quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A DOR NÃO É A DOENÇA


Dor todo mundo sente, mas a dor não é a doença, doença é a reação que se tem ao sentir a dor. Dor no máximo é a indicativa de que alguma coisa está errada no organismo e tem de ser tratado. Por isso eu digo que a dor não é inimiga, mas amiga! Mas para alguns uma pequena dor de cabeça é justificativa suficiente para passar o dia todo deitado, sem fazer absolutamente nada. Já outros com dor de cabeça proporcionalmente maior, trabalham o dia todo, produzem, criam – como se à sua cabeça não estivesse acontecendo nada. Aí eu pergunto, quem está doente?! As pessoas do primeiro caso ou as do segundo?

Edson Carmo

4 comentários:

Tainã Steinmetz disse...

Não mata, ensina a viver.

Edson Carmo disse...

É isso Tainã!

Grato por sua participação,

Edson Carmo

Débora Camargos disse...

Me desculpe, meu amigo! Mas pela primeira vez entramos num impasse. Mas impasse do bem...Rsrsrsrs
Acredito que a dor, sim, é um alerta. Mas daí trabalhar e produzir, não concordo! Tenho por vários anos(acho até que nasci com ela) uma enxaqueca da moléstia. Bom, na verdade, eu sei o que me leva a sentir dor de cabeça. Alimentação errada. Mas isso não vem ao caso. O problema é: Deito mesmo. Não dou conta! Não consigo! Vomito. Arg! Fico zaroia! Me acabo mesmo! Não dá para produzir nada. Sinto muito! Me perdoe! Obrigada!

Edson Carmo disse...

Querida Débora,

Você não precisa pedir desculpa se a dor é maior que você; se ela vai além dos limiares originalmente estabelecidos. Essa é a sua reação, a sua escolha, o seu direito... e ninguém deve ou tem autoridade para se intrometer. Continuemos harmoniosamente amigos e obrigado por sua abituê sinceridade.

Edson Carmo