quinta-feira, 16 de outubro de 2008

QUANDO A CONSCIÊNCIA ENXERGA A INCONSCIÊNCIA


Quando você for jogar algo para fora, lembre-se que você também terá de jogar o que está fora para dentro – essa é a lei da respiração. Nos irritamos em ver a loucura do mundo e na verdade as pessoas não só estão loucas, elas também estão em um tipo profundo de sonambulismo, elas estão fazendo as coisas sem consciência alguma, daí a causa de todos os sofrimentos da humanidade.

Se você abrir os olhos, ficará desperto e daí então terá de contemplar toda a miséria dos assim chamados “ricos” e “pobres” – na verdade sem enxergar, ambos são mendigos e miseráveis. Você que enxerga, não se entristeça! O leão não está triste por não saber voar; a águia não está triste por não saber nadar; o morcego não está triste por não saber enxergar... Todos estão harmonizados com suas limitações. Você não pode mudar o mundo diretamente, mas pode ser um fator transformador, nele, se realmente estiver transformado. E nunca esqueça disto: As pessoas são apenas nomes, o mundo é apenas um nome, assim como a floresta. Ora, não existe “as pessoas”, nem as “florestas”... Como você pode tocar a floresta? O que você pode tocar é apenas a árvore, não a floresta. Você pode tocar o indivíduo não “às pessoas” – Esta é a realidade.

Não seja como as pessoas superficiais, seja centrado. Nada pode tocar o seu ser mais profundo, assim como os ventos e a lua não podem tocar a profundeza do mar.

Edson Carmo

Nenhum comentário: