segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

É PRECISO TRANSCENDER TRÊS ESTÁGIO PARA SE TORNAR UM VERDADEIRO SER HUMANO

Vejo vidas “insignificantes” no meio dos homens. Vejo brigas pela comida, pelo poder(...) e até pelo sexo. Vejo vidas vazias, incompletas – pela metade. No meio da multidão de tudo se vê porque de tudo acontece. Ora, uma pessoa para ser plena como ser humano deve passar por três estágios até chegar no quatro. Os três primeiros são estágios animais do homem, só no quarto o homem se torna um verdadeiro ser humano.

Normalmente as pessoas ficam presas no mais baixo, o que constitui num crime contra a vida. O crime cometido é se desviar de ser o que se deve.

Falemos dos estágios:
O primeiro é a comida. Uma pessoa obcecada por comida está na categoria mais baixa de animal. Não come para viver, vive para comer. Essa é a possibilidade mais baixa. Aprendi na escola que a forma mais inferior de vida é a ameba. Ela apenas come e nada mais. A ameba não tem vida sexual, apenas vai comendo tudo o que pode – esse é exatamente o símbolo do homem inferior. A ameba não tem órgãos à não ser a boca. Ela vai comendo tudo o que estiver por perto, e vai digerindo, absorvendo com todo o seu corpo, que é apenas uma boca. Assim, ela vai se tornando cada vez maior, até chegar num ponto onde não pode mais crescer, e então se divide em duas sucessivamente. São muitas as pessoas que vivem nesse nível mais baixo.

O segundo é o poder. É o desejo de dominar as pessoas. Tem gente que se sente muito inferior em seu íntimo: quer mostrar ao mundo que é alguém, que pode dominar, que pode colocar as pessoas sob seu comando. Esta é a pessoa obcecada pelo EGO. Ela pode seguir qualquer direção: se for o dinheiro, irá acumulando dinheiro, que se torna o símbolo do poder. Se for para a política, não ficará satisfeita até ter alcançado o fim – e não há nada lá. Ela aprende somente uma arte: como ir subindo cada vez mais alto. E chega um momento em que não há mais para onde subir... Então, há uma grande frustração. Vendo alguns documentários na tv, aprendemos que entre os animais sempre há o "manda-chuva". Se for um grupo de macacos, existirá um que é o chefe, enquanto o resto do grupo vai atrás dele. É o líder, o que domina. O mesmo acontece com os tigres e muitos outros animais. Dominar os outros, tentar subjugar alguém é um instinto bem animal. O verdadeiro ser humano tenta conquistar a si mesmo, não os outros. O verdadeiro ser humano ama a sua liberdade e a dos outros também.

O terceiro é o sexo. O sexo é melhor do que a comida e o poder, porque tem a qualidade um pouco mais alta, a de compartilhar. O sexo tem algo mais alto. Na comida, você simplesmente absorve; não compartilha. Na dominação, você destrói, não cria. O sexo é a possibilidade mais alta no plano mais baixo: você compartilha sua energia e se torna criativo.

Sendo assim, os três primeiros estágios são animais. Mas há o quarto estágio. O quarto estágio é do coração. É o do amor. Esta é a ponte! Tente compreender isso tão profundamente quanto possível: Abaixo do coração o homem é animal; acima do coração, torna-se divino. Somente no coração o homem é humano. Somente o homem que pode amar, que pode orar, chorar, rir, compartilhar, sentir compaixão... pode ser chamado de SER HUMANO.

Edson Carmo

Nenhum comentário: