quarta-feira, 16 de setembro de 2009

VERDADE X MENTIRA


Por que a maioria das pessoas preferem mais a mentira que a verdade?

Porque a mentira é ajustável, e a verdade não. A mentira pode ser moldada de acordo com as conveniências, os interesses particulares de cada um. Já a verdade é o que é – Imutável. A mentira é o tecido com que se faz uma roupa sob medida; a verdade é a roupa que já está feita, pronta. Lembre-se: Nós não podemos criar a verdade, simplesmente porque ela já existe.

Edson Carmo

10 comentários:

Tainã Steinmetz disse...

E a verdade dói...
Ainda assim prefiro sempre a verdade.

Edson Carmo disse...

É verdade! Ela sempre fere o EGO, isso porque ele não é mais que a mentira.

Tainã obrigado por seu comentário denso de significado.

Edson Carmo

UN VOYAGEUR SANS PLACE disse...

Há um provérbio checo que é assim: " Mais vale uma mentira que consola do que uma verdade que machuca."
Creio que é um provérbio muito acertado, e inclusive pode ser encontrado em outras partes do mundo, em inúmeras variações, como no Irã por exemplo.
Que graça tem a verdade? A fantasia (seja ela de que tipo for) ela não vai contra os interesses da realidade. Muito pelo contrário, ela os favorece!
Um mundo onde a verdade estivesse em toda parte, partout, seria um mundo inviável.

Lumenamena disse...

A primeira evidência para a existência da verdade é vista na nossa consciência. A nossa consciência nos diz que o mundo deveria ser de “certa forma”, que algumas coisas são “certas” e algumas são “erradas". Ela nos ajuda a entender que há algo errado com o sofrimento, a fome, o estupro, a dor e o mal. Ela nos diz que o amor, a generosidade, a compaixão e a paz são coisas positivas pelas quais deveríamos nos esforçar.

Um bem haja,
Lumena

Edson Carmo disse...

Flor do Sul, agradeço sua participação!

A mentira é a palhaçada e não o palhaço! O palhaço faz rir, mas isso não quer dizer que ele esteja a sorrir. O mentiroso tem o poder de fazer com que seu alvo sinta-se bem, mas este bem nunca será bilateral – do contrário não existiria a culpa e a decepção. Eu posso dar um presente a alguém com o dinheiro de um roubo, este alguém ficará feliz, mas sua felicidade terá suas raízes no crime. Quero colocar assim: O que sai do fogo é fogo; o que sai da água é água; o que sai da mentira só pode ser uma mentira! E não há nada oculto que um dia não seja revelado!

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Lumena,

A síntese do que você abordou é o Amor. Parabéns, pois são belíssimas as suas palavras!

Edson Carmo

Reflexões disse...

Creio Flor do sul que o autor deste provérbio, no mínimo estava em uma profunda embriaguez ou muito drogado com alguma substancia alucinógena fortíssima - acho que um asno provavelmente teria, mas equilíbrio ao refletir sobre algo como a verdade e mentira do que este autor.
Em palavras simplórias a verdade é a realidade e a mentira o matrix onde os homens sempre querem estar assim como você estar.
A verdade é para quem quer andar as claras e a mentira é para quem quer andar as escuras
A verdade é um caminhar na vida, lúcido e a mentira são para os ébrios.
A verdade é para quem tem na vida ousadia e a mentira para os covardes
A verdade é para os que amam e a mentira para os que gostam e se apaixonam - se é que você me entende.
É assim que o livro da vida, o dicionário e O mestre Jesus definem.

Edson Carmo disse...

Rener,

Ótima abordagem!

Edson Carmo

Marcos Lima disse...

Crer na verdade é viver a vida, é crer que ela vala a pena, mesmo que os metirosos creem ao contrário, por isso tentam destruir a vida. Em João 10:10, a palavra de Deus nos fala que, o "pai da mentira" que é o Diabo, ele só vem para matar, roubar e destruir. E é isso que o diabo tem feito, desconstruir o que Deus fez, fazer com que oe homens deixem de crer na verdade absoluta e imutável de Deus. O Homem mentiroso só destrói, pois não acredita na veracidade da vida, vive uma relidade como que se estivesse sobe o efeito de um extase ou um transe permanente. O homem que crê na verdade vive a realidade de saber que precisa construir seus alicerces bem firmes, com tijolos resistentes... Como alguém que crê na mentira conseguiria isto?
Deus abenço a todos.

Edson Carmo disse...

Marcos,

Obrigado por sua participação.

Edson Carmo