terça-feira, 13 de abril de 2010

VOCÊ É O MUNDO...



Ouvi dizer em algum lugar: “Você precisa ser a mudança que deseja ver no mundo.”

Muitos veículos de comunicação hoje dizem: “precisamos fazer algo pela humanidade.”

Mas quem é a humanidade?!

Em primeiro lugar, precisamos entender que se quisermos fazer algo pela humanidade, temos de entender que individualmente somos a Humanidade. Humanidade como habitualmente se entende, é uma palavra, um conceito abstrato, não existe. Humanidade é o Ser Humano, você é a Humanidade, o indivíduo é a Humanidade.

Em segundo lugar você precisa descobrir se esse Ser Humano – Você – está em equilíbrio. Então pergunte: “Que consciência tem as minhas ações?” Isso é fundamental saber, porque o seu estado de consciência determina o mundo que você tem. Portanto antes de realizar qualquer coisa, olhe para dentro de você, observe, investigue, descubra se você está gerando negatividade, perturbação, conflito... Faça uma pergunta do tipo: “Será que com isso não estarei gerando conflitos e sofrimentos para mim e os outros?” Veja se não está gerando um ato externo por meio de uma poluição interna. Faça as coisas com pura consciência.

Quase todas as ações externas são frutos dos pensamentos. Mas as pessoas não têm consciência de como estão seus pensamentos! Elas não sabem o que eles estão produzindo! Elas não se perguntam: “Quais as motivações, quais os sentimentos que meus pensamentos estão produzido?”

Jesus disse em sua cruz: “Pai, perdoa porque eles não sabem o que fazem”. Em outras palavras podemos dizer que Jesus estava dizendo que a humanidade está se movendo por meio de forças inconscientes, na inconsciência de fluxos mentais e emocionais – nada mais.

Há uma disfunção generalizada na mente humana, e se não houver uma mudança nisso, então a disfunção nos destruirá! Já está nos destruindo! A única solução para a espécie humana é conhecer a Verdade, somente isso a libertará.

Edson Carmo

26 comentários:

Jamylle Bezerra disse...

Essa foto é muito chocante. Toda vez que a vejo sinto um aperto no coração. Reclamamos de tantas coisas bobas no dia a dia e esquecemos das pessoas que, de fato, sofrem por esse mundo afora.

She disse...

Ai tudo isso é tão triste e fazemos tão pouco...gostei muito do seu post, concordo com a gde maioria do que vc falou, só não gosto de generalizar as coisas, mas vc tá certo sim, bjooooo meu querido amigo! ;)

Rose disse...

A Verdade ilumina as nossas mentes e corações e nos aponta diretrizes sempre saudáveis espiritualmente. Que sejamos receptivos a elas!
Paz e Luz1
Rose

Edson Carmo disse...

Querida amiga Jamylle Bezerra,

Você tem toda razão. Obrigado por sua participação.

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Sheila,

Acredito ter poucos fazendo muito e muitos fazendo nada – ou quase nada. E você tem razão “tudo isso é tão triste”

Obrigado!

Bjooooo minha querida amiga! ;)

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amiga Rose,

Sim, que sejamos receptivos a Ela – a Verdade!

Obrigado pela sua visita e também por seu comentário.

Paz e Luz!

Receba um abraço do amigo,

Edson Carmo

Juliana Vieira disse...

Amém!e só encontramos a libertação quando temos Cristo habitado em nosso coração ele é a renovação de nossas vidas!
A criação do pai ja pede socorro,que tenhamos atitude,msm q comece a mudança por uma pessoa, ja vai fazer grande diferença e vai servir de espelho para outras pessoas!

ah!obrigada por seguir meu blog!
seja bem vindo!

abraços,
Juliana

Edson Carmo disse...

Querida amiga Juliana,

Sim, exatamente!

Um grade abraço,

Edson Carmo

Irene disse...

Olá, Edson !!!

Vc mencionou uma frase que, apesar de singela, tem um grande significado, qual seja: antes de exigir que o mundo faça alguma coisa por vc; faça, vc, alguma coisa pelo mundo e aquilo que vc deseja, certamente, se realizará.
Antigamente, era comum ouvirmos uma frase que combina muito bem com o sentido transmitido pela frase inicial do seu post, qual seja: falar é muito facil, dificil msm é fazer.
Atualmente, observo muitas pessoas dispostas a criticar e poucas dipostas a ajudar. Criticar tornou-se um hábito e muitos proferem falácias sem, ao menos, ponderar a sua veracidade. Para grande parte das pessoas, vigiar e analisar a vida alheia se tornou um hábito. Mas, para a maioria dessas pessoas, as vidas são pequenas em significação, uma vez que não possuem atitudes que, realmente, façam a diferença.
É facil ver pessoas reclamando da miséria nos grandes centros urbanos, mas é tão dificil vermos um grande número de voluntários em abrigos e ong's destinadas a ajudar moradores de rua a recuperar a dignidade de vida.
É facil criticar o governo, mas é tão dificil vermos pessoas, realmente, comprometidas com o voto consciente.
É facil chorar pelas vitimas de uma grande tragedia, mas é tão dificil vermos um grande número de pessoas se mobilizando para ajudar na superação dessa tragédia.
Enfim, é facil dizermos que o mundo e cruel, mas é tão dificil vermos alguém ajudando na melhora desse msm mundo.
Acredito que, no meio da correria diária, perdemos a consciencia de que o mundo representa a imagem e semelhança da sociedade que o habita. Se temos uma sociedade acomodada, o mundo permanecerá acomodado no msm ciclo. Entretanto, se queremos um ciclo melhor e mais justo, temos de conduzir esse mundo a tão sonhada justiça social e, para isso, não precisamos de atos heróicos; precisamos, apenas, fazer a nossa parte.

Um grande e sincero abraço !!!!!

Edson Carmo disse...

Querida amiga Irene,

É simplesmente maravilhoso o seu adendo. É isso mesmo!

Muito obrigado.

Aceite um abraço do amigo,

Edson Carmo

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Muitas vêzes venho aqui e apesar de nunca deixar comentário, gostei de tudo que li- desta vez estou levando comigo um deles para um dos meus Blogs (Ele e elas escreveram ...)-com o devido crédito-
caso vc não concorde com o feito, deixe no comentário que eu o retirarei imediatamente ok?
Um abraço!!

Edson Carmo disse...

Querida amiga Rejane,

Lindo o seu blog, a idéia, o template, os textos... Parabéns!

Eu ainda não conhecia esse seu blog, mas gostei muito!

Tens minha autorização para pegar quantos textos quiser.

Obrigado por seu apoio!

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Lumena Oliveira disse...

Edson Carmo,

Cada um de nós, seres humanos, somos Humanidade.
Por todos os lugares se passa por grande movimento de mudança, até as crianças sentem essa pressão, e são solicitadas a se adaptarem ao mundo que gira à sua volta.
Quando nos sentimos fora do equilíbrio, pensamos que temos uma longa estrada, e reconhecermos que não estamos sozinhos, é um processo global.
As respostas estão dentro de nós, e para descobrirmos as respostas, desenvolvamos a nossa sabedoria intuitiva natural para irmos directos à Fonte, à Verdade.
Até encontrar algo pelo qual somos gratos, ajuda-nos a abrir a porta, para nos libertarmos.

Um Grande Abraço,
LUmeNA

Dark angel disse...

Oi Edson...
Já não é o primeiro post seu que vejo com esta imagem, e sei que não é por acaso, aliás, nada é por acaso... esta imagem dói.

Tudo aquilo que me foi ensinado parece estar a escassear, a ajuda, o voluntariado, a ponderação dos actos, o dar a mão. O caminhar no sentido do verdadeiro amor para com quem viaja a nosso lado na vida.
Quando eu era pequenina, a minha avó dizia "tudo o que tu fizeres está a ser visto por Deus, por isso tem atenção...", e eu fixei estas palavras. Cada vez que fazia algo de errado saltavam-me à cabeça, e desta forma fui crescendo, e moldando a minha forma de ser. Gostava de poder fazer mais pelo mundo, mas não consigo.(mas já me sinto bem por saber que faço alguma coisa) E gostava principalmente de ter quem me acompanhasse nisso.

Um beijinho muito especial, Edson...

Eder Barbosa de Melo disse...

Texto maravilhoso, concordo que se queremos ver as coisas melhorarem precisamos começar mudando as nossas motivações, afinal, indissociavelmente, somos a humanidade. Infelizmente a gente está muito ocupado com nossa solicitude pela vida e buscando garantir a própria sobrevivência que não enxergamos que através de pequenas mudanças podemos sim, pouco a pouco mudar a realidade. Pode parecer utopia, mas acredito que temos esse poder, basta estamos dispostos a servir uns aos outros em amor.

Edson Carmo disse...

Querida amiga LumeNA,

Todos estão buscando uma resolução exterior, mas a solução é interior. Como a desorganização interior pode organizer algo no exterior? E se todos estão desorganizados em seu interior, como poderá ser diferente o exterior?

Ótimo o seu comentário!

Grato,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Oi querida amiga Dark angel,

Gostar diz respeito a nossa satisfação pessoal – é o nosso gosto. Amar diz respeito ao outro – é incondicional. Essa é a qualidade que falta aos seres humanos - amar.

Aceite um beijo todo especial do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querido amigo Eder Barbosa de Melo,

Você tem razão, estamos andando na contramão. Estamos nos movendo no sentido contrário.

Obrigado pelo comentário!

Um abraço do amigo,

Edson Carmo

Lumena Oliveira disse...

Edson Carmo,

"Como a desorganização interior pode organizer algo no exterior?"

Habituar-se a rezar com as próprias palavras. Além de rezar, meditar bem sobre o conteúdo de cada oração e sintí-las.
Todos os sentimentos e idéias que se consegue obtêr enquanto se reflecte, vão-se renovar e aquecer o coração.

"E se todos estão desorganizados em seu interior, como poderá ser diferente o exterior?"

Silenciar o interior, não é um vazio.
Quando começamos a praticar meditação, é comum procurarmos ambientes especiais, músicas e tudo que possa facilitar o processo do "desligamento" da mente racional. É claro, que quanto maior a serenidade do ambiente externo, mais fácil será o encontro da paz interior.

Grata.

LumeNA

jair machado rodrigues disse...

Caro Edson, ontem assisti na tv um programa sobre a Somália, e esta imagem choca mesmo, como disse Dark Angel...e é invevitável se questionar vendo aquelas imagens, um povo esquecido por tudo e todos, menos por Deus, se não eles não existiriam mais...o que estamos fazendo pela humanidade ? o que estamos fazendo por nós ? Acredito que ter consciência dos fatos, certeza do amor de Jesus no coração, amaríamos mais o próximo, e consequentemente nos amaríamos mais. Valeu amigo, mais um post revelador para mim. Que DEUS esteja sempre conosco. Grande abraço

Edson Carmo disse...

Querida amiga LUmeNA,

As pessoas não sabem o que é meditação – aprenderam no máximo concentração. E ainda existe um agravante: a praticam por um período pequeno de tempo, tornando todo resto não-meditativo.

Obrigado pela abordagem!

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querido amigo Jair Machado Rodrigues,

Concordo com você em tudo que escreveu.

Muito obrigado mesmo por sua indispensável participação!

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Maxwel Quintão disse...

Um Homem é pare integrante de toda a humanidade, por isso independentemente das suas características deve de ser respeitado.

Um Homem --> Humanidade

Edson Carmo disse...

Sim, exatamente Maxwel!

Obrigado por sua participação.

Um abraço do amigo,

Edson Carmo

busquesantidade disse...

Edson? Estou vivendo justamente isto neste exato momento de minha existência, uma grande confusão e sempre quando fico confusa, alguém está em algum momento vivendo estes conflitos, e percebo que os mesmos não são meus. Interessante o inconsciente coletivo ter esta ação em nós, individualmente. Quando estamos vulneráveis os conflitos das pessoas nos atingem diretamente. Quando percebo que estou muito depressiva, posso olhar ao meu redor que certamente tem alguém com a tal depre... Daí percebo e deixo a tal de lado, ou procuro deixá-la dizendo assim: Isto não me pertence, não tenho que entrar nesta... E tudo passa a ficar melhor. Pela graça de Deus. Abraço fraterno. E obrigada pelo dom de sua vida e me ajudar a ser alguém mais consciente de mim mesma. Lourdes.

Edson Carmo disse...

Querida amiga Lourdes Dias,

Muito obrigado pelo seu apoio, pela sua amizade e os seus comentários.

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo