sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ACORDAR DO ESTADO ACORDADO É ILUMINAÇÃO


Dormindo, quando se entra no estado do sonho, tudo parece real. Há estradas, casas, móveis, imóveis... Há as cores, os sabores, os odores... No sonho, lá estão às pessoas: algumas desejadas, e outras rejeitadas... Lá, no estado do sonho, afloram todos os sentimentos, todos os tipos de pensamentos... Muitos acontecimentos se desenrolam lá. E para quem está sonhando, tudo é real, porque quem sonha, nunca sabe que está dormindo. Pensa que está acordado!

No sonho, o sonhador sente dor, sente amor... Lá, ele ganha, ele perde, ele compra, ele vende... No sonho, o sonhador tem fome, tem sede, tem medo... Lá, ele se alegra, e também se entristece...

No sonho, o sonhador quer ficar bonito, lindo, atraente... Então ele precisa da roupa, do perfume, de cuidar do cabelo... Mas para isso ele tem que ganhar dinheiro. Então, no sonho, ele vai trabalhar e lá ele começa ganhar.

Veja, no sonho muitas coisas acontecem. Para o sonhador tudo é real, ele não percebe que o sonho é irreal. Ele acredita nos acontecimentos, nos sentimentos, nos pensamentos, na sua visão, na sua audição... Ninguém pode convencê-lo da grande ilusão.

Mas chega o momento em que o sonhador tem de acordar. É aí então, que ele percebe que estava a sonhar. Agora, ele só precisa acordar do seu estado acordado, porque esse estado também é um sonho, uma ilusão. Entender isso, conseguir isso, é iluminação.

Edson Carmo

8 comentários:

Eugenia Pura e Simplesmente disse...

Bom dia Edson
É verdade o estado acordado é quase como um tipo de hipnose, sabemos que não é real mas não conseguimos sair deste sonho.
Persistimos em continuar ali, mesmo vendo que as coisas ao redor não são como imaginamos. Esse é processo doloroso mas necessário, a realidade pode ser cruel. Mas a verdade ainda continua sendo o melhor caminho.

Edson Carmo disse...

Querida amiga Eugenia,

Poucas pessoas entendem isso. Que bom que você vê todo o hipinotismo, todo condicionamento que faz o homem sofrer.

Grato por seu comentário.

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Wanderley Elian Lima disse...

O problema é que alguns jamais acordam do sonho, e quando olham a vida já passou.
Abração

Edson Carmo disse...

E que problema, meu amigo Wanderley!!

Grato por seu comentário.

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

É como disse a Eugenia : " é processo doloroso " doloroso e libertador , mas poucos ousam encarar. Não sabem eles que depois da dor,acontece a iluminação -e só assim ,será possível viver a realidade e "sonhar" acordado.
Um bom domingo talentoso escritor.
Um abraço
Rejane

Edson Carmo disse...

Querida amiga Rejane-Enajer,

Grato pelo comentário, pelo incentivo...

Seu blog é muito bom, tô seguindo!

Abraços do amigo,

Edson Carmo

TK disse...

Oi Edson, boa postagem, o Budismo diz exatamente isso, que o que vivemos como sendo real e sólido é como um sonho, mas apenas descobrir isso intelectualmente ainda não é iluminação, quem dera fosse!!!O próximo passo a ser dado é que é dificil, não se envolver nesse sonho, viver mais leve, domar a mente e retirar seus venenos como inveja, desejo/apego, ignorancia, medos, raiva e ter compaixão.

Edson Carmo disse...

Oi querida amiga TK!

Assim como você, não limito a Sabedoria a uma religião. A maçã tem vários nomes: em uma cultura ela é chamada de Apple; em outra, de Apfel; em outra, manzana... Se cortamos a mesma maçã em quatro partes, se levarmos cada parte a uma cultura diferente, então cada parte a dará um nome diferente, mas a maça permanecerá a mesma – terá o mesmo sabor. Assim, Deus é amor, manifesta-se no amor, não importa o nome que dão a Ele.

A mente é o falso ser, o “ser” superficial e artificial. Ela tem a sua iluminação – que como ela não passa de uma ilusão. Se deixarmos a mente de lado, então estaremos em contato com a Consciência, com a Verdade, com a Vida. Seremos compaixão!

Grato por seu comentário. Aceite um abraço do amigo,

Edson Carmo