ generico viagra