sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ROUBAR É O ÚNICO PECADO?


"Existe apenas um pecado, um só.
E esse pecado é roubar..."

O caçador de pipas - Khaled Hosseini

O roubo é apenas a materialização, a manifestação do pecado. Roubo é uma reação, não uma ação! Ora, para que pudéssemos ver a árvore, muitos dias foram precisos que ela estivesse em travas, escondida sem que ninguém a pudesse contemplá-la (...).

Olhe para uma árvore, ela é aquilo que você vê? O que você vê é todo o tamanho dela? É claro que não, suas raízes que estão nas trevas, no solo, são proporcionais ao que está revelado. E são as raízes quem a alimenta. O roubo tem suas raízes: o ego, a cobiça, o desejo... Esses são os verdadeiros pecados.

Edson Carmo

16 comentários:

Lumenamena disse...

Quando olho uma árvore, ela não é somente aquilo que vejo. Por outro lado, se a olho superficialmente, estou a ver o que me é revelado, mas a solução é fornecer o alimento correcto à raiz e deixar a natureza me cuidar de todo o processo à sua maneira, própria e eficiente.
Grande parte do nosso tempo passamo-lo mais a cuidar do que vemos, a árvore, e isso não é correcto. A raiz está sempre existente para fornece-nos todo o "alimento" necessário.

Um Bem Haja,
Lumena

Edson Carmo disse...

Perfeito Lumena!

Se quero uma linda rosa tenho que cuidar da roseira. Se não quero, a abandono. Nada sobrevive, nada dura sem atenção e cuidado.

Um bem haja querida!

Edson Carmo

lis disse...

Interessante isso, nós vemos as folhas ,os frutos , admiramos aquela árvore sequer lembramos que depende do que está escondido pra que ela cresça assim forte e bonita. Assim é nossa vida, nos apresentamos bem vestidos ou nao , somos admirados ou nao ,o essencial é que raizes alimenta o nosso coração.
Obrigada pela visita .

Edson Carmo disse...

Lis,

Tens razão, do coração do homem procede suas bondades ou suas maldades. Do coração do homem procede todas estas coisas.

Obrigado por sua participação tão necessária.

Edson Carmo

Tereza Ferraz disse...

Edson!
Belo texto.
E a resposta:Do coração do homem procede todas estas coisas.
E nele o que Somos.
Abraço.
um belo final de semana

J Araújo disse...

Quando conteplo uma árvore ali sinto que há vida. Tem uma história. E nós, pensando bem, somos cada um representantes de uma árvore, precisamos produzir bons frutos.

Abraço

Marcello de Oliveira disse...

SHALOM!

1. Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto DELE sobre ti.

Medite no Salmo 36.8,9

Nele, Pr Marcello

P.s>> Visite:

http://davarelohim.blogspot.com/

e veja o texto:

A videira

Osvaldo disse...

Caro Edson;

Gosto deste tipo de temas, que por vezes não são bem compreendidos, mas que deixam sempre marcas para que as pessoas reflitam...

Roubar é pecado ou não, depende da situação em que o pseudo ladrão se viu obrigado a furtar... Numa situação em que a ocasião o obrigou a praticar o furto para salvar sua familia de uma desesperante situação de fome e num momento em que todas as portas se fechavam,... não vejo aí um pecado.
Em quase todas as outras situações,... sim, considero pecado.

Um abraço, caro Edson.
Osvaldo

Edson Carmo disse...

Tereza, muito obrigado por sua preciosa participação e, um maravilhoso final de semana para você também!

Abraços,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

J. Araujo,

Você tem razão, somos comparados como árvores e temos de dar bons frutos.

Obrigado!

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

MARCELLO, SHALOM!

Também é uma alegria conhecer seu blog. Que o Eterno continue te abençoando perpetuamente. Li o Salmo; visitei seu blog; deixei um comentário na postagem indicada e estou segundo.

Obrigado por sua visita e volte sempre.

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Caríssimo Osvaldo,

Somos de uma mesma compreensão, a de que o pecado não é uma ação, mas sim uma intenção.

Obrigado por sua visitação e colocação! És bem vindo, volte sempre.

Edson Carmo

Unknown disse...

Olá Edson

Pecado? Que é isso? O comportamento dos homens deve ser analisado e, se ilegal, criminoso, difamatório e outros, punido pelas entidades que o podem e devem fazer: em primeiro lugar os tribunais.

Isso, sim, isso aceito. Agora - pecado... Não gosto do termo, não o entendo a não ser como sinónimo de falta.

Foi através do Osvaldo que aqui cheguei. E gostei. Espero que me retribuas a visita e a minha inscrição como teu seguidor... Fico à tua espera lá na Minha Travessa.

Abs

Edson Carmo disse...

Henrique que prazer tê-lo aqui!

O pecado está relacionado ao EGO, e não ao SER original. Deus não nos criou pecadores. Se estivéssemos originais não teríamos pecado algum. Nenhum animal é pecador, nenhuma árvore, nenhum peixe é pecador.

Todos os pecados vêm da mente conhecedora do bem e do mal, vem do EGO o qual nos transformamos. Pecado significa esquecimento: esquecer do SER original. Pecar é fazer algo sem estar presente. A raiz hebraica da palavra pecado significa faltar. Faltar significa fazer algo sem estar presente – este é o único pecado.

O EGO é um ator, um personagem, ele não é a nossa REALIDADE.

Já estou seguindo todos os seus blogs. Obrigado por seu comentário... e volte sempre!

Edson Carmo

Anônimo disse...

31 de março
"... o único pecado é o roubo, os demais são variações deste..."
Interessante observação extraída do livro "O Caçador de pipas", onde o pai de Amir explicava a ele seu posicionamento quanto ao pecado.
Trazendo isso para a vida real, poderiamos concordar plenamente com ele, o único pecado é o roubo. Sendo assim, tudo seria mesmo essa variação:
Alguem que derruba uma árvore está roubando do seu próprio filho a sombra que ela lhe proporcionaria no futuro.
Uma pessoa que joga lixo na rua, está roubando das outras pessoas a tranquilidade e até mesmo seu lar, pois o lixo vai comprometer o escoamento das águas da chuva, promovendo díluvios como os que temos presenciado, a água vai invadir as casas e vai roubar dessas pessoas o direito de morar em um lar.
Uma empresa que joga seus resíduos nos rios está roubando do pescador o direito de pescar um peixe, está roubando de si mesmo o direito de beber água pura, está roubando das crianças o direito de saber o que é nadar em um rio limpo e livre dessa sujeira toda que temos hoje em dia....
Empresas desleais que corrompem prefeituras de cidades pequenas e grandes também(é aí que queria chegar), estão roubando da população o direito de ter um serviço de assistencia social, de saúde e com qualidade, estão roubando o direito dessa população ter saneamento básico, asfalto, segurança e principalmente roubando das crianças o direito a uma educação com todo verdadeiro sentido que esta palavra possa representar.

Edson Carmo disse...

Anônimo,

Belo comentário - obrigado!

Edson Carmo