sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

SUA MENTE NÃO É VOCÊ

Minha abordagem, meu trabalho é fazer com que as pessoas percebam que há uma diferença entre o que acreditamos Ser e o que realmente Somos. Foi Deus Quem lhe criou, mas você acredita que é o personagem criado por sua mente, uma mente que nem mesmo é natural.

Tente entender isso profundamente: Seu cérebro foi criado por Deus. Seu cérebro é parte do seu corpo, mas sua mente é criada pela sociedade na qual você vive. Ela é criada pela religião, pela cultura, pela escola, pela mídia... É por isso que existe a mente religiosa, a mente comunista, a mente ateísta...

Cérebros são naturais, mas as mentes são fenômenos criados pelos homens, pelas sociedades. Se você nasce em uma sociedade ateísta, então você é um ateu. Se você nasce no Brasil, então naturalmente você é brasileiro e obviamente fala o português. Onde está sua individualidade? Onde está sua originalidade? Sua soberania?

Lembre-se: O cérebro é parte do seu corpo, mas a mente não nasceu com você, não é parte de você. Foram outras pessoas que a fizeram para você e instalaram em você. Ela não é você, ela nem mesmo lhe pertence; e tudo que a mente lhe oferece é emprestado.

Os sistemas, as pessoas que investiram em seus próprios interesses, não querem que você descubra que você não é a sua mente. Todo o esforço delas tem sido mantê-lo identificado com a mente para que eles possam manipular você. Você está sendo enganado de uma maneira tão sutil! Por isso não se esqueça: os manipuladores de sua mente estão do lado de fora, eles não são você e nem estão dentro de você. Você é aquele que pode observar tudo isso – acorde para ver.

Edson Carmo

2 comentários:

Anônimo disse...

Certo q nossa mentes são manipuladas pela sociedade, no entanto somos observadores dessa realidade e podemos mudar essa situação. Já que nossas mentes são formadas pelo mundo.Mas somos capazes de analisar a vida de uma maneira individual e introspectiva. Será q só queremos fazer parde de um todo e mentir p/ si q somos distintos? Nossas mentes, nosso espirito... Pôxa! O q somos se não mentes em corpos . Existimos!

Edson Carmo disse...

Anônimo,

Primeiro é preciso entender que a mente não é o corpo – ela não é o homem! O que a mente é? A mente é o cumulativo de condicionamentos, treinamentos, conhecimentos... – ela é a memória. O que é a mente se não a cultura, o costume,..., o rudimento do meio em que o homem vive? Assim, não é a mente que é manipulada, e sim, a manipuladora. Não esqueça: “A mente é a filha da ‘sociedade’”. Quanto a afirmação de que o homem é observador, eu questiono com uma pergunta: será? Será que o homem é mesmo um observador deste fenômeno chamado mente? Será que ele não pensa que é a própria mente? Ora, olhe para a esmagadora maioria das pessoas, elas estão reagindo por meio de uma espécie de sonambulismo! Dormindo, um sonâmbulo faz tudo de olhos abertos: abre geladeira, come, bebe, anda e deita novamente – mas quem disse que ele observou o que fez? Assim, do mesmo jeito, quantas coisas durante o dia o homem pode dizer que fez? E quantas ele não percebeu? Coloque na balança e você perceberá que a inconsciência é maior que a consciência – é triste, mas é a realidade.

Edson Carmo