quinta-feira, 10 de março de 2011

A DIFERENÇA ENTRE A ALEGRIA E O MOMENTO ALEGRE


Cada pessoa pode alegrar-se por duas vias. Há a alegria, e há o reflexo da alegria. A alegria-reflexo, é aquela que é percebida através de algo que funciona como um espelho. A alegria autentica, é aquela que só pode ser percebida diretamente, ela não é possível por meio de intermediários. Esses são dois níveis diferentes: um é o nível superior, e o outro é o nível inferior.

No nível mais baixo, a alegria é dependente. No nível mais alto, a alegria é independente. No nível mais baixo, o ser goza alegria ao ver seu reflexo no espelho, que nada mais é que seu relacionamento com os outros. No nível mais alto, o ser goza alegria ao estar consigo mesmo. Por esse motivo, no nível inferior a alegria acontece num momento. Mas no nível superior ela é permanente.

Para sentir alegria permanente, temos que encontrar o ser. E como podemos encontrá-lo? Bem, através das outras pessoas, encontramos apenas o seu reflexo. Mas através da auto-inquirição, podemos encontrá-lo e saber como ele é. O ser é pura alegria! Assim, quando a alegria depende dos outros, ela é passageira – porque ninguém pode estar conosco a vida inteira; ninguém fica em frente de um espelho a vida inteira. Quando a alegria é oriunda do encontro direto com o ser, então ela é permanente, porque ele está sempre conosco. Saber disso é uma questão de descoberta, então descubra isso, a alegria será a conseqüência perene.

Edson Carmo

6 comentários:

Marlon disse...

Parabéns, muito bom teu blog. Já "tô" seguindo.
Abraços

Marlon - blog a cada manhã

Edson Carmo disse...

Querido amigo Marlon,

Grato pelo comentário. Visitei o seu blog e gostei - tô seguindo!

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Wanderley Elian Lima disse...

Só nos conhecemos, quando nos permitimos ficarmos, apenas juntos de nós mesmos.
Abraço

Edson Carmo disse...

É isso meu amigo Wanderley, as outras pessoas só nos dão o reflexo.

Grato pelo comentário.

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Luana disse...

Boa noite, meu amigo!

Que texto maravilhoso,falou direto ao meu coração.

Tudo de bom pra vc.

Edson Carmo disse...

Boa noite minha boa amiga Luana!

Grato pelo depoimento.

Tudo de bom para você também. Aceite um abraço do amigo,

Edson Carmo