sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A VERDADE


A verdade é algo a ser experimentado, ela não pode ser colocada em letras ou palavras: a verdade é una, a linguagem é dual. Letras, palavras em combinação fazem uma língua, mas a verdade não é uma língua de letras e palavras; ela é experiência. A verdade é única. O uno não pode ser colocado em qualquer linguagem, porque a linguagem depende de dualidade. Se você disser: “Estava olhando para o céu no começo da noite”, haverá o fim do dia. Ora, se o dia se mistura com a noite e a noite se mistura com o dia, o que a linguagem pode fazer quanto a isso? A linguagem depende de dualidade: o fim da noite significa o começo do dia! Mas uma pessoa que está olhando para o céu vê ambos, dia e noite, noite e dia juntos, se dissolvendo um no outro. A verdade é dualidade em unidade (...).

O fluxo da vida é um movimento contínuo, não cabe em nenhuma fotografia. A fotografia é estática a vida está em movimento. Por que os livros precisam constantemente de revisão? Porque a vida está continuamente em ação – em uma constante mutação. Você pode pisar na mesma água de um rio duas vezes? É certo que não, mas o homem formula conhecimento sobre ela, como se ela estivesse parada, morta. Ora, o conhecimento é morto a água do rio é viva; o que o conhecimento dirá sobre ela quando ela si dissolver na vastidão do oceano?

Não se engane! A verdade não é uma informação. O Senhor Jesus disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. O conhecimento só é autentico quando alcançado existencialmente, quando experimentado. Por exemplo, você pode coletar muita informação sobre amor sem jamais ter amado. As bibliotecas estão cheias de livros sobre o tema AMOR – mas “sobre” amor não é amor, “sobre” verdade não é verdade. Você pode ver, conhecer teorias sobre o amor; pode concluir sobre a natureza do amor, mas, se você não amar, qual a libertação deste conhecimento? O que você ganha com ele? O que você encontrará por meio dele? Não se engane, o conhecimento que não vem de uma experiência, não passa de informação. Você estuda tudo sobre amor, mas amar significa se deparar com o imprevisível, porque interagir com uma pessoa viva é penetrar no desconhecido. Ninguém sabe o que acontecerá no próximo momento.

Edson Carmo

Nenhum comentário: