sábado, 12 de março de 2011

A VIDA E SEUS CONTEÚDOS


A maioria das pessoas define-se pelo conteúdo de sua vida, e não pela sua própria vida – a essência –, o que elas realmente são. O que é o conteúdo? Conteúdo é tudo aquilo que podemos observar em nós e até fora de nós. Então, nosso sentimento é conteúdo, nosso pensamento é conteúdo, nosso conhecimento é conteúdo, nossa casa, nosso emprego, nossa posição social... Tudo isso é o conteúdo das nossas vidas.

Se o meu sentimento é ruim, não é correto eu dizer que a vida é ruim. Se o meu pensamento é pessimista, então não é correto que eu diga, que a vida é péssima. Se eu tenho pouco conhecimento, não é correto que eu diga: “eu sou burro”. Todas essas coisas não são eu, são conteúdos – o que podem ser perfeitamente alterados!

Observe: baseado no conteúdo as pessoas dizem: “minha vida não presta.” Que vida é essa da qual elas estão falando? Com certeza não é a vida do ser, mas a vida do ter. Ora, o que você tem não pode ser você! Porque o que você tem, pode ser abandonado. Então abandone os maus sentimentos, os maus pensamentos; abandone os objetos que não prestam mais... Quando temos algo que não presta, então a melhor coisa a fazer é abandoná-lo. Para que ficar com algo que não funciona?!

Se você quer algo novo, então plante o que você quer de novo em sua vida. Aquilo que pensamos que a vida não está dando a nós é isso que não estamos dando a ela. Lembre-se: o plantar é o que determina o colher. A vida é sempre bela, o conteúdo pode ser também – depende de cada um de nós. Portanto, plantemos sorrisos ao invés de murmuração. Plantemos amor ao invés de rancor. Plantemos paz ao invés de conflito... Veremos que nosso conteúdo de vida pode ser infinitamente melhor.

Edson Carmo

8 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

O pior ´e que o conteúdo pode ser alterado, e muitos não fazem nada para isso acontecer.
Abraço

Edson Carmo disse...

Verdade, meu amigo Wanderley! O que é uma pena.

Grato por seu comentário e um ótimo final de semana para você.

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Regina disse...

Querido amigo , você é muito "Especial" é daqueles filhos de Deus iluminado, lindo´o conteúdo desta postagem,e digo amei seu comentário no meu blog.
Você foi num ponto fundamental em relação ao silêncio,["Remover os pensamentos que não permite a percepção do silêncio] mas, como é difícil,sabe acho o silêncio as vezes a melhor resposta, me aperfeiço para expressar o que falo, mas as vezes a minha opção é o silêncio.
Obrigada por ser este lindo amigo, que Deus sempre o abençoe juntamente de sua família.

Edson Carmo disse...

Minha querida amiga Regina,

Que bom que você gostou... Fico mais feliz em saber que para você estou sendo útil.

Grato pelo lindo depoimento, pelo seu apoio, incentivo e amizade.

Um abraço do amigo,

Edson Carmo

Luciana Furquim disse...

Boa noite ,meu bom amigo!!!

O segredo está em acreditar que somos capazes de alcançar as nossas metas,deixar de lado o pessimismo,'as vaias do pessoal do contra'(rsrs)e seguir em frente,com muita fé em Deus.Enfim,procurar sempre o melhor caminho para seguir,aquele que nos traz paz,amor alegria.

Amei o seu texto!!!lindo,lindo,lindo.Oxalá todas as pessoas que estão necessitando,pudessem ler tal preciosidade.(E COLOCASSEM EM PRÁTICA O ENSINAMENTO AQUI DADO,COM CERTEZA TERIAM SUAS VIDAS MUDADAS POR COMPLETO.)


Uma ótima noite pra vc!!!

Edson Carmo disse...

Minha querida e boa amiga Luana,

Bom dia!!!

O medo não existe na certeza. O medo existe na incerteza. Não existe medo na certeza absoluta de você vai conseguir, nem na certeza absoluta de que você não vai conseguir. O medo existe na possibilidade de conseguir ou não.

Amei o seu comentário, é húmus, nutriente, vitamina... para o meu escrever.

Grato por tudo, deixo-lhe um abraço.

Edson Carmo

Anônimo disse...

Ao plantar temos que ter a paciência do tempo fazer seu trabalho de florir esse plantio a ser colhido, afinal, nada foi feito do dia para a noite!!

=)
bju gde
Nâna

Edson Carmo disse...

Querida Nâna,

A paciência é uma virtude sobre o incômodo. Etimologicamente, paciência está relacionado a paixão, sofrimento. Paciência é esperar, e esperar tem um preço, o preço de estar na fila, agüentar a lentidão com que as coisas acontecem... Bom! Resumidamente, paciência é justamente aceitar o desagradável, com bom humor.

Está no Evangelho de Jesus Cristo: “A terra produz por si, primeiro a planta, depois a espiga,
por fim o trigo maduro na espiga.” (Mc 4: 28)

Estou grato por seu comentário.

=)
Beijo grande do amigo,

Edson Carmo