
A palavra carnaval é de origem incerta, tem mais de uma versão. Para uns significa carnem levare, carnelevarium, carne vale (que significa "a carne se vai"), a véspera da quarta-feira de cinzas – hora em que começa a abstinência da carne na quaresma. Para outros a palavra carnaval não é mais que festa da carne.
Para mim não interessa o verdadeiro significado da palavra, eu posso vê o que o carnaval é na prática. Você também pode ver?!
A Teologia classifica o todo humano em três partes: corpo, alma e espírito. São três corpos, cada um com suas peculiaridades, necessidades e atributos. Por exemplo: o prazer pertence ao corpo(carne), a felicidade pertence a alma e, a alegria é pertencente ao espírito. O significado do carnaval hoje é basicamente: “a carne em festival”. Festival do latim = festivus = festa. Assim podemos dizer que carnaval é mesmo carne em festa.
Carnaval pode até dar prazer à carne, mas será que proporciona de fato felicidade e alegria para a alma e o espírito? Quem é mais importante, o corpo, a alma ou o espírito?
Eu gostaria que as pessoas gostassem – da mesma forma que gostam de carnaval – de almaval = alma em festa; de espiritoval = espírito em festa.
Certamente estas outras duas festas não promoveriam tanta prostituição, com suas doenças venéreas; tanto consumo de drogas, com suas dependências químicas; tanta violência, com seus graves ferimentos e até morte...
Boa parte dos brasileiros neste momento está colocando a carne em festival. E a carne é apenas nossa herança animal. Não se valoriza tanto a alma, o espírito, daí toda calamidade, toda agonia e angustia.
Minha prece é para que Deus nos ajude a transcender o animal, nos ajude a alcançar o espiritual para que nos tornemos mais humanos.
Edson Carmo