segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

SOBRE PERGUNTA E RESPOSTA




“Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas”

Luís Fernando Veríssimo

Olha que legal dá para postar algo relacionado.

Manu Weyne

É interessante saber que a palavra resposta está relacionada à palavra responsabilidade – é por isso que o que sucede a uma pergunta pode não ter responsabilidade alguma e ser apenas uma reação.

Lembre-se, a ação é a verdadeira resposta, ela é sempre essencial. Mas a reação é apenas uma atividade, um não poder se aquietar. O corpo tem sede e a resposta é o ato de beber água. Uma pessoa não tem fome, nem sede, mas está fumando um cigarro, tomando um cafezinho. Isso não é uma ação, e sim uma reação a muita tensão.

Quando se pergunta, uma coisa deve-se examinar, se a pergunta é certa. Porque uma pergunta errada trará fatalmente uma resposta errada.

Quanto ao texto do Luís Fernando Veríssimo, o fenômeno que ele aponta é muito simples, é a mesma coisa que dizer: “quando a gente consegue encontrar lógica para responder as perguntas de ontem, o hoje já nos trouxe novos questionamentos, novas indagações”.

Ora, não se pode pisar na mesma água do rio duas vezes - nem mesmo uma só vez! A vida é um fluxo, tudo se modifica em cada unidade indivisível de tempo.

Edson Carmo

Um comentário:

Unknown disse...

O mesmo que eu penso..
Adorei o texto que você escreveu :)