sexta-feira, 3 de outubro de 2008

CIÚME NÃO É AMOR!


O ciúme não é amor. Amor é saúde, ciúme é doença, uma doença oriunda do estado de vulnerabilidade e de insegurança da alma. O ciúme é um dos mais básicos condicionamentos dos casais. É uma triste herança, um aprendizado que passa de pais para filhos, de geração para geração. O ciúme é uma erva daninha cultivada – e só existe por causa disso. Como o ciúme existiria se não fosse adubado, regado?

Entenda: o ciúme é o sentimento que vem da idéia de que o possuído está prestes a fugir da gaiola do possuidor para uma outra gaiola. Ele é o efeito colateral vindo da certeza de que não se é suficiente para a pessoa amada. Se você é ciumento, ciumenta, é porque desconfia que ainda não é suficiente para a pessoa amada. Se você é ciumento, é porque vê em si um vazio, uma deficiência, uma feiúra... você vê muitas falhas e defeitos em você, o que lhe traz o medo de que ao ser comparado, comparada com outro ou com outra, você fique em desvantagem.

Enfim, se você tem ciúmes, é porque tem a mais plena certeza de que o objeto do seu amor ainda não é seu ou sua.


Edson Carmo

7 comentários:

Unknown disse...

Olha,concordo plenamente!!!mas o q dizer das pessoas q dizem q precisam do ciúme por parte da pessoa amada pra se sentirem amadas??

Edson Carmo disse...

Priscila,

Trata-se da outra parte do mesmo fenômeno. Na verdade, esse é o outro aspecto da mesma moeda. Ora tais pessoas precisam saber se são valorizadas, se fazem falta, se são queridas... Essas pessoas tem Ego gordo, são egocêntricas, não podem imaginar que seus amantes ou suas amantes podem viver sem elas. Tudo é ciúme. Tudo é insegurança. Tudo é medo...

Edson Carmo

Ah, obrigado por seu brilhante comentário. Valeu mesmo! Biejo.

Livito disse...

Man, concordo. E ainda acrescento.
O ciúme é uma doença do amor e os amantes precisam converter toda energia desperdiçada com essa bobagem em algo criativo, porque o amor é criativo. O ciúme é destrutivo... Somos humanos e essa é uma das nossas maiores falhas...

Na verdade acredito que se alguém ama só o fato de amar já é garantia suficiente para saber que você jamais vai ser trocado por outra pessoa.

Edson Carmo disse...

Liviozito,

Muito boa a sua colocação. Como defende Domênico de Masi, "até o ócio tem que ser criativo", uma criatividade para o bem.

Edson Carmo

Anônimo disse...

as coisas do amor é um misterio porque, muitas das vezes quando o ciume não se manifesta se torna um motivo de muitas duvidas .

Edson Carmo disse...

Samara,

As coisas do amor não são misteriosas, pelo contrário, elas são sempre muito bem definidas. O amor só quer libertar, cuidar, perdoar, ajudar... O amor quer sempre fazer o bem.

O amor não quer possuir ninguém, ele não quer tirar a liberdade. O amor não é possessivo, nem depressivo. Quando o ciúme se manifesta, com ele vem a certeza de que não existe amor.

O que faz o ciúme? O que faz o amor?

O ciúme desconfia O amor confia
O ciúme é agressivo O amor é manso
O ciúme prende O amor liberta
O ciúme julga O amor ajuda

(...)

São tantas diferença, na verdade amor e ciúme são duas coisas completamente distintas.

Obrigado por sua participação.

Edson Carmo

Anônimo disse...

Tenho uma pergunta... mas antes vo contar minha história...Eu gostava d um menino mas,ele n me valorizava...ai começei uma amizade com outro menino que começou a gostar de mim e odiar o outro por que ele não me valorizava.Então uma ''amiga'' começou a nos juntar,mas eramos muito timidos e n conseguiamos ter nem 1min de conversa,ai ele começou a gostar da minha ''amiga'' estando namorando comigo...então terminei com ele mas ele ja ia terminar comigo pra ficar com ela... ai terminei e continuei amando ele... Eles ficaram juntos 6 mezes ai terminaram por que o que ele sentiu por mim n tinha morrido e nem em mim,ai começamos a namorar denovo e ela não gostou nem um pouco disso...vamos fazer 4mezes em 23-04...e ele resolveu voltar a falar com ela...Eu apoiei desde o inicioate por que nunca é bom ter inimizades.E eu confio nele mas,não confio nela...por que ela ainda gosta dele e não quer só a amizade dele e ela é do tipo baixa que gosta de barraco e é capaz de agarrar ele 0.0 isso me deixa insegura e com raiva dela...deve ser ciumes...Oq faço pra que esse ciume Morra de vez?