terça-feira, 24 de novembro de 2009

O VALE E O PICO DA MONTANHA


A tristeza assemelha-se ao vale e a alegria ao pico da montanha. A alegria parece muito difícil de ser alcançada, mas não o é. Na realidade a alegria não necessita de esforço algum, simplesmente porque ela é o nosso estado natural. A tristeza sim, esta necessita de um esforço para ser alcançada. Veja, as pessoas estão fazendo de tudo para serem tristes, estão fazendo de tudo para abandonar o original: a alegria. O natural, o simples nunca têm valor, por isso o homem luta incansavelmente pelo que há de mais complexo. Lembre-se, a alegria é natural, a tristeza anti-natural, tudo que o homem está tentando fazer não é nada simples, daí toda sua tristeza.

Edson Carmo

13 comentários:

Lumenamena disse...

A tristeza e a alegria caminham juntos. Há que saber separá-los.

Para vencer a tristeza, coloquemos um sorriso no rosto de ponta a ponta, respiremos como se estivéssemos diante da vista mais deslumbrante que já tenhamos visto na vida, imaginemos também que estamos a ouvir uma música que, só de pensar, já sente logo vontade de dançar.

Um Grande Abraço,
Lumena

Edson Carmo disse...

Lumena,

Acredito assim: nosso treinamento, nosso condicionamento instala tudo em nós. Então quando somos estimulados, o que está em nós manifesta-se. Então o que fazer? Através da meditação identificamos o que tem de ser removido – e tudo pode ser removido. Numa linguagem cristã, tudo o que não é bom pode e deve ser destruido, até que morra o homem do primeiro nascimento e nasça o homem novo. Isso também pode ser chamado de iluminação Crística.

No princípio que mal há em ficar triste? Por que forçar o rosto a hipocrisia? Se a tristeza ainda está em nós, então devemos trazê-la a luz. Chegará um dia que não haverá tristeza alguma. Não haverá polaridades, o caminho do centramento foi alcançado. Neste momento não se poderá amar ou não-amar, o homem passou a ser amor.

Ósculo,

Edson Carmo

Lumenamena disse...

Sim, com a meditação identificamos o que tem de ser removido.
Mas, no fundo, a condição humana é muitas vezes tão triste. Superficialmente, tudo pode parecer bem, é só escavar, e lá está a tristeza nas profundezas, onde não se vê, só se sente.
A alegria realmente existe, mas não será encontrada em coisas do reino físico. Talvez a alegria prevaleça durante momentos passageiros, mas a verdadeira alegria vem acompanhada de contentamento e paz que só podem vir das profundezas da alma.

Um Abraço,
Lumena

Edson Carmo disse...

Lumena,

O normal não é nascer como uma doença. Nosso estado original é saúde. O problema é que psicologicamente nos tornamos doentes e, aquilo que temos chamado de alegria é apenas uma anestesia. Quantos de fato conhecem a alegria. Quando uma criança está com fome, ela chora, mas isso não quer dizer que ela esteja triste, porque logo que ela se alimentar o choro vai acalentar. A fome é um estado do corpo, não um estado do espírito. O corpo precisa viajar? É certo que não, mas muitas pessoas estão tristes por não terem feito aquela viagem que tanto queriam. Isso se torna uma memória psicológica, uma revolta, uma doença... E esse fenômeno é psicológico, e não biológico. Alguém se machuca, surge a dor. A dor não é a tristeza; a tristeza é o sofrimento que é colocado sobre a dor. A tristeza de não poder fazer isso, aquilo; a revolta de saber que vai ficar com uma cicatriz.

No momento que houver contentamento como existirá a tristeza?

Beijão,

Edson Carmo

Lumenamena disse...

Edson Carmo,

Se estivermos na trilha certa para obtermos a nossa própria satisfação, é claro que não existirá tristeza.

Perfeito seu raciocínio!

Abraços,
Lumena

Edson Carmo disse...

Querida Lumena,

Então chegamos a uma conclusão: “na satisfação não há insatisfação, portanto também não há sofrimento nem tristeza.

Abraços vivos,
Edson Carmo

Lih disse...

Pois é ....srsrs
então acho que ando me esforçando muito ...

Um forte abraço !!

Lih disse...

mais tenho fé que logo logo essa tristeza vai estar de mudança ...rsrs

Edson Carmo disse...

Querida Lih,

O esforço é a própria barreira. O relaxamento é transcendental. Onde pode estar a alegria, senão dentro de você. Qual o momento que ela pode ser encontrada, senão na hora em que você decidir. O lugar e o momento da alegria é o aqui e agora que existe dentro de você. Portanto abandone as lembranças, o passado. Não pense no futuro. Olhe para o seu presente com todo seu amor. Você sentirá logo a diferença.

Se quiser conversar, fale no meu e-mail: edsonantonioferreira@gmail.com

Um beijão no teu coração,

Edson Carmo

busquesantidade disse...

Dá uma espiadinha no meu escrito sobre a felicidade, a alegria. "A felicidade não está em minhas pernas", história da vida real. Interessante! Passa lá! Forte abraço fraterno. Lourdes Dias.

Edson Carmo disse...

Ok Lourdes, vou conferir.

Comento lá! Obrigado.

Edson Carmo

Eduardo Medeiros disse...

Olá Edson, tudo bem?

É verdade que somos mesmos condicionados em vários aspectos. Até mesmo em sofrer. Conheci algumas pessoas que pareciam estar sempre em sofrimento, como se o sofrimento fosse o alvo maior da vida cristã a ser buscado.

Mas realmente não nascemos doentes. Não nascemos tristes. Até mesmo as tristezas e alegrias podem ser condicionadas não é?

Um flamenguista fanático sofre muito por uma derrota do flamengo, já para mim, que adoro futebol mas não torço para time nenhum, é indiferente. Ganha quem jogar melhor e ponto.

Mas é inevitável a dor e o sofrimento, mas como é bom pensar e saber que nosso estado original é a alegria!!!

Grande abraço, amigo

Edson Carmo disse...

Estou ótimo, meu querido amigo Eduardo!

Pensar é intelectual, saber é existencial e experiencial. Quando ficamos sabendo que a alegria é nosso estado original, então voltamos à fonte, ao Éden de Deus.

Obrigado por sua colaboração!

Um abraço de alma.

Edson Carmo