
Desde a mais tenra infância todos nós somos ensinados a lutar das mais diferentes maneiras. Somos ensinados a competir, e a competição em si é uma luta. Ser o preferido da família é uma luta, ser o melhor da classe é uma luta... Todas as sociedades estão baseadas na competição – que é o nome disfarce da luta. Mas na luta há a possibilidade da derrota, e essa é a mais básica agonia do ser humano, porque ninguém quer ser derrotado.
Vivemos em lutas e na luta todos são inimigos. Olhe para as famílias: Esposa e esposo são inimigos; pais e filhos são inimigos. Olhe para o ambiente de trabalho, quanta competição, quanta luta. Na luta todos estão contra todos, foi assim que este mundo de miséria foi criado. O mundo no qual vivemos ainda não é um mundo amistoso, pacífico, amoroso - nós ainda somos animais, violentos e bárbaros.
Eu queria que todos entendessem que precisamos uns dos outros. Você não pode viver sem os outros, eu não posso viver sem os outros. E se é assim, por que estamos lutando uns com os outros? Contra quem estamos lutando? Contra nós mesmos? Cada ser humano deveria compreender que seja contra quem for que ele lute, ele estará lutando consigo mesmo.
Edson Carmo