segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

APORIA


A palavra “Eu”, geralmente é usada como uma aporia, uma dificuldade lógica, porque a maioria das pessoas usa essa palavra, sem saber nem mesmo o seu sinônimo.

Quando perguntamos a uma pessoa, o que ela quer dizer quando utiliza a palavra “Eu”, geralmente ela aponta seu corpo, ou seu nome, ou sua função na sociedade, ou um conhecimento, uma crença que ela tem de si... – e a palavra “Eu”, tem como sinônimo, tão somente as palavras: bem e bom.

É assim que num ato de aporia, o ladrão diz ao seu comparsa: “Eu quero roubar aquela loja, e você vai me ajudar!”

Agora pense comigo, quem está falando? Será o bem? Será o bom? Será o “Eu”? Será que as pessoas quando tomam a palavra “Eu”, sabem do que estão falando?

Nitidamente as pessoas não sabem o que estão falando, daí o esforço dos mestres para que as pessoas conheçam a si mesmas. E conhecer a si mesmo, significa DESCONHECER o que se aprende como ego e o que se tornou como ego. Conhecer a si mesmo é: DESCOBRIR o bem, o bom e o belo que a gente É.

Então, que todos digam: “Eu sou bem, bom e belo.” Não digamos mais: “Eu sou ladrão, fofoqueiro, pobre, ruim, infeliz, feio...”, essas coisas são entidades, identidades impostoras, condicionamentos, enfermidades causadas pelo meio... Nós não somos isso.

Conhece a ti mesmo e negue isso que você tem chamado de “Eu”.

Edson Carmo

4 comentários:

Maxwel Quintão disse...

Uma maneira um tanto ou quanto optimista de ver as coisas!

jair machado rodrigues disse...

Meu bom amigo Edson, para mim é claro o que acabas de explicar, um post (pra variar) esclarecedor...então percebo o quanto sou influenciado pelo meio, pois nos meus momentos, digamos, de tristeza meu "eu" tende a me sobrepor, então me digo: infeliz, feio...mas graças a Deus e meu médico, estes momentos estão cada vez mais raros, mas é difícil, mas continuo tentanto, tentando viver meu bem e meu bom.
ps. Um imenso abraço e que Deus nos proteja sempre.

Edson Carmo disse...

Querido amigo Maxwel Quintão,

Sim, essa é a formula para ter o ser luminoso.

Grato pelo comentário!

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querido e bom amigo Jair Machado Rodrigues,

O Ego é a nossa identificação com as coisas materiais. Ego são todas as identidades da nossa matéria. Pode ser o nome; pode ser a imagem; pode ser o título... Observe, se alguém disser que nenhum Joventino presta, então isso não vai incomodar você. Mas se a mesma pessoa disser que nenhum Jair presta, então isso irá lhe ofender. Por que você se irrita quando alguém fala mal do nome Jair? É só um nome! Não é você! Mas você se ofende porque está identificado com ele, do contrário como tal ofensa poderia lhe atingir? Da mesma forma acontece com o corpo, com sua função, com a posição...

Coloque de lado o apego, a identificação, o ego. Você é o ser que está para alem disso; és bem, bom e belo. Quando você tomar consciência total de quem você é, será impossível alguém lhe ofender.

Grato pela sua necessária participação.

Abraços do amigo,

Edson Carmo